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Mercado de Trabalho

Pensamento computacional: a habilidade para o futuro do trabalho

Pensamento computacional: a habilidade para o futuro do trabalho

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O que é pensamento computacional 

O pensamento computacional é uma habilidade que envolve a aplicação de aspectos da computação em diferentes áreas da vida – de forma crítica, estratégica e criativa.

Diferentemente do que o nome sugere, o pensamento computacional não se relaciona apenas à tecnologia ou à programação, muito menos exige o uso de um computador.

Essa habilidade propõe que as pessoas desenhem soluções e resolvam problemas de maneira eficaz, tendo a tecnologia como base. 

Alguns estudiosos fizeram suas próprias definições sobre o pensamento computacional. Jeanette Wing, vice-presidente da Microsoft Research, por exemplo, conceituou a expressão como sendo a base para a identificação de problemas e soluções que podem ser efetivadas tanto por processadores quanto pelos homens

O pensamento computacional é dividido em três estágios:

  1. Formulação do problema (abstração);
  2. Expressão da solução (automação);
  3. Execução da solução e avaliação (análise).

A história do pensamento computacional remonta à década de 1950, mas a maioria das ideias é muito mais antiga. O termo foi usado pela primeira vez por Seymour Papert em 1980.

O pensamento computacional é uma habilidade usada para resolver problemas complexos e realizar grandes melhorias na eficiência de processos e atividades.

As competências do pensamento computacional 

O pensamento computacional busca identificar problemas e propor soluções a partir de diferentes competências. Elas podem ser divididas em 4 grandes grupos. Confira quais são:

Decomposição

Corresponde à habilidade de dividir um problema complexo em partes menores. 

Trabalhar um problema de forma fragmentada pode facilitar o processo de busca de uma solução, permitindo ainda maior atenção a cada etapa.

O desenvolvimento dessa competência de decomposição ajuda a diminuir a ansiedade e o medo diante dos desafios. 

Em vez de paralisá-los, os profissionais com essa capacidade conseguem encontrar as respostas de cada parte do problema com mais confiança e rapidez, enquanto seguem um passo a passo para a solução da grande questão.

Abstração

Essa habilidade diz respeito ao foco em processos relevantes em vez de priorizar os detalhes, de modo que a solução possa ser válida para outros problemas.

Ao filtrar e classificar os dados mais relevantes para a resolução do problema, os profissionais são capazes de desenvolver uma análise mais crítica e atenta à essência do tema trabalhado.

Reconhecimento de padrões

Para identificar tendências, é necessário observar atentamente padrões e similaridades.

Essa competência permite a construção de soluções para problemas comuns de forma inovadora, desenvolvendo o espírito empreendedor dos profissionais.

Dessa forma, eles se tornam capazes de antecipar crises e resolvê-las com mais rapidez e eficiência. Tudo isso utilizando os padrões reconhecidos através de uma análise profunda da questão ou problema. 

Pensamento algorítmico

A palavra algoritmo remete ao seu contexto computacional, não é mesmo? Contudo, ela também pode ser empregada para simbolizar a criação de passos e soluções até alcançar um objetivo. 

Ou seja, é o uso da lógica e da racionalidade para a solução de problemas.

Desenvolver essa competência estimula a criatividade e possibilita a criação de soluções cada vez mais eficientes.

As habilidades desenvolvidas com o pensamento computacional 

O pensamento computacional permite que diversas outras habilidades sejam desenvolvidas e aperfeiçoadas. Confira quais:

Construção do pensamento lógico

A construção do pensamento lógico é uma das principais habilidades adquiridas pelo pensamento computacional. Afinal, ela permite que os profissionais identifiquem padrões e definem determinadas ações a partir deles. 

Com isso, é possível solucionar questões de maneira lógica, sempre focando em um pensamento racional para determinar as melhores respostas aos diferentes estímulos vindos de atividades do dia a dia.

Alfabetização digital

Apesar de não se restringir a aspectos tecnológicos, o pensamento computacional também se expande para esse âmbito. Assim, junto da construção do pensamento lógico, temos a alfabetização digital

Ou seja, os profissionais estão mais preparados para lidar e aplicar as tecnologias que o cercam no dia a dia. 

Além disso, essa habilidade ainda ajuda na organização do pensamento como um todo, de modo que ele esteja alinhado às tecnologias existentes ou que ainda virão a existir.

Autonomia

Abstração e algoritmos são duas bases do pensamento computacional, e elas abrem espaço para uma habilidade importante que é a autonomia

Elas permitem que os profissionais deixem de ser apenas consumidoras das tecnologias criadas e produzidas e passem também a ser produtores de recursos digitais.

Consequentemente, isso os prepara para o mundo em que diferentes tecnologias são inseridas diariamente. 

Construção de uma base sólida para desafios profissionais no futuro

Atualmente, a exigência por profissionais completos é alta. Além de concluírem uma graduação, os jovens precisam saber uma segunda língua e compreender teorias e ferramentas que excedem o escopo de suas profissões. 

Nesse cenário, ter um pensamento computacional e saber aplicar a teoria na prática será um grande diferencial no mercado de trabalho.

Outras habilidades necessárias para o futuro do trabalho 

Em 2020, o relatório The Future of Jobs Report mapeou os empregos e as habilidades do futuro, acompanhando o ritmo das mudanças que estão acontecendo nos últimos tempos. 

O relatório apontou as habilidades que devem ser desenvolvidas para acompanhar as mudanças e as novas demandas do mercado de trabalho. Foram elencadas 15 habilidades essenciais para o futuro do trabalho.

O pensamento analítico, aprendizagem ativa, resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade e liderança estão entre as principais habilidades. Confira todas abaixo:

1)     Pensamento analítico e inovação

2)     Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado

3)     Resolução de problemas

4)     Pensamento crítico

5)     Criatividade

6)     Liderança

7)     Uso, monitoramento e controle de tecnologias

8)     Programação

9)     Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade

10)  Raciocínio lógico

11)  Inteligência emocional

12)  Experiência do usuário

13)  Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)

14)  Análise e avaliação de sistemas

15)  Persuasão e negociação

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Conclusão 

Neste artigo, falamos sobre pensamento computacional e explicamos um pouco mais sobre a importância dessa habilidade para o futuro do mercado de trabalho.

Se você gostou desse artigo, leia também:

--> Você já ouviu falar em pensamento computacional? Essa habilidade vem se configurando como uma das mais importantes para ...
6 min de leitura

O que significa ter uma carreira de sucesso?

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Como fazer um plano de carreira 

Ao identificar o seu conceito de sucesso, uma das estratégias para alcançá-lo é traçar um plano de carreira.

O plano de carreira é um conjunto de estratégias, metas e objetivos a serem alcançados durante sua trajetória profissional. Ele busca delimitar os meios, prazos e caminhos que um profissional deve cumprir para alcançar sucesso em sua carreira. 

Cada plano de carreira tem um propósito diferente: alguns buscam uma promoção, outros uma vaga na empresa dos sonhos e ainda tem aqueles que querem alcançar salários mais altos. 

Seja qual for a sua ideia de sucesso, elaborar um plano de carreira pode ser o primeiro degrau em direção aos seus objetivos. Abaixo, trazemos algumas dicas de como começar: 

  • Conheça os seus objetivos e estabeleça metas

O primeiro passo para traçar um plano de carreira é entender o que você quer, quais são seus objetivos pessoais e profissionais e o que você está disposto a fazer para alcançá-los – graduação, pós-graduação, cursos livres, mudanças de cidade ou país, etc.

Abaixo, separamos algumas perguntas que podem guiá-lo:

  • Onde você se imagina em cinco anos? (Morando no mesmo lugar? Trabalhando na mesma empresa? Em outra cidade? Fazendo um curso no exterior?)
  • Em qual cargo você gostaria de estar?
  • Que tipo de conhecimento será necessário adquirir durante esse tempo para assumir esse cargo?
  • Quais outras habilidades você precisa dominar para chegar nessa posição?

As respostas dessas perguntas permitem que você identifique seus objetivos e, a partir deles, trace metas factíveis. 

Por exemplo: se você deseja alcançar um cargo de gestor e sabe que todos os profissionais nessa posição tem pós-graduação, é um bom momento para começar a investir na sua formação. 

Não existe um caminho certo ou errado, o importante é que o plano de carreira esteja de acordo com suas expectativas e capacidades. 

>>> Como montar um currículo: 6 passos do EAD UMC

  • Mão na massa

Do que adianta ter metas se elas não saem do papel?

Se você quer alcançar aquele aumento ou cargo dos sonhos, coloque a mão na massa. 

Identifique metas a curto, médio e longo prazo e comece hoje mesmo a colocá-las em prática. 

Crescer na carreira não é algo que acontece sozinho. Se você quer fazer seu plano de carreira acontecer, é preciso começar a agir hoje mesmo!

  • Converse com sua liderança 

Se você deseja crescer na empresa em que está atualmente, não deixe de mostrar esse interesse para seus supervisores e gestores. Isso é muito importante. 

Converse com o seu gerente, por exemplo, e fale sobre seus planos, seus cargos de interesse e o que você está fazendo para alcançá-los. 

Deixar seus superiores a par de suas ambições é uma ótima forma de ser visto e lembrado quando surgirem oportunidades.

Como fazer um balanço profissional para saber se sua carreira está no caminho certo

Alcançar uma carreira de sucesso não é algo que acontece do dia para a noite. Em função disso, é muito comum se sentir um pouco perdido nesse processo.

"Será que eu estou no caminho certo?” é uma das perguntas que pode surgir nesse momento. Para encontrar a resposta para essa questão, um dos caminhos é fazer um balanço profissional. 

Esse balanço permite que você identifique o que está aproximando ou afastando você de seus objetivos profissionais. 

Abaixo, trazemos uma lista de perguntas que podem ajudá-lo nesse processo:

  1. Quantas de suas metas anuais você conseguiu cumprir no ano que passou?
  2. Se você não conseguiu cumpri-las, o que foi que o atrapalhou/impediu?
  3. Você está conseguindo conciliar trabalho e vida pessoal?
  4. Você está dando o melhor de si em suas atividades de trabalho? Ou acaba procrastinando demandas e atrasando entregas?
  5. Você procura realizar cursos e treinamentos para se atualizar e aperfeiçoar suas habilidades em sua área de atuação?
  6. Você pede feedbacks para sua liderança e demonstra interesse em seu desenvolvimento?

As respostas para essas perguntas oferecem um bom norte e permitem que você reflita sobre suas atitudes. Assim, fica mais fácil identificar o que está funcionando ou não, permitindo que você reveja suas metas e seu comportamento. 

8 passos para alcançar uma carreira de sucesso 

A seguir, trazemos 8 passos que podem ajudá-lo a alcançar uma carreira profissional de sucesso. Confira quais são:

  1. Tudo começa pelo autoconhecimento

Uma carreira de sucesso é algo extremamente subjetivo. Afinal, ser bem sucedido tem significados diferentes para cada pessoa. 

Sendo assim, o primeiro passo em direção ao seu sucesso profissional é o autoconhecimento. Através dele, você pode compreender de forma plena quais são seus verdadeiros anseios. 

Além disso, conhecer a si mesmo permite reconhecer seus pontos fortes e que aspectos você precisa melhorar, tanto no âmbito profissional como no pessoal. 

Assim, você tem uma visão clara das suas metas e do que precisa fazer para se desenvolver ao longo da carreira.

  1. Identifique seus objetivos profissionais

Saber aonde você quer chegar é fundamental para alcançar o sucesso profissional. Assim, depois de passar pelo processo de autoconhecimento, é essencial que você identifique quais são seus objetivos de carreira.

A partir desses objetivos, você consegue definir metas de curto, médio e longo prazo e trabalhar para alcançá-las. 

Além disso, é essencial que você revise seus objetivos e metas periodicamente, corrigindo o rumo se for preciso.

  1. Aposte no seu desenvolvimento 

Todo mundo quer ter uma carreira de sucesso, certo? Mas quantos estão realmente dispostos a investir no seu desenvolvimento?

Ter uma carreira de sucesso não diz respeito somente àquilo que você gostaria de conquistar, mas também ao que você está disposto a fazer para alcançar seus objetivos. 

Dificilmente, um profissional que não estuda, não aceita feedbacks e nunca se desafia vai atingir todo o seu potencial. Um profissional de sucesso está em constante desenvolvimento. 

Ou seja, não pare de estudar, faça cursos relacionados aos seus objetivos profissionais e aproveite as oportunidades de treinamento oferecidas pela empresa. 

Seu desenvolvimento deve ser uma combinação de competências técnicas e comportamentais.

  1. Tenha comprometimento

Comprometer-se não significa virar noites trabalhando, estar sobrecarregado e falar que “veste a camisa”. É muito mais profundo do que isso: é empenhar-se o máximo para que a empresa cresça. 

Um colaborador comprometido é reconhecido por suas atitudes, é pontual e está disposto a ir além para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos.

Ter essa característica é essencial para crescer na carreira. 

  1. Confie em si mesmo 

A falta de confiança é um problema que afeta muitos profissionais. Muitos deles perdem oportunidades e deixam de crescer dentro de sua empresa por medo de tentar ou por não acreditarem em seu potencial. 

A confiança é fundamental para sair da zona de conforto, inovar e assumir riscos calculados, características importantes e valorizadas pelo mercado. Além disso, um profissional confiante também inspira os demais e pode se tornar um líder.

Sendo assim, a autoconfiança é uma característica essencial de se trabalhar ao longo da carreira e um dos principais fatores relacionados ao sucesso.

  1. Seja persistente e não desanime com os fracassos

Você sabia que uma trajetória de sucesso quase sempre inclui momentos de fracasso?

Basta olhar para a história de grandes líderes da humanidade, inventores e artistas para perceber que muitos deles foram desacreditados, receberam críticas severas, ou erraram repetidas vezes até acertarem. 

Um profissional de sucesso sabe aprender com seus erros e não desiste facilmente dos seus objetivos. Ser persistente é não “jogar a toalha” diante da primeira adversidade. 

É uma habilidade fundamental para alcançar o sucesso profissional. 

  1. Não se esqueça do networking

Ter uma rede de contatos é essencial para crescer em sua profissão. 

Quem tem um bom networking tem mais facilidade para se desenvolver, trocando experiências e se atualizando frequentemente sobre as novidades do mercado de trabalho.

Para quem deseja uma carreira de sucesso, cultivar essas boas relações profissionais é essencial. Ninguém cresce sozinho, e com uma boa rede, suas chances de alcançar seus objetivos aumentam ainda mais. 

  1. Tenha ética e equilíbrio 

Postura ética e sucesso andam de mãos dadas. “Puxar o tapete” do colega, além de ser sinal de falta de caráter, é o tipo de comportamento que só prejudica seu futuro profissional.  

Tentar alcançar o sucesso a qualquer custo é o tipo de atitude que atrasa todos os perfis de colaboradores. Ou seja, foque no seu desenvolvimento, mas tenha a ética como uma premissa básica de todas as suas ações. 

Além disso, sacrificar seu tempo com amigos e familiares e sua saúde mental e física não é o melhor caminho para uma carreira de sucesso. 

Saiba ter equilíbrio e respeitar seus limites. Tudo vem no seu tempo, e é importante estar saudável e com boas relações para quando as oportunidades surgirem. 

Use sua nota do ENEM para ganhar uma bolsa de estudos!

Conclusão 

Neste artigo, falamos sobre carreira de sucesso. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir:

--> No mundo do trabalho, é muito comum ouvirmos nossos colegas e superiores falando sobre carreira de sucesso. “Maria faz ...
9 min de leitura

Como pedir adiantamento de salário? Conheça seus direitos

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Como funciona o adiantamento de salário nas empresas 

O adiantamento salarial não é um tema regulamentado em lei, isto é, não há na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nenhum artigo que fale sobre o tema. 

Há somente o artigo 462 da CLT, que diz que haverá desconto no salário do funcionário caso haja um adiantamento, seja ele solicitado ou espontâneo. 

Tal situação, pouco especificada em lei, causa dúvidas entre as pessoas. Atualmente, existem diversas formas de realizar esse adiantamento, como os vales e os salários sob demanda.  

O que é o adiantamento salarial? 

Em termos gerais, é o pagamento do salário, ou parte dele, antes da data acordada para o recebimento. O valor pago no adiantamento é descontado na folha de pagamento.  

Então, é possível receber um adiantamento de todo o salário? Não é possível.  

Em geral, os acordos trabalhistas impedem que as empresas antecipem mais de 40% do valor do salário. Quando acontece esse adiantamento, ele costuma ocorrer entre o 15० e o 20० dia útil do mês. 

Mas, como vimos, não há uma lei específica que trate sobre o tema. Por isso, é importante consultar os acordos trabalhistas existentes em cada caso.  

O que diz a lei sobre o adiantamento de salário 

Não há uma lei em específico que trate sobre o assunto, com artigos definindo critérios de concessão e penalidades para quem a descumprir. 

A CLT contém apenas um artigo sobre o tema. Ainda assim, ele é curto e fala apenas sobre o desconto decorrente do adiantamento efetuado. Confira o artigo 462 da CLT: 

Art. 462 – Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. 

Desse modo, o tema é discutido e acordado por meio de convenções trabalhistas, entre os sindicatos e as empresas. Para saber qual é o seu caso, é necessário consultar os acordos trabalhistas elaborados pelo sindicato que te representa. 

O empregador é obrigado a pagar o adiantamento de salário? 

Não, pois o adiantamento salarial é considerado um benefício do empregador em relação ao colaborador. 

Em geral, a medida é considerada um modo de reter talentos na empresa, já que tal facilidade costuma ser atraente para alguns profissionais. 

Como a prática é bem vista pelos empregados, a medida impacta positivamente o ambiente de trabalho, podendo beneficiar até a produtividade da equipe.  

Quem pode pedir adiantamento de salário? 

Qualquer funcionário que esteja dentro dos critérios estabelecidos pela empresa pode solicitar o adiantamento salarial. Só é necessário verificar se a organização concede tal benefício aos colaboradores. 

Pode “pegar mal” pedir o adiantamento de salário? 

A solicitação da antecipação salarial deve ser feita ao RH da empresa, não ao seu gestor. Isso já inibe alguns constrangimentos. E, embora tenha o direito de negar ou de não oferecer o benefício, não há qualquer razão para a empresa ter uma visão negativa sobre o colaborador com o pedido.  

Por isso, fique tranquilo! As chances disso acontecer são baixas! 

É vantajoso solicitar um adiantamento salarial? 

A solicitação ou não do salário depende da organização financeira de cada um, de modo que não há uma resposta única e correta para a pergunta. 

No final, o importante é seguir um planejamento financeiro adequado e, assim que possível, visar a um aumento salarial. Neste caso, o ganho é efetivo. 

Por parte da empresa, estabelecer uma política de adiantamento salarial costuma trazer mais vantagens do que desvantagens, já que, financeiramente, não impacta os cofres da organização e é um benefício atraente para muitos colaboradores. 

Desse modo, diversos ganhos podem ser listados, confira: 

  • Benefício para o colaborador; 
  • Não interfere no caixa da empresa; 
  • Aprimora a relação entre colaborador e empresa; 
  • Valoriza os profissionais e atende a uma demanda deles; 
  • Pode auxiliar o colaborador na própria gestão financeira. 

O benefício também pode ser um diferencial no momento da contratação, facilitando a retenção e a aquisição de talentos. 

Para quem pedir o adiantamento de salário 

Por dizer respeito aos seus direitos trabalhistas e à sua relação com a  empresa, o aumento salarial deve ser solicitado ao RH da empresa, não ao seu líder ou chefe.  

Embora a empresa não seja obrigada a fornecer o adiantamento salarial, se ela opta por oferecer tal opção a um setor, ela é obrigada a estender a todos, a não ser que um acordo específico com o sindicato da categoria impeça tal medida. 

Por exemplo, uma empresa dá aos colaboradores do administrativo a opção de solicitar um adiantamento salarial. Então, os colaboradores de vendas também devem ter o direito de fazer tal solicitação. 

Conseguiu o adiantamento? Fique atento ao seu holerite! 

Como o tema do adiantamento salarial não é regulamentado em lei, há diferentes situações sobre o assunto. Uma delas é o porcentual adiantado pela empresa. Em geral, o percentual de antecipação é entre 20% e 40%, independente do valor do salário recebido. 

Caso prefira, o colaborador pode solicitar o fim do adiantamento salarial, recebendo o pagamento em um uma parcela integral, na data acordada para o pagamento.  

Modalidades de adiantamento salarial 

Existem quatro modelos de adiantamento salarial, são eles: 

1. Salário sob demanda 

Nesse caso, o colaborador recebe de acordo com os dias trabalhados no mês. Nessa modalidade, o empregado pode solicitar o pagamento em qualquer época do mês. 

2. Vale de de 40% 

É o modelo mais comum. Consiste no pagamento de uma parcela correspondente a 40% do salário entre os dias 15 e 20 de cada mês. 

3. Vale com menos de 40% 

Modelo igual ao anterior, com alteração da porcentagem adiantada do salário, que é abaixo de 40%. Embora a lei não estabeleça uma porcentagem máxima ou mínima para o adiantamento salarial, os valores mais praticados no mercado são de 20% a 40%, como mínimo e máximo, respectivamente. 

Assim, caso queira saber qual é o seu caso, é necessário consultar o RH e ver se há algum acordo entre a empresa e o sindicato. Não havendo, deve-se negociar diretamente com a empresa qual será o porcentual do adiantamento e a data do pagamento.  

4. Cartão multibenefícios 

Feito como uma ferramenta de convênio, o cartão multibenefício consiste no pagamento de um valor em um cartão que pode ser utilizado pelo colaborador em diferentes estabelecimentos e serviços, aproveitando o dinheiro do modo que achar necessário. 

Como conseguir um aumento salarial? 

Já vimos como funciona o adiantamento salarial: quem pode solicitar, os prazos, as regras, o que diz a lei, entre outros tópicos. Agora, se você está pensando em solicitar um adiantamento para organizar as suas finanças, já pensou em conseguir um aumento salarial? 

Isso é possível, só precisa se planejar tomar algumas ações. Em geral, há dois modos de ganhar uma promoção e um aumento salarial: tempo de serviço e qualificação. 

O tempo de serviço, porém, nem sempre está de acordo com o tempo desejado em obter o ganho e o aumento. Por isso, a qualificação acaba sendo a melhor opção para quem quer ter um aumento salarial. 

Nesse caso, a graduação é um grande diferencial no mercado de trabalho, além de abrir portas para trabalhos mais específicos e que exigem uma mão de obra mais qualificada, que é também mais bem remunerada remunerada. 

De acordo com pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto Semesp, brasileiros com diploma de ensino superior conseguiram melhores colocações e maiores salários no mercado de trabalho nos últimos anos, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. 

82% dos entrevistados contaram que conseguiram uma remuneração melhor, uma promoção, uma efetivação após o estágio ou o primeiro emprego depois de concluírem a graduação. 

Participaram do levantamento mais de 8,5 mil estudantes e ex-estudantes de instituições de ensino públicas e privadas. 

As vantagens de concluir o ensino superior são independentes da modalidade da graduação. 

Atualmente, há cursos presenciais, semipresenciais e a distância. O diploma tem a mesma validade nas três modalidades e não consta no documento qual foi a opção escolhida pelo estudante. 

Também não é preciso informar no currículo a modalidade em que a graduação foi feita. 

O importante é alinhar as características do curso com as necessidades do estudante. Por exemplo, quem mora longe de grandes centros urbanos ganha acesso a um ensino superior de qualidade com o EAD. Assim ele tem a chance de se profissionalizar a um preço acessível. 

Inclusive, uma das principais vantagens de um curso EAD é a economia. As mensalidades costumam ser menores e não há custo nem tempo para o deslocamento no trajeto até a instituição de ensino. 

Além disso, os cursos a distância são flexíveis em relação aos horários de aula e de estudo. É possível encaixar as aulas em praticamente qualquer rotina. 

Por isso, se você está em busca de uma qualificação profissional para a obtenção de um aumento de salário, o EAD UMC é uma ótima opção! 

É a sua chance de ter um diploma de uma das melhores universidades privadas do Brasil. 

Confira os cursos de graduação EAD oferecidos pela UMC!

--> Em geral, as empresas determinam um dia do mês para realizar o pagamento dos colaboradores. Mas, quando aparece um ...
14 min de leitura

Ciências Contábeis EAD: 5 motivos para investir nessa graduação

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1 - Currículo multidisciplinar  

A grade curricular do curso de Ciências Contábeis é composta por disciplinas que preparam o profissional para entender as dinâmicas financeiras nacionais e internacionais.  

Para isso, os estudantes passam por diversas áreas do conhecimento durante o curso, adquirindo habilidades nos campos da Contabilidade, Economia, Administração e até mesmo Direito.    

Os contadores são os profissionais responsáveis pelo planejamento e gerência contábil de uma instituição. Em função disso, eles precisam ter um conhecimento multidisciplinar, compreendendo desde questões relacionadas a cálculos até de ordem fiscal.

Ao longo dos quatro anos de curso, o estudante de Ciências Contábeis faz uma imersão nos assuntos relacionados a contabilidade geral, matemática financeira, auditoria, controladoria, práticas contábeis, direito tributário, custos, rotinas trabalhistas, contabilidade pública, entre outros.   

Essa multidisciplinariedade que a graduação em Ciências Contábeis oferece permite que os profissionais da área tenham uma série de possibilidades de atuação profissional, podendo aplicar seus conhecimentos em diversos setores.  

2 - Altas taxas de empregabilidade 

 Empresas de todos os ramos, desde a área da educação até a tecnologia, têm que lidar com suas finanças e obrigações fiscais. Para atender essas demandas, as organizações precisam de um contador.   

Atualmente, é obrigatório que toda empresa com cadastro ativo tenha um contador, o que faz do profissional uma peça fundamental na gestão das organizações.   

Essa importância da área da contabilidade para as empresas faz dos contadores profissionais muito disputados no mercado de trabalho, o que garante uma alta taxa de empregabilidade para os diplomados.    

Eles encontram oportunidades de trabalho nos mais diferentes perfis de negócios, além de poderem atuar como autônomos, prestando serviços para mais de uma empresa.   

Esse cenário positivo torna a graduação em Ciência Contábeis uma ótima opção para quem busca uma profissão estável e com boas perspectivas de crescimento profissional  

3- Diversas possibilidades de atuação profissional  

Como mencionamos anteriormente, as oportunidades no mercado de trabalho são uma constante quando falamos de Ciências Contábeis.   

Os contadores podem trabalhar em escritórios de consultoria, contabilidade e tributos, instituições financeiras, órgãos governamentais, multinacionais, bancos, indústrias e comércio.  

Nessas áreas, os profissionais de Ciências Contábeis podem assumir cargos de escriturador contábil ou fiscal, perito, analista, fiscal de tributos, assessor, auditor, entre outras.  

De modo geral, os contadores serão responsáveis pela organização financeira de uma empresa. Seu trabalho envolve o controle de receitas, despesas e lucros da organização.   

Ou seja, todas as atividades financeiras são de responsabilidade do contador. Abaixo, elencamos as principais atividades do profissional de Ciências Contábeis:  

  • efetuar o balanço patrimonial; 
  • solucionar problemas com a Receita Federal; 
  • calcular impostos; 
  • fazer declarações de renda; 
  • controlar contas e emissões de notas; 
  • elaborar planos de seguros e previdência; 
  • faz perícia contábil; 

4 - Salários atrativos  

A contabilidade é uma carreira que oferece boas perspectivas de remuneração.  

De acordo com o site Vagas, o salário médio de um contador é de R$ 4.238.  

Já o portal Glassdoor, aponta para um valor um pouco mais acima. De acordo com o site, a remuneração média dos contadores é de R$ 6.605.   

Contadores que optam por um cargo público podem ter salários ainda mais altos do os apresentados. Um contador da Petrobras, por exemplo, ganha em média R$ 14.523 por mês.  

A graduação em Ciências Contábeis possibilita alcançar salários muito atrativos logo nos primeiros anos após a conclusão do curso. Confira os valores levantados pelo portal Educa Mais Brasil:  

Grande empresa  

  • Trainee: R$ 5.203,42 
  • Junior: R$ 6.504,27 
  • Pleno: R$ 8.130,34 
  • Sênior: R$ 10.162,93 
  • Master: R$ 12.703,66  

Média empresa  

  • Trainee: R$ 4.002,63 
  • Junior: R$ 5.003,29
  • Pleno: R$ 6.254,11
  • Sênior: R$ 7.817,64
  • Master: R$ 9.772,05  

Pequena Empresa  

  • Trainee: R$ 3.078,94 
  • Junior: R$ 3.848,68 
  • Pleno: R$ 4.810,85 
  • Sênior: R$ 6.013,56 
  • Master: R$ 7.516,95  

5 - Flexibilidade e autonomia  

O bacharelado em Ciências Contábeis é oferecido nas modalidades presencial e a distância  

O curso EAD oferece mais autonomia e flexibilidade para os estudantes. Afinal, todas as aulas e atividades acadêmicas acontecem online, permitindo que os alunos determinem seus horários de estudos e organizem sua rotina.   

Para quem trabalha e tem horários mais restritos, o EAD é uma ótima opção, permitindo conciliar estudos, trabalho e vida pessoal de forma plena.   

Além das facilidades, a graduação EAD também permite economizar tempo e dinheiro. Afinal, os cursos nessa modalidade costumam ser mais baratos e não exigem que o aluno se desloque até a sala de aula.  

A graduação em Ciências Contábeis EAD oferece a mesma qualificação e diploma de um curso presencial.   

Ou seja, se você se interessou pelo bacharelado em Ciências Contábeis, considere cursar na modalidade a distância.   

Conclusão  

Neste artigo, falamos sobre a carreira de Ciências Contábeis, trazendo cinco motivos para investir na graduação na área.   

Se você se interessou pelo curso, venha conhecer a graduação em Ciências Contábeis EAD da UMC.   

Além de ter todos os conhecimentos necessários para o exercício da profissão, os estudantes da EAD UMC ainda têm a possibilidade de atuar na Empresa Júnior UMC e atender a comunidade gratuitamente no preenchimento do Imposto de Renda.  

A UMC tem nota 4 no ENADE, o que a torna uma das melhores instituições privadas de ensino superior do Brasil e a melhor da região Alto do Tietê.   

Tudo isso é proporcionado pelo corpo docente, no qual 70% é formado por mestres e doutores.  

Conheça nossas ofertas de bolsas de estudos e comece hoje mesmo a trilhar seu caminho na área de Ciências Contábeis. 

--> Se você tem afinidade com área de exatas e busca por uma graduação que ofereça flexibilidade e autonomia nos estudos, ...
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Uso do hífen: esclareça todas as dúvidas sobre esse sinal gráfico

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

Casos em que usamos hífen

1 - O hífen é utilizado quando o prefixo de uma palavra termina em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogal. 

Exemplos:

  • Micro-ondas
  • Micro-organismo
  • Anti-inflamatório
  • Contra-atacante
  • extra-alcance

Contudo, essa regra não se aplica a palavras com os prefixos “-co”, “-pro”, “-re”. Nesses casos, mesmo que o prefixo termine com a mesma vogal que começa a segunda palavra, não utilizamos o hífen. 

Exemplos:

  • Coordenar
  • Reeditar

2  - O hífen é utilizado quando o prefixo termina em consoante e a segunda palavra começa com a mesma consoante.

Exemplos:

  • inter-regional
  • sub-bibliotecário
  • super-resistente

3  - Empregamos o hífen quando prefixo é sucedido por palavras iniciadas com “h”.

Exemplos:

  • anti-higiênico
  • contra-habitual
  • super-homem
  • sobre-humano

4 - Quando uma palavra é composta pelo prefixo “-sub” e sucedida por outra palavra iniciada por “r” também usamos o hífen. 

Exemplos:

  • sub-raça
  • sub-reino
  • sub-região

5 - Diante dos prefixos -além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice, usamos o hífen.

Exemplos:

  • recém-nascido
  • vice-presidente
  • sem-terra
  • bem-humorado
  • pós-graduação
  • ex-namorado

6 - Utilizamos hífen quando o prefixo é o advérbio “mal”  e a segunda palavra começa por vogal ou “h”.

Exemplos:

  • mal-humorado
  • mal-intencionado
  • mal-educado

7 - Usamos o hífen quando temos prefixos “-circum” e “-pan” sucedidos de palavras iniciadas por vogal, “m”, “n” ou “h”. 

Exemplos:

  • pan-americano
  • circum-navegação

8 - Utilizamos o hífen em nomes de espécies botânicas e zoológicas.

Exemplos: 

  • erva-doce
  • andorinha-do-mar
  • capim-açu

9 - Empregamos o hífen quando os prefixos pró- e pré- quando forem tônicos e autônomos da segunda palavra. 

Exemplos:

  • pré-fabricado
  • pró-vida

Casos em que o hífen não é empregado

1 - Não usamos hífen quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com uma vogal diferente.

Exemplos:

  • autoavaliação
  • autoestima
  • coautor
  • semiárido

2 - Não utilizamos hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.

Exemplos:

  • fim de semana
  • café com leite
  • sala de jantar
  • cão de guarda
  • dia a dia

Contudo, ainda existem algumas exceções a essa regra, que vem do antigo Acordo Ortográfico. As palavras água-de-colônia e cor-de-rosa ainda são hifenizadas. 

3 - Quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com “r” ou “s”, o hífen não é utilizado e essas consoantes são duplicadas.

Exemplos:

  • antirrugas (anti-rugas)
  • antissocial (anti-social)
  • contrarreforma (contra-reforma)
  • ultrassom (ultra-som)
  • suprarrenal (supra-renal)

Contudo, vale fazer uma ressalva. Caso os prefixos terminem com “r” e o segundo elemento também comece por essa mesma letra, o hífen deve ser utilizado. 

Exemplos:

  • hiper-requintado
  • inter-regional
  • super-romântico

4 - Não utilizamos o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoantes diferentes de “r” ou “s”.

Exemplos:

  • autopeça
  • contracheque
  • extraforte

5 - Não empregamos o hífen quando o prefixo termina em consoante e a segunda palavra começa por vogal ou outra consoante diferente.

Exemplos:

  • subemprego
  • superinteressante
  • superpopulação
  • hipermercado
  • intermunicipal

6 - Não utilizamos hífen quando o prefixo é o advérbio “mal” e a segunda palavra começa com consoante. 

Exemplos:

  • malpassado
  • maltratado
  • malvestido

Exercícios para treinar o uso do hífen

Agora que você já conhece as regras de uso do hífen, separamos algumas questões de concursos para testar seus conhecimentos. Confira:

1 - (Concurso da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) - Diversos Cargos - 2021) Considerando que o hífen é um sinal gráfico usado na escrita de algumas palavras, assinale, abaixo, a alternativa em que todas as palavras devem ser grafadas com o referido sinal.

A) Água-de-coco, azeite-de-dendê, lua-de-mel.
B) Andorinha-da-serra, lebre-da-patagônia, dente-de-leão.
C) Gira-sol, madre-silva, manda-chuva.
D) Dia-a-dia, corpo-a-corpo, ponto-e-vírgula.
E) Arco-íris, mal-humorado, cabeça-de-bagre.

2 - (Concurso da Prefeitura Municipal de Arenápolis - Professor Educação Básica - 2021) Em relação à ortografia, assinalar a alternativa correta:

A) Sobre-natural.
B) Contra-habitual.
C) Anti-social.
D) Co-adjuvar
E) Nenhuma das alternativas dadas.

3 - (Concurso da Prefeitura Municipal de Esperança do Sul - Professor - Língua Portuguesa - 2021) Uma das assertivas abaixo emprega o hífen incorretamente. Marque-a:

A) O menino estudava na pré-escola.
B) O ex-noivo foi chamado para prestar esclarecimentos.
C) Em condições sub-humanas os meninos viveram muitos anos.
D) Para retirar o carro da ribanceira foi necessária uma corda hiper-resistente.
E) Para iniciar a reunião foi pedido aos participantes para organizar um semi-círculo.

4 - (Concurso da Prefeitura Municipal de Seara - Técnico em Enfermagem - 2021) Assinale a alternativa na qual há o emprego equivocado do hífen.

A) Vice-presidente
B) Micro-ônibus
C) Guarda-chuva
D) Couve-flor
E) Dia-a-dia

5 - (Concurso da Prefeitura Municipal de Irati - Diversos Cargos - NBS - 2021) Assinale a alternativa que contenha o uso correto do hífen em todas as palavras.

A) anti-horário, hiper-humano, super-homem.
B) ultrahumano, mini-hotel, auto-estima.
C) anticárie, ante-ontem, pós-eleição.
D) autorrespeito, ultra-som, superhomem.
E) casa-geminada, mini-hotel, anti-cárie.

6 - (Concurso da Prefeitura Municipal de Bandeirante - Professor - Língua Portuguesa - AMEOSC - 2021) Com base no novo acordo ortográfico, há erro no emprego do hífen na seguinte alternativa:

A) Erva-doce.
B) Mal-afortunado.
C) Sem-cerimônia.
D) Sub-utilizar.

7 - (Concurso da Prefeitura Municipal de Santa Luzia D`Oeste - Diversos Cargos - IBADE - 2020) Alternativa em que se justifica o uso do hífen como em “Micro-ondas” é:

A) auto-escola.
B) micro-esfera.
C) auto-ajuda.
D) anti-inflamatório.
E) contra-indicação.

Gabarito: 1 - B, 2 - B, 3 - E, 4- E, 5- A, 6 - D, 7 - D

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Conclusão

Neste artigo, falamos sobre o uso do hífen, explicando em que momentos devemos utilizá-lo ou não. 

Se você quer conferir mais dicas de estudos, confira outros textos do EAD UMC que separamos sobre o assunto:

--> O uso do hífen é um dos tópicos da língua portuguesa que mais causam confusão. Afinal, existem diversas regras sobre o ...
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O que é Geopolítica e como esse conteúdo aparece no Enem

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O que é Geopolítica: origem, definição e conceito

Geopolítica é uma das áreas de estudo da Geografia, mas que envolve conhecimentos de história, ciências sociais, política, economia, dentre outras disciplinas.

É, portanto, um conteúdo transdisciplinar e que diz respeito aos fenômenos da atualidade – aqueles que sempre aparecem no noticiário da televisão ou dos jornais.

Com o objetivo de compreender a realidade global, o estudo da Geopolítica abrange as grandes guerras, conflitos, disputas ideológicas e territoriais, questões políticas e acordos internacionais.

Além da compreensão dos acontecimentos atuais, essa área também confere certa interpretação dos fatos.

Isso quer dizer que a Geopolítica, a partir de perspectivas históricas, políticas, sociais e geográficas, oferece explicações e, consequentemente, reflexões, sobre os fenômenos atuais.

O termo surgiu no início do século XX, após os movimentos fascista e nazista na Europa tornarem-se conhecidos.

Esses dois movimentos trouxeram novas abordagens para as questões territoriais, influenciando, portanto, na formulação de uma disciplina que englobasse aspectos políticos, históricos e sociais que influenciavam nas barreiras geográficas entre países e suas relações com a economia do mundo.

Oficialmente, o primeiro a utilizar a Geopolítica como um conceito foi o cientista político Rudolf Kjellén, na Suécia, em obra desenvolvida no ano de 1889. Para o sueco, a geopolítica estabelece uma relação entre o Estado e o seu território.

O entendimento sobre Geopolítica, portanto, ajudou a explicar os acontecimentos provenientes da II Guerra Mundial, sobretudo apontando o porquê dos territórios serem tão cruciais para o desenvolvimento de uma nação.

Esses jogos de poder entre os países, mais evidentes após 1945, foram, em alguma medida, regulados a partir da criação de instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU).

A ONU é um importante instrumento geopolítico, já que tem o objetivo de ser “um lugar onde as nações do mundo podem reunir-se para discutir problemas comuns e encontrar soluções compartilhadas”.

Geopolítica, portanto, pode ser definida como uma série de ações e práticas pensadas estrategicamente pelos Estados, calcadas nos princípios das relações internacionais e com o intuito de controlar os seus territórios.

Geopolítica Mundial

Os assuntos condizentes com a Geopolítica Mundial são aqueles cujos conflitos acabam reverberando de alguma forma em outros países ou continentes.

Um dos principais exemplos desse tipo de fenômeno é a Guerra na Síria, perpassada por diversas questões econômicas e sociais que afetam outros países do Oriente Médio e mobilizam regiões das Américas e Europa.

A Guerra na Síria envolve a imigração de refugiados para outros países, a disputa pela influência política na região e os conflitos entre muçulmanos, judeus e cristãos.

Além disso, também há interesses econômicos por trás da Guerra, sobretudo de outros países, devido a uma disputa pelo controle das reservas de petróleo e gás natural da região.

A Geopolítica, portanto, tem o papel de entender a complexidade de todos esses fatores que envolvem os conflitos mundiais e as relações internacionais, para além de uma análise territorial e geográfica.

Outras temáticas relacionadas a Geopolítica Mundial são:

  • Segunda Guerra Mundial
  • Guerra Fria
  • Descolonização da África e da Ásia
  • Guerra da Coreia
  • Guerra do Vietnã
  • Guerra do Golfo
  • Guerra do Afeganistão
  • Guerra do Iraque
  • Queda do Muro de Berlim
  • Fim da URSS
  • Conflitos no Oriente Médio
  • Imperialismo
  • Globalização
  • Blocos Econômicos

Destes acontecimentos, é importante destacar a centralidade da Guerra Fria para toda a articulação Geopolítica atual.

Foi a partir dessa disputa ideológica e territorial entre Estados Unidos e União Soviética que acabou influenciando na criação de uma ordem mundial e numa hierarquia de poder entre os países.

Após as guerras mundiais e a extinção da União Soviética, os Estados Unidos acabaram conquistando o lugar de maior potência mundial no início do século XX, sendo o país o principal centro econômico internacional até os dias atuais.

Geopolítica Brasileira

O Brasil, assim como outros países, também possui questões geopolíticas interessantes para estudo. Desde a sua participação na II Guerra Mundial, o país acabou ganhando maior visibilidade diante das potências mundiais.

Nacionalmente, no entanto, um dos principais acontecimentos geopolíticos foi a estruturação de Brasília, no Distrito Federal, durante o governo de Juscelino Kubitschek, no início da década de 1960.

O desenvolvimento urbano e o capital socioeconômico de cada região, portanto, são os principais fatores para a integração dos estados.

Dentre os principais temas abordados pela Geopolítica Brasileira estão:

  • Pré-Sal
  • Reforma agrária
  • Recursos agrícolas
  • Demografia
  • Petróleo e a Petrobrás
  • Proteção das fronteiras
  • Questões de infraestrutura
  • Mercosul e Unasul
  • Industrialização
  • Crescimento urbano
  • Questões políticas internas
  • Questão indígena

Por ser um país rico em reservas de petróleo e ter um ecossistema como a Floresta Amazônica, o Brasil passou a ganhar maior centralidade nas discussões internacionais.

Geopolítica no Enem: questões

A Geopolítica é um dos assuntos que podem ser abordados dentro da disciplina de Geografia, na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem.

Veja alguns exemplos de questões que envolvem conhecimentos de Geopolítica:

Questão 1 ✍

(Enem-1998) “Os efeitos abomináveis das armas nucleares já foram sentidos pelos japoneses há mais de 50 anos (1945). Vários países têm, isoladamente, capacidade nuclear para comprometer a vida na Terra. Montar o seu sistema de defesa é um direito de todas as nações, mas um ato irresponsável ou um descuido pode desestruturar, pelo medo ou uso, a vida civilizada em vastas regiões. A não-proliferação de armas nucleares é importante. No 1º domingo de junho de 98, Índia e Paquistão rejeitaram a condenação da ONU, decorrente da explosão de bombas atômicas pelos dois países, a título de teste nuclear e comemoradas com festa, especialmente no Paquistão. O governo paquistanês (país que possui maioria da população muçulmana) considerou que a condenação não levou em conta o motivo da disputa: o território de CAXEMIRA, pelo qual já travaram 3 guerras desde sua independência (em 1947, do Império Britânico, que tinha o Subcontinente Indiano como colônia). Dois terços da região, de maioria muçulmana, pertencem à Índia e 1/3 ao Paquistão”.

Sobre o tempo e os argumentos podemos dizer que:

A) a bomba atômica não existia no mundo antes de o Paquistão existir como país.
B) a força não tem sido usada para tentar resolver os problemas entre Paquistão e Índia.
C) Caxemira tornou-se um país independente em 1947.
D) os governos da Índia e Paquistão encontram-se numa perigosa escalada de solução de problemas pela força.
E) diferentemente do século anterior, no início do século XX, o Império Britânico não tinha expressão mundial.

Questão 2 ✍

(Enem-2013) Disneylândia
Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano
[...]
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul
[...]
Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtêm visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia
ANTUNES, A. Disponível em: www.radio.uol.com.br. Acesso em: 3 fev. 2013 (fragmento).

Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:

A) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
B) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
C) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
D) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
E) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.

Questão 3 ✍

(Enem-2015) Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas e outros 4 milhões corriam o risco de ser despejadas. Os valores das casas despencaram em quase todos os EUA e muitas famílias acabaram devendo mais por suas casas do que o próprio valor do imóvel. Isso desencadeou uma espiral de execuções hipotecárias que diminuiu ainda mais os valores das casas. Em Cleveland, foi como se um "Katrina financeiro" atingisse a cidade. Casas abandonadas, com tábuas em janelas e portas, dominaram a paisagem nos bairros pobres, principalmente negros. Na Califórnia, também se enfileiraram casas abandonadas.
HARVEY, D. O enigma do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

Inicialmente restrita, a crise descrita no texto atingiu proporções globais, devido ao(à)

A) superprodução de bens de consumo.
B) colapso industrial de países asiáticos.
C) interdependência do sistema econômico.
D) isolamento político dos países desenvolvidos.
E) austeridade fiscal dos países em desenvolvimento.

➡As respostas das questões estão no final do artigo.

Conclusão

Neste artigo você conferiu o que é Geopolítica, quais os conteúdos concernentes a Geopolítica Mundial e a Geopolítica Brasileira e como esses assuntos podem aparecer em questões do Enem.

Para ter um bom desempenho na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, é importante, além de estudar sobre os conceitos ligados a Geopolítica, também estar atento aos últimos acontecimentos mundiais, lendo jornais ou acompanhando noticiários na TV.

A Geopolítica diz respeito às teorias da geografia, história, ciências sociais, política e economia, mas também tem relação direta com os fenômenos atuais, portanto se manter informado é um diferencial para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog EAD UMC para ler mais artigos sobre educação e dicas para o Enem.

Respostas das questões do Enem

Questão 1 – letra D.
Questão 2 – letra B.
Questão 3 – letra C.

--> Se você está estudando para o Enem certamente já se perguntou: mas afinal de contas, o que é Geopolítica? Geopolítica é ...
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Aposte na aprendizagem ativa para se preparar para o Enem

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O que é aprendizagem ativa 

Nossa sociedade passou por diversas mudanças nesses últimos anos, principalmente pela popularização da internet. Essas transformações modificaram a forma como interagimos com o mundo, alterando aspectos como relações políticas, econômicas e sociais. 

Como parte fundamental da sociedade, a educação também apresentou grande evolução nos últimos tempos. 

Com a disseminação da internet e o surgimento de novas tecnologias, os estudantes passaram a ter um papel mais ativo no processo de aprendizagem. Afinal, o conhecimento está a alguns cliques de distância na atualidade. 

Dessa forma, o método conhecido como passivo, em que o docente é o protagonista da educação, foi dando lugar a novas metodologias, em que o aluno é o indivíduo central do processo de aprendizagem. 

Essa nova forma de encarar o processo educacional é chamada de aprendizagem ativa. Nela, o aluno é o personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. 

O objetivo desse modelo de ensino é potencializar a capacidade de absorção de conteúdos por meio de uma participação mais autônoma e participativa por parte dos alunos. 

Nesse cenário, os professores não são detentores do conhecimento, mas sim mediadores. São eles que fazem a ponte entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.

Ou seja, os professores apontam o caminho, certificando-se de que cada turma tenha acesso aos materiais e estímulos adequados, para que possam exercitar e concretizar esse conhecimento.

Pirâmide da aprendizagem de William Glasser

Ao longo das décadas, diversos especialistas em educação realizaram pesquisas sobre a relação entre a assimilação dos conteúdos e as metodologias de aprendizagem utilizadas. Nesse sentido, o psiquiatra norte-americano William Glasser (1925-2013) é uma das maiores referências no assunto. 

O pesquisador se dedicou à análise das metodologias de ensino, buscando explicar como as pessoas geralmente aprendem e qual é a eficiência de cada método neste processo. 

Para apresentar o resultado de seus estudos, Glasser apresentou a Pirâmide de Aprendizagem. Nela, o estudioso mostra a eficácia de cada metodologia, identificando em quais o aluno aprende mais. 

Segundo a pirâmide Glasser, o aprendizado do estudante melhora conforme ele apresenta uma postura mais ativa no processo de aquisição de conhecimento. 

Mas por que isso acontece? 

De acordo com o pesquisador, quando o estudante participa de forma mais ativa, ele acaba sendo responsável pela construção do conhecimento. Isso permite que ele aprenda de forma eficaz e duradoura, indo muito além da famosa “decoreba”. 

De acordo com essa teoria de Glasser, os alunos aprendem cerca de:

  • 10% lendo;
  • 20% escrevendo;
  • 50% observando e escutando;
  • 70% discutindo com outras pessoas;
  • 80% praticando;
  • 95% ensinando.

Ou seja, é possível observar que os métodos mais eficientes – discutindo com outras pessoas, praticando e ensinando –  estão inseridos no campo das metodologias ativas de aprendizagem.

Por que a aprendizagem ativa é uma boa metodologia de estudos para o Enem?

Atualmente, o Enem é a principal prova para o ingresso no ensino superior. Contudo, ele não segue a divisão dos tradicionais vestibulares, dividindo as questões por matérias como matemática, física, biologia, língua portuguesa e história, por exemplo. 

O exame é dividido em quatro grandes áreas do conhecimentos –  Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias. 

Mas o que isso muda na prática as características do exame? 

Diferente dos vestibulares tradicionais, em que os conteúdos de cada matéria são delimitados, no Enem, as matérias e os conhecimentos se relacionam. Por exemplo: na prova de Ciências Humanas é possível que você tenha uma única questão envolvendo conhecimentos de física, química e biologia. 

Essa característica do exame exige que o aluno tenha um conhecimento dos conteúdos que vá além da “decoreba”. Afinal, será cobrado um domínio mais amplo, que permite fazer relações entre as matérias e aplicar os conhecimentos em cenários que fazem parte do nosso dia a dia. 

O que tudo isso tem a ver com o modelo de aprendizagem ativa? Essa metodologia, através de processos que incentivam o estudante a construir o seu conhecimento de forma autônoma, personalizada e ativa, pode preparar melhor para o Enem. 

Afinal, o exame exige uma compreensão dos conteúdos mais profunda, duradoura e que permite traçar paralelos e encontrar relações entre o que está nos livros e em nosso cotidiano. 

Dessa forma, investir em metodologias de estudos ativas pode trazer bons resultados para quem está se preparando para o Enem. 

No entanto, é sempre importante lembrarmos: cada pessoa tem o seu ritmo e seu processo de absorção de conteúdos. 

Ou seja, teste mais de um método de estudos e encontre aquele que funcione melhor para você. Lembre-se que não existem regras, neste artigo trazemos apenas sugestões para potencializar seus estudos. 

As vantagens da aprendizagem ativa 

Agora que você já compreendeu o conceito de aprendizagem ativa e por que ela é uma metodologia de estudos boa para o Enem, vamos apresentar seus principais benefícios. Confira:

  • Adquirir mais autonomia e desenvolver confiança

A aprendizagem ativa torna os estudantes protagonistas do seu aprendizado, o que contribui para que eles adquiram mais autonomia e confiança para resolver problemas e encontrar seus pontos fortes e fracos em cada conteúdo. 

  • Compreensão mais completa dos cenários e situações do cotidiano

Os modelos ativos de aprendizagem possibilitam um conhecimento maior dos conteúdos. 

Afinal, é um metodologia que busca garantir que os alunos tenham um conhecimento solidificado e amplo, estando aptos para analisar cenários e situações do cotidiano. Ou seja, eles aprendem como aplicar aquilo que é trabalho nos livros e na sala de aula no universo à sua volta.  

Quantas vezes você já viu um conteúdo na escola e se perguntou “onde eu vou usar isso”? Provavelmente muitas! Com a aprendizagem ativa, os estudantes compreendem melhor de onde vieram e em que serão aplicados praticamente cada conceito.

Isso permite que os estudantes criem um pensamento crítico aprimorado e aumentem sua capacidade de argumentação e defesa de ideais – ponto indispensável para a redação do Enem, não é mesmo?

  • Desenvolvimento da capacidade de adaptabilidade, comunicação e habilidades interpessoais

O método de aprendizagem ativa possibilita que os estudantes aperfeiçoem diversas habilidades, especialmente de comunicação verbal, escrita e interpretação de conteúdos. 

Assim, eles também se tornam mais adaptáveis, saindo-se bem mesmo em diferentes modelos de prova, por exemplo. 

Além disso, de forma geral, uma abordagem mais ativa permite o desenvolvimento de diversas habilidades interpessoais, como organização, inteligência emocional e empatia. 

As principais metodologias ativas que você vê na escola 

Abaixo, apresentamos as principais metodologias ativas trabalhadas no contexto escolar. Confira: 

Situações problema e desenvolvimento de projetos

O aprendizado baseado em situações problemas e desenvolvimento de projetos instiga o estudante a buscar de forma autônoma soluções e abordagens para a questão apresentada pelo professor.

Esse método propõe que o estudante analise, estruture e crie diante de uma situação desafiadora, o que garante um aprendizado mais duradouro e aprofundado. 

Neste contexto, o professor exerce um papel de mediador. Ele incentiva o aluno a resolver o problema e desenvolver um projeto por conta própria. 

Além disso, esses projetos costumam ser desenvolvidos em grupos, de modo colaborativo, para que o estudante desenvolva também a capacidade de trabalhar em conjunto.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é uma das estratégias para trabalhar uma metodologia ativa com os estudantes. Nela, há uma substituição da aula expositiva dada pelo professor por uma mais dinâmica, em que o conteúdo é ensinado pelo próprio aluno. 

Para que isso seja possível, o estudante deve ter acesso antecipado ao conteúdo e interagir com os demais colegas para realizar projetos. O objetivo é fazer com que o aluno tenha uma postura mais ativa, além de aumentar o interesse dele pelo tema abordado.

Gamificação

A gamificação é a utilização de jogos em situações de ensino e aprendizado. Para isso, valem jogos de tabuleiro, atividades físicas feitas na quadra escolar ou fora dela, por exemplo. 

Em geral, essa é uma estratégia de ensino que gera bastante engajamento entre os alunos, que se sentem desafiados e estimulados a chegar até o final. 

Discussões e debates

A realização de grupos de discussão e debates supervisionados possibilita o desenvolvimento do raciocínio e do pensamento crítico entre os alunos. 

Além disso, coloca os estudantes em contato com novas opiniões e contextos diferentes dos quais eles estão acostumados.

Sendo assim, é uma ótima estratégia para os estudantes aprenderem a construir e defender suas ideias, além de aprofundar o tema em debate.  

Como ser mais ativo no seu aprendizado com 5 atitudes 

Para você que está se preparando para o Enem, trazemos cinco atitudes para potencializar seus estudos e ter uma postura mais ativa diante do aprendizado. Confira:

1 - Grupos de estudo

Uma das metodologias mais eficazes de aprendizagem é conversar e ensinar outra pessoa sobre o assunto que você está estudando. Afinal, essa prática permite que o estudante consolide e amplie a absorção dos conteúdos.

Sendo assim, montar um grupo de estudos pode ser uma ótima alternativa para dar um gás na sua rotina de preparação para o Enem.

2 - Dialogar com o texto

Você já sentiu que leu uma página inteira de conteúdo, mas não absorveu nada do que estava escrito? Isso é bem mais comum do que parece!

Uma ótima forma de driblar esse problema é realizar anotações ao longo do texto, procurando estabelecer relações entre o que está lendo e outros conteúdos. 

Essa estratégia pode ajudar a compreender melhor o conteúdo e a fixar todos os principais pontos.

3 -  Ir além do material básico de estudos

Os livros didáticos são ótimas ferramentas de estudos. Contudo, muitas vezes, eles não são suficientes para garantir uma aprendizagem eficaz. Afinal, existem estudantes que aprendem melhor ouvindo, por exemplo, já outros, precisam de estímulos visuais. 

Sendo assim, ir além do material básico, buscando vídeo-aulas, podcasts e jogos interativos, é uma ótima forma de potencializar seus estudos. 

4 - Faça simulados

Ler e ouvir sobre uma matéria são ótimas formas de estudar. No entanto, você só saberá se aprendeu de fato um conteúdo ao praticar. 

Por isso, especialmente para estudar para o Enem, procure fazer simulados para testar seus conhecimentos. Eles permitem que você identifique seus pontos fortes e fracos nos estudos, o que possibilita fazer mudanças realmente eficazes na sua rotina. 

5 - Aposte nos resumos e nas anotações

Ao estudar um novo conteúdo, procure fazer um resumo ou anotações sobre o que você aprendeu. Colocar o que foi aprendido em suas próprias palavras ajuda a fixar a matéria e facilita a compreensão.

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

Conclusão 

Neste artigo, falamos sobre aprendizagem ativa, trazendo dicas para os estudantes que estão se preparando para o Enem. 

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Resistores: o conteúdo de Física que mais cai no Enem

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O que são os resistores na Física? 

Os resistores são dispositivos com capacidade de transformar energia elétrica em térmica e também de alterar a diferença de potencial em determinada parte do circuito.  

A representação de um resistor em um circuito elétrico costuma ser dos seguintes modos:

O código de cores dos resistores 

Os resistores possuem valores diferentes entre si e específicos. Por isso, para que se possa identificar o valor da resistência do resistor, sem a necessidade de aparelhos específicos, estabeleceu-se uma tabela de cores, em que há correspondência entre a cor e o valor do resistor. 

Veja qual é essa relação entre a cores e o valor da resistência dos resistores: 

  • preto: 0; 
  • marrom/castanho: 1; 
  • vermelho: 2; 
  • laranja: 3; 
  • amarelo: 4; 
  • verde: 5; 
  • azul: 6; 
  • violeta: 7; 
  • cinza: 8; 
  • branco: 9. 

Os tipos de resistores 

Há dois tipos de resistores, os fixos e os variáveis. Conheça melhor cada um deles: 

1. resistores fixos , constituídos de filme metálico, filme carbono, fio de precisão, entre outros materiais. Sem dúvidas, esse é o tipo de resistor mais utilizado.   

O valor desse tipo de resistor é determinado durante o projeto do circuito elétrico, por isso, eles não são ajustados ao circuito, posteriormente. 

2. resistores variáveis , que são ajustados manualmente, por um movimento mecânico. Esse modelo de resistor é composto de um resistor fixo e um controle que bate no elemento de resistor principal. Ou seja, há três tipos de conexões: duas conectadas ao elemento fixo e uma ao controle.   

A 1º e a 2º Lei de Ohm 

As leis de Ohm são fundamentais para a área de eletricidade da Física.

Isso porque essas duas leis determinam que a corrente elétrica em um condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada.  

Criadas pelo físico alemão Georg Simon Ohm, essas leis constituem o princípio fundamental para a eletrônica analógica.

Por meio dessas duas leis, o físico alemão provou que três grandezas elétricas – tensão, corrente e resistência – possuem ligação direta entre si. 

Assim, uma de suas postulações é que a corrente elétrica que percorre um condutor é proporcional à voltagem aplicada nos seus terminais. 

Georg Ohm chegou a tais conclusões por meio de experimentos com variados tipos de condutores. Segundo a primeira Lei de Ohm, a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potência aplicada. 

Já de acordo com a segunda Lei de Ohm, estabelece que a resistência elétrica do condutor tem relação direta com constituição do material e é proporcional ao seu comprimento.

Conheça melhor cada uma delas: 

Primeira Lei de Ohm 

A primeira Lei de Ohm estabelece que um condutor ôhmico (resistência constante) mantido à temperatura constante, a intensidade (i) de corrente elétrica será proporcional à diferença de potencial (ddp) aplicada entre suas extremidades. 

Ou seja, ele possui uma resistência elétrica constante. A 1° Lei de Ohm é representada pela seguinte fórmula:

R = U / I

Onde: 

R: resistência, medida em Ohm (Ω) 

U: diferença de potencial elétrico (ddp), medido em Volts (V) 

I: intensidade da corrente elétrica, medida em Ampére (A). 

Segunda Lei de Ohm 

A 2º Lei de Ohm postula que a resistência elétrica de um material é diretamente proporcional ao seu comprimento, inversamente proporcional à sua área de secção transversal. 

 Além disso, a resistência elétrica depende do material do qual é constituída. A 2° Lei de Ohm é representada pela seguinte fórmula: 

 R = ρL / A

Onde: 

R: resistência (Ω) 

ρ: resistividade do condutor (depende do material e de sua temperatura, medida em Ω.m) 

L: comprimento (m) 

A: área de secção transversal (mm2) 

Associação de resistores 

Um circuito elétrico pode conter mais de um resistor. Nesse caso, pode haver associações, o que permite a obtenção de diferentes valores de resistência elétrica, dependendo do tipo de associação. 

Associação em série 

Nesse tipo de associação, os resistores são colocados lado a lado. Assim, os equipamentos ficam com a mesma corrente elétrica com diferença de potencial variada. 

Associação em paralelo 

Nessa associação, os resistores são colocados um sobre o outro. Desse modo, os equipamentos terão a mesma diferença de potencial, já a corrente elétrica será diferente. 

Associação mista 

Como o nome sugere, acontece quando, em um mesmo circuito, há associações em série e em paralelo.

Questões do Enem sobre resistores para você treinar

1. Enem (2017)

Fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Quando a corrente que passa por esse componente elétrico é maior que sua máxima corrente nominal, o fusível queima. Dessa forma, evita que a corrente elevada danifique os aparelhos do circuito. Suponha que o circuito elétrico mostrado seja alimentado por uma fonte de tensão U e que o fusível suporte uma corrente nominal de 500 mA.

Qual é o máximo valor da tensão U para que o fusível não queime? 

a) 20 V
b) 40 V
c) 60 V
d) 120 V
e) 185 V

Resposta: D

2. Enem (2018)

Muitos smartphones e tablets não precisam mais de teclas, uma vez que todos os comandos podem ser dados ao se pressionar a própria tela. Inicialmente essa tecnologia foi proporcionada por meio das telas resistivas, formadas basicamente por duas camadas de material condutor transparente que não se encostam até que alguém as pressione, modificando a resistência total do circuito de acordo com o ponto onde ocorre o toque. A imagem é uma simplificação do circuito formado pelas placas, em que A e B representam pontos onde o circuito pode ser fechado por meio do toque.

Qual é a resistência equivalente no circuito provocada por um toque que fecha o circuito no ponto A? 

a) 1,3kΩ
b) 4,0kΩ
c) 6,0kΩ
d) 6,7kΩ
e) 12,0kΩ

Resposta: C 

3. ENEM (2018)


Ao pesquisar um resistor feito de um novo tipo de material, um cientista observou o comportamento mostrado no gráfico tensão  versus  corrente.

Após a análise do gráfico, ele concluiu que a tensão em função da corrente é dada pela equação V = 10i + i². 

O gráfico da resistência elétrica (R) do resistor em função da corrente (i) é 

a)


b)


c)


d)


e)

 Resposta: D

4. ENEM (2018)

Alguns peixes, como o porquê, a enguia-elétrica da Amazônia, podem produzir uma corrente elétrica quando se encontram em perigo. Um poraquê de 1 metro de comprimento, em perigo, produz uma corrente em torno de 2 ampères e uma voltagem de  600   

O quadro apresenta a potência aproximada de equipamentos elétricos. 

O equipamento elétrico que tem potência similar àquela produzida por esse peixe em perigo é o(a): 

a) exaustor. 
b) computador. 
c) aspirador de pó.
d) churrasqueira elétrica.
e) secadora de roupas.

Resposta: D 

5. ENEM PPL (2018) 

Ao dimensionar circuitos elétricos residenciais, é recomendado adequadamente bitolas dos fios condutores e disjuntores, de acordo com a intensidade de corrente elétrica demandada. Esse procedimento é recomendado para evitar acidentes na rede elétrica. No quadro é especificada a associação para três circuitos distintos de uma residência, relacionando tensão no circuito, bitolas de fios condutores e a intensidade de corrente elétrica máxima suportada pelo disjuntor.

Com base no dimensionamento do circuito residencial, em qual(is) do(s) circuito(s) o(s) equipamento(s) é(estão) ligado(s) adequadamente? 

a) Apenas no Circuito 1.
b) Apenas no Circuito 2.
c) Apenas no Circuito 3.
d) Apenas nos Circuitos 1 e 2.
e) Apenas nos Circuitos 2 e 3.

Resposta: E 

6. Enem (2010) 

A relação da resistência elétrica com as dimensões do condutor foi estudada por um grupo de cientistas por meio de vários experimentos de eletricidade. Eles verificaram que existe proporcionalidade entre: 

resistência (R) e comprimento (ℓ ), dada a mesma secção transversal (A); 

resistência (R), e área da secção transversal (A), dado o mesmo comprimento (ℓ); 

comprimento (ℓ) e área da secção transversal (A), dada a mesma resistência (R). 

Considerando os resistores como fios, pode-se exemplificar o estudo das grandezas que influem na resistência elétrica utilizando as figuras seguintes: 

As figuras mostram que as proporcionalidades existentes entre resistência (R) e comprimento (ℓ), resistência (R) e área da secção transversal (A), e entre comprimento (ℓ) e área da secção transversal (A) são, respectivamente, 

  1. a) direta, direta e direta.
  2. b) direta, direta e inversa.
  3. c) direta, inversa e direta.
  4. d) inversa, direta e direta.
  5. e) inversa, direta e inversa.

Resposta: C

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O que faz um gestor de comunidade, profissão em alta em 2023

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O papel do gestor de comunidade nas empresas 

Gestor de comunidade é o profissional responsável por gerenciar, construir estratégias e produzir conteúdos para os usuários de uma comunidade, que está envolvida com determinada empresa, causa ou organização. Seu principal papel é entender as necessidades desse grupo de pessoas e facilitar a interação entre esses indivíduos.

Além disso, esse profissional também faz o gerenciamento da imagem da empresa diante da comunidade envolvida com suas ações/produtos, cuidando das interações com cada membro.

Para assumir essas funções, este profissional combina conhecimentos interdisciplinares, como domínio de ferramentas digitais, estratégias de engajamento e escrita e habilidades de liderança, criatividade, capacidade de comunicação e empatia.

A rotina desse profissional se baseia em quatro pilares, são eles:

  • Criação do local da comunidade: seja físico ou online, as pessoas precisam de um lugar central para trocar informações;
  • Aquisição de membros: a comunidade só funciona se tiver pessoas nela, essa etapa envolve os processos de captação de novos membros;
  • Manutenção: agora que já estão todos dentro, entra a parte de manutenção da comunidade, que envolve a parte de experiência do membro, conteúdo e engajamento, moderação da comunidade, análise de dados, etc;
  • Saída de membros: é normal que algumas pessoas deixem determinada comunidade, é papel do gestor de comunidade investigar as saídas e entendê-las.

A diferença entre o gestor de comunidade e o social media 

Ao conhecer mais sobre o papel do gestor de comunidade, você deve ter percebido que muito do trabalho desse profissional é interagir com as pessoas. Para isso, alguns dos principais meios utilizados são as redes sociais. 

Em função disso, você pode estar se perguntando: o gestor de comunidades é, então, um social media? Não! O gestor de comunidades não cuida das redes sociais, apenas pode utilizá-las como ferramenta para estreitar laços com a sua audiência.

Social media é o profissional responsável pelo gerenciamento das redes sociais de uma empresa. Ele faz postagens para manter o contato com o público, responde comentários e mensagens diretas e acompanha todo o tipo de interação que as pessoas fazem com e sobre a empresa nas redes sociais.

A principal diferença entre um social media e um gestor de comunidades é que o primeiro é responsável pela comunicação da empresa com os indivíduos, enquanto o segundo deve focar em estimular e mediar a comunicação entre os próprios participantes da comunidade.

Ou seja, o sucesso do social media é medido pelo engajamento dos seguidores com a marca, enquanto o do gestor de comunidade é medido pelas interações dos seguidores entre si.

Por mais que um gestor de comunidade também seja profissional de mídias sociais, sua atuação não acaba aí. 

Além de entender e agir diretamente nas redes sociais da empresa, ele também frequenta fóruns, grupos, eventos presenciais e toda outra forma possível de comunicação com a audiência.

Ou seja, são profissionais com funções bem distintas, mas que se complementam no dia a dia de trabalho.

As habilidades necessárias para gerenciar uma comunidade 

Um gerente de comunidade deve ter uma série de competências para desempenhar suas funções plenamente.

Entre todas as habilidades, em primeiro lugar, certamente vem a capacidade de se comunicar de forma clara e assertiva. Afinal, uma das principais funções desse profissional é mediar e dar suporte aos membros de uma comunidade — e uma boa comunicação é essencial para isso. 

Além disso, este profissional também deve ser capaz de se adaptar a mudanças constantemente. Lidar com pessoas sempre tem uma dose de imprevisibilidade, então é indispensável ter jogo de cintura para responder em tempo hábil a situações inesperadas.

Sendo assim, podemos dizer que as principais habilidades de um gestor de comunidades são:

  • Comunicação assertiva e persuasiva;
  • Flexibilidade e adaptabilidade;
  • Capacidade de resposta sob pressão;
  • Gerenciamento de crises;
  • Organização e planejamento.

Quanto ganha um gestor de comunidade 

De acordo com o portal Vagas, um gestor de comunidade inicia na profissão ganhando R$ 2.119 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.919. A média salarial desse profissional é de R$ 3.300. 

O portal Glassdoor também aponta remunerações semelhantes. Segundo o site, o salário médio de um gestor de comunidades é de R$3.955 no Brasil.

Cursos para se tornar gestor de comunidade

Embora não exista uma formação específica para trabalhar como gestor de comunidade, geralmente os profissionais da área possuem formação superior em Marketing, Administração, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas. 

Então, se você deseja seguir nessa carreira, uma boa alternativa para começar é investir em uma das graduações que mencionamos acima.  

Aqui no EAD UMC, temos os cursos de Marketing e Administração a distância. Esses dois cursos forneceram conhecimentos indispensáveis para você se tornar um grande gestor de comunidades. 

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Como interpretar charges: dicas para o Enem e vestibulares

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Características das charges

  • Tratam de temas atuais: para entendimento da piada contida no desenho, normalmente é necessário um contexto histórico. Ou seja, sem saber qual âmbito uma história está sendo contada, a piada é perdida;
  • Linguagem verbal e/ou não verbal: o desenho pode ser verbalizado ou não;
  • Tema social ou político: questões políticas e sociais, sejam elas nacionais ou internacionais, aparecem de forma frequente.
  • Caráter: humorístico, cômico, irônico e satírico.
  • Efemeridade: muitas vezes, retrata acontecimentos contemporâneos. A charge é tida como efêmera, pois está sempre se atualizando;
  • Ruptura discursiva: o final inesperado trata-se de uma quebra do discurso construído na charge;
  • Exagero: aponta o exagero para provocar a vertente humorística. No exagero, o chargista enfatiza pontos tidos como principais, fazendo distorções da realidade, mas sem tirar a veracidade;

Os principais personagens de charges e tirinhas que aparecem no Enem

O Enem é uma das provas que mais utiliza charges e tirinhas, especialmente na parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

Abaixo, apresentamos as principais charges e tirinhas que aparecem nas questões do Enem. Confira:

Mafalda 

Mafalda foi uma tira escrita e desenhada pelo cartunista argentino Quino

As histórias têm como personagem principal Mafalda, uma menina preocupada com a humanidade e com a paz mundial e que se rebela com o estado atual do mundo. As charges da Mafalda foram escritas entre 1964 a 1973.

Nas charges, Mafalda se comporta como uma típica menina na sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 1960 em que se encontra. 

Calvin e Haroldo 

Calvin e Haroldo é uma série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson. Elas foram publicadas em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 1985 e 1995.

Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade que tem como companheiro Haroldo, um tigre de pelúcia. Haroldo "ganha" vida sempre que os dois estão sozinhos.

Além de apresentar diversas questões relacionadas à infância, a charge tem uma importante faceta contemplativa, com muitas interrogações existencialistas e uma crítica ao comportamento do homem em relação à natureza.

Frank e Ernest 

Frank e Ernerst é uma tira cômica criada e desenhada por Bob Thaves em 1972. 

Ela narra as aventuras de dois homens comuns em situações nem tão comuns do dia a dia. Eles discutem todos os tipos de acontecimentos, desde as pequenas frustrações da vida até grandes escândalos políticos.

Garfield 

Garfield é uma das tirinhas mais famosas da história, sendo publicado em 2570 jornais de todo o mundo. O personagem principal é um gato de cor caramelo listrado chamado Garfield. Ele é preguiçoso, guloso, viciado em café e lasanha, amante de televisão e, acima de tudo, sarcástico.

Além do gato, Odie, um cão, e Jon Arbuckle, um cartunista, dono dos dois, fazem parte das histórias. 

Hagar, o Horrível

Hagar, o Horrível é uma tira em quadrinhos criada em 1973 por Dik Browne. 

As tiras narram a vida de uma família viking. Hagar, um viking gordo e barbudo é o personagem principal. Ele tem as mesmas preocupações que um homem moderno: precisa cuidar da família, vencer os adversários e cuidar do peso.

As charges no Enem e vestibulares

A leitura interpretativa de charges é uma habilidade cada vez mais cobrada em provas de vestibulares e no Enem. Encontramos esse tipo de texto tanto nas questões de língua portuguesa quanto nos temas de redação

Mas por que isso acontece? Por que as charges são consideradas um tipo de texto tão importante? Porque elas exigem mais competências do que um texto tradicional! 

As charges extrapolam a linguagem verbal (por vezes até nem usada). Além de uma boa interpretação, elas exigem um bom nível de conhecimento de mundo e capacidade de pensar criticamente e relacionar fatos sociais. 

Afinal, o tema abordado na charge pode estar ligado a um acontecimento de um período específico, o que mostra a importância de se manter informado e ter um bom repertório de referências.

É por isso que as charges são tão valorizadas nos concursos vestibulares e no Enem. Quer saber como se sair bem nas questões em que elas aparecem? Continue conosco e confira o próximo tópico. 

Como ler e interpretar uma charge 

Abaixo, trazemos algumas dicas que podem ajudar na hora da interpretação das charges. Confira:

1 - Leia charges

É pouco provável que você nunca tenha lido uma charge, mas, de qualquer forma, vale reforçar a leitura e conhecer mais sobre esse gênero. 

Ampliando seu repertório, você entende a estrutura narrativa das charges, a construção do humor e aumenta sua capacidade de compreensão. 

2 - Faça perguntas à charge

Para fazer uma leitura crítica daquilo que você está lendo, é importante levantar perguntas como:

  • Qual o tema da charge?
  • Conheço o cenário ou as pessoas retratadas?
  • Pode haver ambiguidade, ou seja, mais de uma maneira de interpretar o desenho ou o texto?

3 - Atenção aos detalhes

A charge é um tipo de texto extremamente conciso. Ou seja, nada é colocado ali por acaso. 

Todo o conjunto é importante para entender a crítica do autor. Por isso, fragmente sua análise procurando detalhes que sirvam como pista para responder a questão. 

Outra dica é se atentar à fonte para descobrir o local e a data de publicação.

4 - Busque o objetivo da charge

Toda a charge busca causar um efeito, envolvendo, para isso, questões sociais, políticas, culturais e ideológicas. 

Por isso, ao ler uma charge na hora da prova, é essencial relacionar texto verbal e não-verbal com os principais fatos e contextos sociais da atualidade. 

Isso certamente ajudará a encontrar a alternativa correta. 

5 - Relacione a charge com o enunciado da questão

Não se esqueça de fazer uma leitura atenta de todo o enunciado e das alternativas. Muitas vezes, no próprio enunciado, podemos encontrar pistas para fechar a linha de raciocínio. 

6 - Mantenha-se bem informado

Lembra que as charges se relacionam com temas e debates que estão em pauta na sociedade? Então, uma das melhores estratégias para garantir uma boa compreensão desse tipo de texto é conhecer a realidade e aquilo que acontece no país e no mundo. 

Ou seja, além de abrir os livros, acesse também portais de notícias, acompanhe telejornais, se atualize e saiba quais são as principais questões da sociedade na atualidade. 

Questões com charges e tirinhas do Enem para você praticar 

Agora que você já conhece mais sobre as charges, que tal praticar? Confira algumas questões do Enem:

1 - (Enem/2004)

A conversa entre Mafalda e seus amigos

A) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.
B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
E) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.

2 - (Enem/2005)

A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre a

A) relações pessoais e o avanço tecnológico.
B) inteligência empresarial e a ignorância dos cidadãos.
C) inclusão digital e a modernização das empresas.
D) economia neoliberal e a reduzida atuação do Estado.
E) revolução informática e a exclusão digital.

3 -  (Enem/2000) Em uma conversa ou leitura de um texto, corre-se o risco de atribuir um significado inadequado a um termo ou expressão, e isso pode levar a certos resultados inesperados, como se vê nos quadrinhos abaixo.

Nessa historinha, o efeito humorístico origina-se de uma situação criada pela fala da Rosinha no primeiro quadrinho, que é:

A) Faz uma pose bonita!
B) Quer tirar um retrato?
C) Sua barriga está aparecendo!
D) Olha o passarinho!
E) Cuidado com o flash!

4 - (Enem/2003)

O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda

A) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.
B) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.
C) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
D) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança.
E) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.

5 - (Enem/2005)

As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta dos governantes. Tendo como referência o estado atual dos países periféricos, pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte ideia:

A) Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos e aposentados.
B) Necessidade de atualização crítica de clássicos da literatura.
C) Menosprezo governamental com relação a questões ecologicamente corretas.
D) Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho.
E) Aprofundamento do problema social do desemprego e do subemprego.

Gabarito: 1 - A, 2 - A, 3 - D, 4 - C, 5 -A

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Conclusão

Neste artigo, explicamos como interpretar charges. Se você está se preparando para o Enem ou vestibular, essa habilidade é essencial. 

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