Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

Como pedir adiantamento de salário? Conheça seus direitos

Enem

3 livros de Guimarães Rosa que já caíram no Enem

Mercado de Trabalho

Como pedir adiantamento de salário? Conheça seus direitos

Redação
Por Redação em Feb 21, 2022 4:32:00 PM | 14 min de leitura

Em geral, as empresas determinam um dia do mês para realizar o pagamento dos colaboradores. Mas, quando aparece um gasto inesperado e há a necessidade de solicitar um adiantamento salarial, o que fazer? 

É um direito? Além de negar, a empresa pode ver como algo negativo? Veja como funciona o adiantamento salarial, o que diz a lei sobre o tema, quem pode pedir, se há obrigatoriedade em conceder, e muito mais! 

Confira: 

Como funciona o adiantamento de salário nas empresas 
Para quem pedir o adiantamento de salário  
Conseguiu o adiantamento? Fique atento ao seu holerite!  
Modalidades de adiantamento salarial  
Como conseguir um aumento salarial? 

New call-to-action

Como funciona o adiantamento de salário nas empresas 

O adiantamento salarial não é um tema regulamentado em lei, isto é, não há na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nenhum artigo que fale sobre o tema. 

Há somente o artigo 462 da CLT, que diz que haverá desconto no salário do funcionário caso haja um adiantamento, seja ele solicitado ou espontâneo. 

Tal situação, pouco especificada em lei, causa dúvidas entre as pessoas. Atualmente, existem diversas formas de realizar esse adiantamento, como os vales e os salários sob demanda.  

O que é o adiantamento salarial? 

Em termos gerais, é o pagamento do salário, ou parte dele, antes da data acordada para o recebimento. O valor pago no adiantamento é descontado na folha de pagamento.  

Então, é possível receber um adiantamento de todo o salário? Não é possível.  

Em geral, os acordos trabalhistas impedem que as empresas antecipem mais de 40% do valor do salário. Quando acontece esse adiantamento, ele costuma ocorrer entre o 15० e o 20० dia útil do mês. 

Mas, como vimos, não há uma lei específica que trate sobre o tema. Por isso, é importante consultar os acordos trabalhistas existentes em cada caso.  

O que diz a lei sobre o adiantamento de salário 

Não há uma lei em específico que trate sobre o assunto, com artigos definindo critérios de concessão e penalidades para quem a descumprir. 

A CLT contém apenas um artigo sobre o tema. Ainda assim, ele é curto e fala apenas sobre o desconto decorrente do adiantamento efetuado. Confira o artigo 462 da CLT: 

Art. 462 – Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. 

Desse modo, o tema é discutido e acordado por meio de convenções trabalhistas, entre os sindicatos e as empresas. Para saber qual é o seu caso, é necessário consultar os acordos trabalhistas elaborados pelo sindicato que te representa. 

Saiba como pedir um adiantamento de salário.

O empregador é obrigado a pagar o adiantamento de salário? 

Não, pois o adiantamento salarial é considerado um benefício do empregador em relação ao colaborador. 

Em geral, a medida é considerada um modo de reter talentos na empresa, já que tal facilidade costuma ser atraente para alguns profissionais. 

Como a prática é bem vista pelos empregados, a medida impacta positivamente o ambiente de trabalho, podendo beneficiar até a produtividade da equipe.  

Quem pode pedir adiantamento de salário? 

Qualquer funcionário que esteja dentro dos critérios estabelecidos pela empresa pode solicitar o adiantamento salarial. Só é necessário verificar se a organização concede tal benefício aos colaboradores. 

Pode “pegar mal” pedir o adiantamento de salário? 

A solicitação da antecipação salarial deve ser feita ao RH da empresa, não ao seu gestor. Isso já inibe alguns constrangimentos. E, embora tenha o direito de negar ou de não oferecer o benefício, não há qualquer razão para a empresa ter uma visão negativa sobre o colaborador com o pedido.  

Por isso, fique tranquilo! As chances disso acontecer são baixas! 

É vantajoso solicitar um adiantamento salarial? 

A solicitação ou não do salário depende da organização financeira de cada um, de modo que não há uma resposta única e correta para a pergunta. 

No final, o importante é seguir um planejamento financeiro adequado e, assim que possível, visar a um aumento salarial. Neste caso, o ganho é efetivo. 

Por parte da empresa, estabelecer uma política de adiantamento salarial costuma trazer mais vantagens do que desvantagens, já que, financeiramente, não impacta os cofres da organização e é um benefício atraente para muitos colaboradores. 

Desse modo, diversos ganhos podem ser listados, confira: 

  • Benefício para o colaborador; 
  • Não interfere no caixa da empresa; 
  • Aprimora a relação entre colaborador e empresa; 
  • Valoriza os profissionais e atende a uma demanda deles; 
  • Pode auxiliar o colaborador na própria gestão financeira. 

O benefício também pode ser um diferencial no momento da contratação, facilitando a retenção e a aquisição de talentos. 

Para quem pedir o adiantamento de salário 

Por dizer respeito aos seus direitos trabalhistas e à sua relação com a  empresa, o aumento salarial deve ser solicitado ao RH da empresa, não ao seu líder ou chefe.  

Embora a empresa não seja obrigada a fornecer o adiantamento salarial, se ela opta por oferecer tal opção a um setor, ela é obrigada a estender a todos, a não ser que um acordo específico com o sindicato da categoria impeça tal medida. 

Por exemplo, uma empresa dá aos colaboradores do administrativo a opção de solicitar um adiantamento salarial. Então, os colaboradores de vendas também devem ter o direito de fazer tal solicitação. 

Conseguiu o adiantamento? Fique atento ao seu holerite! 

Como o tema do adiantamento salarial não é regulamentado em lei, há diferentes situações sobre o assunto. Uma delas é o porcentual adiantado pela empresa. Em geral, o percentual de antecipação é entre 20% e 40%, independente do valor do salário recebido. 

Caso prefira, o colaborador pode solicitar o fim do adiantamento salarial, recebendo o pagamento em um uma parcela integral, na data acordada para o pagamento.  

Modalidades de adiantamento salarial 

Existem quatro modelos de adiantamento salarial, são eles: 

1. Salário sob demanda 

Nesse caso, o colaborador recebe de acordo com os dias trabalhados no mês. Nessa modalidade, o empregado pode solicitar o pagamento em qualquer época do mês. 

2. Vale de de 40% 

É o modelo mais comum. Consiste no pagamento de uma parcela correspondente a 40% do salário entre os dias 15 e 20 de cada mês. 

3. Vale com menos de 40% 

Modelo igual ao anterior, com alteração da porcentagem adiantada do salário, que é abaixo de 40%. Embora a lei não estabeleça uma porcentagem máxima ou mínima para o adiantamento salarial, os valores mais praticados no mercado são de 20% a 40%, como mínimo e máximo, respectivamente. 

Assim, caso queira saber qual é o seu caso, é necessário consultar o RH e ver se há algum acordo entre a empresa e o sindicato. Não havendo, deve-se negociar diretamente com a empresa qual será o porcentual do adiantamento e a data do pagamento.  

4. Cartão multibenefícios 

Feito como uma ferramenta de convênio, o cartão multibenefício consiste no pagamento de um valor em um cartão que pode ser utilizado pelo colaborador em diferentes estabelecimentos e serviços, aproveitando o dinheiro do modo que achar necessário. 

Como conseguir um aumento salarial? 

Já vimos como funciona o adiantamento salarial: quem pode solicitar, os prazos, as regras, o que diz a lei, entre outros tópicos. Agora, se você está pensando em solicitar um adiantamento para organizar as suas finanças, já pensou em conseguir um aumento salarial? 

Isso é possível, só precisa se planejar tomar algumas ações. Em geral, há dois modos de ganhar uma promoção e um aumento salarial: tempo de serviço e qualificação. 

O tempo de serviço, porém, nem sempre está de acordo com o tempo desejado em obter o ganho e o aumento. Por isso, a qualificação acaba sendo a melhor opção para quem quer ter um aumento salarial. 

Nesse caso, a graduação é um grande diferencial no mercado de trabalho, além de abrir portas para trabalhos mais específicos e que exigem uma mão de obra mais qualificada, que é também mais bem remunerada remunerada. 

De acordo com pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto Semesp, brasileiros com diploma de ensino superior conseguiram melhores colocações e maiores salários no mercado de trabalho nos últimos anos, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. 

82% dos entrevistados contaram que conseguiram uma remuneração melhor, uma promoção, uma efetivação após o estágio ou o primeiro emprego depois de concluírem a graduação. 

Participaram do levantamento mais de 8,5 mil estudantes e ex-estudantes de instituições de ensino públicas e privadas. 

As vantagens de concluir o ensino superior são independentes da modalidade da graduação. 

Atualmente, há cursos presenciais, semipresenciais e a distância. O diploma tem a mesma validade nas três modalidades e não consta no documento qual foi a opção escolhida pelo estudante. 

Também não é preciso informar no currículo a modalidade em que a graduação foi feita. 

O importante é alinhar as características do curso com as necessidades do estudante. Por exemplo, quem mora longe de grandes centros urbanos ganha acesso a um ensino superior de qualidade com o EAD. Assim ele tem a chance de se profissionalizar a um preço acessível. 

Inclusive, uma das principais vantagens de um curso EAD é a economia. As mensalidades costumam ser menores e não há custo nem tempo para o deslocamento no trajeto até a instituição de ensino. 

Além disso, os cursos a distância são flexíveis em relação aos horários de aula e de estudo. É possível encaixar as aulas em praticamente qualquer rotina. 

Por isso, se você está em busca de uma qualificação profissional para a obtenção de um aumento de salário, o EAD UMC é uma ótima opção! 

É a sua chance de ter um diploma de uma das melhores universidades privadas do Brasil. 

Confira os cursos de graduação EAD oferecidos pela UMC! 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

Como a autorresponsabilidade pode ajudar na sua carreira

Você já ouviu falar de autorresponsabilidade? Imagine aquilo que você mais quer para sua carreira, seja uma promoção ou ...
5 min de leitura

O que faz um Product Owner e como trabalhar na área

Você já ouviu falar de Product Owner? Esse é um dos cargos em alta para 2022, de acordo com levantamento feito pela ...
5 min de leitura

6 passos para fortalecer seu branding pessoal

Você já ouviu falar de branding pessoal? Se você trabalha na área do marketing ou da comunicação, certamente está ...
5 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes