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Como se tornar um analista de customer success

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Como se tornar um analista de customer success

Redação
Por Redação em Nov 28, 2022 4:11:37 PM | 4 min de leitura

Não é novidade que um bom relacionamento com os clientes é a base do sucesso de uma empresa.

Em função disso, cada vez mais organizações têm investido no setor de customer success — ou sucesso do cliente, buscando garantir uma experiência única e de qualidade para seus consumidores.

É nesse setor que entra a figura do analista de customer success — um profissional chave para esse processo de relacionamento e fidelização dos clientes.

Ele é responsável por assegurar que os clientes estejam satisfeitos com a compra de um produto ou serviço, especialmente no pós-venda.

Neste artigo, falamos mais sobre essa profissão e explicamos como você pode entrar na área de sucesso do cliente. Fique conosco!

Aqui você vai conferir:
Como funciona a área de customer success nas empresas
O que faz o analista de customer success
Quanto ganha um analista de customer success
Cursos para atuar como analista de customer success

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Como funciona a área de customer success nas empresas

Customer success – ou sucesso do cliente – é o nome dado a área responsável por garantir que os clientes de um produto ou serviço estejam satisfeitos e obtenham o melhor resultado possível após a compra.

Esse setor é um grande aliado para retenção e fidelização dos consumidores.

A área de Sucesso do Cliente surgiu com as empresas de Saas (Software as a Service). Seu objetivo era manter os clientes por mais tempo e, assim, reter mais receita.

Com isso, houve uma transformação no processo de pós-venda, estruturando-se um setor para pensar esse momento de compra e garantir clientes mais satisfeitos.

Uma das grandes referências mundiais no assunto é Lincoln Murphy, considerado o "papa do customer success".

Murphy não apenas idealizou o modelo, como já aplicou em centenas de startups da área de tecnologia.

“Sucesso do cliente é quando os clientes atingem o resultado desejado por meio de suas interações com sua empresa”, explicou Lincoln Murphy.

Sendo assim, a área de customer success é responsável por traçar as melhores estratégias de pós-venda, buscando aprimorar o relacionamento com os clientes e, assim, fidelizá-los.

O que faz o analista de customer success

Analista de customer success - três carinhas gráficas: uma triste, uma neutra e uma feliz

Dentro da área de sucesso do cliente de uma empresa, a figura central é o analista de customer success.

Ele é o profissional que acompanha os clientes, identificando suas necessidades e traçando estratégias para que estejam satisfeitos com sua compra.

Para isso, o analista de customer success analisa as métricas e feedbacks dos clientes, criando relatórios e propondo soluções viáveis para garantir o sucesso e a satisfação dos consumidores.

Geralmente, esse profissional atua no momento de pós-venda de um produto ou serviço. Contudo, ele também pode trabalhar em conjunto com outras áreas, garantindo o sucesso do cliente desde a primeira interação dele com a empresa.

Confira a seguir as principais atividades que fazem parte do dia a dia desse profissional:

  • Preparar os clientes para usarem o que a empresa tem a oferecer — seja um produto ou serviço — da melhor maneira;
  • Acompanhar o reconhecimento, a implementação e efetivação do serviço/produto através do onboarding;
  • Elaborar e apresentar reports para que o cliente fique ciente de onde está e para onde vai;
  • Identificar gargalos na compreensão do uso de ferramentas, sistemas e produtos e, então, propor soluções facilitadoras;
  • Manter o contato com os clientes no pós-venda;
  • Analisar indicadores de performance e métricas de satisfação do cliente (churn, NPS, LTV, CES, CSAT, entre outros);
  • Acompanhar o ciclo de vida dos clientes;
  • Acompanhar e analisar os feedbacks dos clientes;
  • Fazer a ponte entre os feedbacks dos clientes e os desenvolvedores/operação/entrega dos produtos ou serviços;
  • Desenvolver ferramentas para centralizar informações, dicas e experiências, como uma base de conhecimento, por exemplo.
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Quanto ganha um analista de customer success

De acordo com o portal Glassdoor, o salário médio de um analista de customer success é de R$3.000 no Brasil.

O site Vagas também aponta valores nessa faixa. Segundo o portal, no cargo de analista de customer success se inicia ganhando R$ 2.506 de salário e pode se vir a ganhar até R$ 3.752.

A média salarial nacional de um analista de customer success é de R$ 3.009, aponta o site Vagas.

Cursos para atuar como analista de customer success

Agora que você já sabe mais sobre a carreira de analista de customer success, pode estar se perguntando como ingressar nessa área.

Antes de tudo, é importante esclarecermos que não existe uma formação específica para atuar na área de sucesso de cliente.

Para adquirir os conhecimentos necessários para ingressar no setor, o mais comum é que os profissionais cursem uma das seguintes graduações:

Essas são as formações mais comuns de um analista de customer success. E sabe onde você encontra esses três cursos? Aqui no EAD UMC!

Além de contar com um conteúdo de qualidade e professores renomados, no EAD UMC, você tem flexibilidade para organizar suas rotinas de estudos com aulas a distância.

Confira mais informações sobre essas graduações e conheça nossas opções de bolsas de estudos!

Você pode hoje mesmo dar início a sua carreira de analista de customer success. Não perca tempo!

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