Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Vida na universidade

Como fazer apresentação de trabalho na universidade [GUIA COMPLETO]

O que faz um contador: função e área de atuação profissional

Vida na universidade

Como fazer apresentação de trabalho na universidade [GUIA COMPLETO]

Por Redação em Feb 23, 2022 11:35:15 AM | 6 min de leitura

A apresentação de trabalho é uma atividade muito comum na faculdade, sendo requisitada tanto em curso de humanas quanto de exatas. 

Apesar de ser uma tarefa aparentemente simples, muitos estudantes encontram bastante dificuldade para executá-la, especialmente na hora de ficar em frente aos professores e colegas.

Quer descobrir como elaborar e se sair nas apresentações acadêmicas? Neste artigo, trazemos um guia completo para ajudá-lo nesse processo. Fique conosco!

Confira: 
Por que a apresentação de trabalho é tão importante na graduação 
As 3 etapas da organização da apresentação 
Conclusão 

Baixe agora um modelo de currículo de estágio!

Por que a apresentação de trabalho é tão importante na graduação

Desde engenharia até ciências sociais, a apresentação de trabalho faz parte da rotina de praticamente todos os universitários. Essa atividade é muito utilizada como meio de avaliação na faculdade, mas você já se perguntou o porquê disso?

Além da importância na formação do estudante e no desenvolvimento de sua análise crítica, apresentar um trabalho para os colegas e professores é uma ótima forma de trocar de conhecimento. 

Afinal, essa atividade amplia não só a retenção do conteúdo de quem apresenta, mas também de quem escuta e dialoga com o que está sendo exposto.

Em função disso, a apresentação de trabalho é uma alternativa excelente para disseminar o conhecimento produzido no meio acadêmico.

Além disso, habilidades interpessoais como proatividade, responsabilidade e inteligência emocional também são desenvolvidas durante essa tarefa. 

Ou seja, as apresentações de trabalho são ferramentas importantes para a formação dos alunos, aplicando seu conhecimento e permitindo que eles desenvolvam diversas habilidades essenciais para o mercado de trabalho.  

As 3 etapas da organização da apresentação 

A apresentação de trabalho é uma forma de mostrar para os colegas e professores os conhecimentos que você adquiriu durante a preparação para ele. 

Para isso, é preciso organizar todos os elementos que devem estar presentes no seu projeto. 

Abaixo, apresentamos 3 etapas que podem auxiliá-lo na elaboração e preparação do material. Confira:

Como fazer apresentação de trabalho na universidade

Planejamento 

  • Roteiro 

O primeiro passo para pensar sua apresentação é um roteiro. Esse documento será como um guia, orientando o que deve ser abordado em cada etapa da apresentação.

Não precisa ser nada muito complexo – comece destacando quais palavras-chave e reflexões são mais importantes. 

Assim como qualquer trabalho, é preciso que a sua apresentação tenha um começo, meio e fim. O roteiro permite que você identifique quais informações serão apresentadas em cada parte.

Ao elaborar esse pequeno roteiro, fica mais fácil de estruturar os slides e pensar sua oratória

  • Slides 

Com o roteiro pronto, é hora de pensar nos slides que acompanharão sua apresentação. É interessante dividir o seu trabalho em introdução, desenvolvimento e conclusão, assim como em um documento escrito. Isso garante a coesão e cria uma narrativa para sua apresentação. 

Na introdução, utilize alguns slides para apresentar o tema ao seu público e explicar os conceitos fundamentais. No desenvolvimento, aprofunde-se em cada um deles de forma objetiva e trazendo exemplos. Na conclusão, finalize o seu trabalho encerrando os assuntos apresentados e, se for o caso, trazendo seu ponto de vista sobre a temática.

Evite textos muito longos nos slides de sua apresentação. O ideal é dividir as principais reflexões em tópicos. 

Além disso, deixe de lado as fontes e fundos chamativos e aposte em um visual mais limpo e formal. Padronize também o estilo e o tamanho da fonte. 

É interessante também trazer outros recursos além do texto para apresentação do seu trabalho. Adicione fotos, ilustrações e vídeos ao seus slides – sempre lembrando que eles devem conversar com o restante da apresentação e não estar presentes apenas para preencher o tempo. 

  • Preparação pessoal 

Você pesquisou o assunto, planejou o trabalho, montou os slides, agora é hora de pensar na sua preparação pessoal. É essencial reservar um tempo para praticar a sua oratória. 

Lembre-se de que é preciso expor o assunto de forma natural e segura, e, para isso, precisará de treino. 

A pior coisa que pode acontecer em uma apresentação de trabalho é ver o orador lendo os slides sem parar. 

Isso torna a exposição maçante e cansativa e pode demonstrar despreparo. Em vez disso, procure efetivamente entender o conteúdo apresentado, inclusive aquelas partes do trabalho que ficaram de fora da apresentação.

Por isso, leia o roteiro com atenção, grife as partes mais importantes e, se possível, faça uma apresentação de teste para um amigo ou familiar. 

Se o trabalho for em grupo, reúna-se com os seus colegas e procure ensaiar em conjunto para que cada um possa entender perfeitamente o seu momento de fala.

Assim, você garante uma apresentação mais fluida, objetiva e compreensível. 

Revisão do material de apoio 

Depois de terminar de preparar e formatar os slides, é o momento de se dedicar à revisão desse material. 

Analise com cuidado todas as informações inseridas na apresentação. Afinal, você não quer perder a credibilidade perante seus colegas e seu professor, caso algum dado esteja incorreto, não é mesmo?

Fique atento também a possíveis erros de português e digitação – você possivelmente não perderá nota por isso, mas fica bem chato, não é mesmo?

Como fazer apresentação de trabalho na universidade

Apresentação para o público 

  • Preparação do ambiente

Você já pensou chegar na hora da apresentação e se deparar com problemas técnicos dos equipamentos? Claro que isso não será sua culpa, mas esse tipo de situação pode gerar atrasos e causar certo nervosismo. 

Por isso, se optou por uma apresentação visual, chegue mais cedo para verificar os equipamentos. Além disso, leve o conteúdo salvo em diferentes locais para não ter imprevistos.

  • Postura 

Você sabia que a comunicação não verbal é tão importante quanto o que você for dizer na sua apresentação?

Por isso, fale olhando nos olhos das pessoas. Esteja atento ao tom de voz e à velocidade que usa. 

Além disso, evita ficar encostado em paredes ou de braços cruzados, esse tipo de postura pode passar uma ideia contrária do que você gostaria. 

Pensando na sua linguagem corporal, você estará mais apto para passar uma visão positiva para os ouvintes.

  • Desenvoltura 

Durante sua fala, procura se expressar de forma objetiva e clara. Evite gírias e preze por uma linguagem mais formal, deixando de lado vícios como “tipo”, “sabe” ou “né”. Eles passam a ideia de insegurança e despreparo. 

Fale olhando nos olhos de colegas e professores e certifique-se de ter internalizado bem o conteúdo até a véspera da apresentação.

Um erro comum é apresentar o trabalho mantendo contato visual apenas com o professor, ou com um ou outro aluno. Lembre-se de que você está expondo a sua pesquisa para todos da sala e de que a mensagem deve ser transmitida para todo mundo ali presente.

Para isso, é preciso ter clareza e segurança sobre o tema proposto.

  • Lide com o nervosismo 

Estar em frente ao público pode ser o maior desafio para muitos estudantes. O mais importante é não se deixar dominar pelo medo. 

Lembre-se de  que você está ali para aprender e se preparar para o mercado de trabalho, alguns erros são compreensíveis e esperados. 

Além disso, estudando bastante o assunto e ensaiando a apresentação, é muito difícil que você se saia mal. 

Após sua apresentação, é provável que o professor abra espaço para perguntas. Por isso, para não ficar ainda mais nervoso ou sem saber o que dizer, prepare-se com antecedência para possíveis questionamentos.

Dessa forma, você garante que estará mais tranquilo e que sua apresentação será um sucesso!

Nova call to action

Conclusão 

Neste artigo, explicamos como fazer uma apresentação de trabalho. Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir:

Vida na universidade

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

Vida de Vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta

A vida de um vestibulando não é nada fácil! 
9 min de leitura

Por que seu autoconceito é afetado quando você vai mal em uma prova

Assim como construímos uma visão sobre os outros ao longo da vida, também formamos uma imagem de nós mesmos. Esse ...
7 min de leitura

Dificuldades de socializar? Veja como se adaptar ao mundo pós-pandemia

Como será o mundo pós-pandemia? 
10 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Vida na universidade