Como pedir o aproveitamento de disciplinas ao mudar de faculdade

Postado em 10 de mar de 2022
Loading...

A vontade de mudar de universidade surge por diversas razões – insatisfação com o curso, falta de afinidade com as metodologias de ensino, valores da mensalidade, entre outras questões.

Mas, um entrave que costuma paralisar muitos estudantes na hora de tomar essa decisão é a dúvida sobre o aproveitamento das disciplinas já cursadas.

Será que consigo aproveitar as disciplinas da faculdade anterior? Como funciona esse processo? Quais os documentos necessários? Essas são alguns dos questionamentos mais comuns.

E são perguntas legítimas; afinal, você colocou tempo e energia nas disciplinas cursadas, nada mais justo que elas sejam aproveitadas pela nova instituição de ensino, certo?

Neste artigo, vamos explicar detalhadamente como pedir o aproveitamento de disciplinas depois de mudar de faculdade, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como funciona o aproveitamento de disciplinas

Antes de tudo, você precisa saber: o aproveitamento de disciplinas é um direito de todos os estudantes, garantido por lei. Ou seja, se você vai mudar de instituição, fique tranquilo: todas as faculdades oferecem essa possibilidade de aproveitamento.

O aproveitamento de disciplinas está regulamentado pelo Art. 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e pelo Parecer CNE/CES nº 282/2002.

Esse aproveitamento se dá pelo reconhecimento da equivalência de duas ou mais disciplinas oferecidas por instituições de ensino diferentes. Para isso, deve haver compatibilidade de carga horária e do conteúdo programático entre as disciplinas.

Por exemplo: se você cursou a disciplina de Fundamentos de Administração e deseja aproveitá-la na transferência de faculdade, é essencial que ela tenha a mesma carga horária e conteúdo programático daquela que você busca aproveitar na outra faculdade.

Em caso positivo, os créditos, as notas e os conceitos correspondentes, obtidos na instituição de origem, são atribuídos à disciplina da nova instituição.

Contudo, é importante lembrarmos que o aproveitamento de estudos, seja em processos de transferência, matrícula de graduados ou quaisquer outros, não depende de nenhuma norma do MEC (Ministério da Educação).

Ou seja, cada instituição tem seu próprio processo de aproveitamento. O único item que todas devem se atentar é compatibilidade de carga horária e conteúdo programático entre as disciplinas. Confira o que diz o parecer CES/CNE n° 247/99:

O assunto é da estrita competência das instituições de ensino superior, por seus colegiados acadêmicos, observados o princípio da circulação de estudos e o da identidade ou equivalência do valor formativo dos estudos realizados em curso superior diverso do pretendido, à luz dos critérios fixados pela Instituição de Ensino, para assegurar, com o mesmo padrão de qualidade, os resultados acadêmicos do novo curso, compatíveis com o perfil do novo profissional que dele resultará.

Caso não concorde com a avaliação do aproveitamento de estudos realizada pela instituição, você tem a possibilidade de apresentar recurso às instâncias superiores da própria instituição.

🔵 Leia também: Escolheu o curso errado? Veja como trancar a faculdade

Passo a passo para pedir o aproveitamento de disciplinas

Mesmo que cada instituição defina o seu processo aproveitamento de disciplinas, a grande maioria dos estudantes segue passos bem semelhantes. Confira:

1. Peça seu histórico escolar e o plano de curso na secretaria

O primeiro passo é solicitar junto à secretaria da sua instituição atual o histórico escolar e o plano de ensino das matérias que você busca aproveitar. Esses documentos são essenciais e quase todas as instituições exigem.

2. Informe-se sobre o requerimento de aproveitamento de disciplinas na nova instituição

Com esses documentos em mãos, é hora de entrar em contato com a secretaria da nova instituição para se informar sobre o aproveitamento dos estudos. Nesse momento, você vai entender como funciona o processo e quais outros documentos que você deve apresentar.

3. Preencha o formulário de aproveitamento e anexe seu histórico escolher

Normalmente, depois de entrar em contato com a secretaria da nova instituição, o estudante recebe um formulário de aproveitamento de disciplinas.

Nele, o aluno deve determinar quais disciplinas deseja aproveitar e a quais do curso anterior elas correspondem. Lembre-se que a carga horária e conteúdo programático devem ser semelhantes.

Após preencher o formulário, você deve anexar junto seu histórico escolar para atestar as disciplinas cursadas.

4. Aguarde a análise do coordenador de curso

Com o formulário pronto e todos os documentos entregues, o próximo passo é aguardar o parecer do coordenador do curso. São os coordenadores que avaliam e identificam quais disciplinas podem ser aproveitadas ou não.

🔵 Leia também: Vai mudar de faculdade? Veja como fazer a transferência do FIES

 

Como saber se é o momento de mudar de faculdade

Mudar de faculdade não é uma decisão fácil, mas por mais que desperte muita ansiedade e insegurança, saiba que trocar é um processo normal. E bem mais comum do que parece.

Muitos estudantes saem do ensino médio diretamente para o ensino superior, tendo que escolher seu curso, futura profissão e universidade de forma muito rápida.

E por isso, alguns equívocos podem acontecer. Quer saber se essa é a decisão certa para você? Abaixo, trazemos alguns indicativos que podem dizer que sim:

1. Você não sente motivação

Você está deixando os trabalhos da faculdade acumular, está sempre desatento nas aulas e não consegue manter o foco no momento dos estudos? Tudo isso pode ser um sinal de desmotivação.

Quando um estudante está desmotivado, é comum que ele se torne relapso em relação às obrigações acadêmicas. Ao chegar nesse nível de desinteresse, é bem provável que seja o momento de repensar suas escolhas, considerando trocar de instituição ou/e de curso.

O mais importante aqui é entender o motivo para o seu desinteresse. Isso com certeza o ajudará a entender se a melhor escolha é trocar de universidade ou não.

2. Você não se adequa à modalidade de ensino

Atualmente, existem três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD. Apesar disso, muitas pessoas acabam optando pelo presencial sem ao menos conhecer as outras.

Mesmo que seja o mais tradicional, os cursos presenciais nem sempre são a melhor opção. Muitos estudantes precisam conciliar estudos com o trabalho, tendo horários muitos restritos.

E o ensino presencial, com a necessidade de deslocamento e horários fixos, torna essa rotina muito mais difícil. Para esses estudantes, as modalidades semipresencial e EAD oferecem mais flexibilidade e autonomia para planejar sua rotina de estudos.

Ou seja, muitas vezes, não é nem a universidade que desagrada o estudante, mas a modalidade de ensino oferecida que não está adequada às suas necessidades.

Nesse sentido, buscar uma universidade com uma modalidade de ensino que tenha mais a ver com a sua rotina pode ser uma boa aposta.

3. A instituição está deixando a desejar

Mesmo que o MEC estabeleça critérios básicos sobre o currículo e funcionamento dos cursos, as instituições têm bastante liberdade quanto ao corpo docente e às metodologias de ensino.

Em função disso, pode acontecer de alguns estudantes não se encaixarem ou não se identificarem com o perfil da universidade. Sendo assim, é essencial pesquisar e encontrar uma faculdade que esteja mais alinhada com as suas expectativas.

🔵 Leia também: Mudar faculdade presencial para EAD vale a pena?

Para onde transferir seu curso com bolsa de estudo?

Sabia que existem faculdades, centros universitários e universidades que oferecem descontos na mensalidade e bolsas de estudos para estudantes transferidos?

Abaixo, você confere uma lista de instituições de ensino que oferecem bolsas de 30% a 45% de desconto* em cursos EAD para quem faz transferência de faculdade:

Todas as instituições acima são reconhecidas pelo MEC e receberam notas altas na avaliação da pasta. Ou seja, elas oferecem ensino de muita qualidade!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!