Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

Como pedir o aproveitamento de disciplinas ao mudar de universidade

Enem

3 livros de Guimarães Rosa que já caíram no Enem

Ensino Superior

Como pedir o aproveitamento de disciplinas ao mudar de universidade

Redação
Por Redação em Mar 11, 2022 5:36:48 PM | 6 min de leitura

A vontade de mudar de universidade surge por diversas razões – insatisfação com o curso, falta de afinidade com as metodologias de ensino, valores da mensalidade, entre outras questões. 

Mas, um entrave que costuma paralisar muitos estudantes na hora de tomar essa decisão é a dúvida sobre o aproveitamento das disciplinas já cursadas.

Será que consigo aproveitar as disciplinas da faculdade anterior? Como funciona esse processo? Quais os documentos necessários? Essas são alguns dos questionamentos mais comuns. 

E são perguntas extremamente legítimas; afinal, você dedicou seu tempo e energia nas disciplinas cursadas anteriormente, nada mais justo que elas sejam aproveitadas pela nova instituição de ensino, certo?

Neste artigo, vamos explicar detalhadamente como pedir o aproveitamento de disciplinas depois de mudar de universidade, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

Fique conosco e boa leitura!

Aqui você vai conferir:
Como funciona o aproveitamento de disciplinas 
Passo a passo para pedir o aproveitamento de disciplinas 
Como saber se é o momento de mudar de universidade 
Conclusão 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Como funciona o aproveitamento de disciplinas 

Antes de tudo, você precisa saber: o aproveitamento de disciplinas é um direito de todos os estudantes, garantido por lei. Ou seja, se você vai mudar de universidade, fique tranquilo: todas as faculdades oferecem essa possibilidade de aproveitamento.

O aproveitamento de disciplinas está regulamentado pelo Art. 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e pelo Parecer CNE/CES nº 282/2002.

Esse aproveitamento se dá pelo reconhecimento da equivalência de duas ou mais disciplinas oferecidas por instituições de ensino diferentes. Para isso, deve haver compatibilidade de carga horária e do conteúdo programático entre as disciplinas. 

Por exemplo: se você cursou a disciplina de Fundamentos de Administração e deseja aproveitá-la na transferência de faculdade, é essencial que ela tenha a mesma carga horária e conteúdo programático daquela que você busca aproveitar na outra universidade. 

Em caso positivo, os créditos, as notas e os conceitos correspondentes, obtidos na instituição de origem, são atribuídos à disciplina da nova instituição.  

Contudo, é importante lembrarmos que o aproveitamento de estudos, seja em processos de transferência, matrícula de graduados ou quaisquer outros, não depende de nenhuma norma do MEC (Ministério da Educação). 

Ou seja, cada instituição tem seu próprio processo de aproveitamento. O único item que todas devem se atentar é compatibilidade de carga horária e conteúdo programático entre as disciplinas. 

Confira o que diz o parecer CES/CNE n° 247/99:

“O assunto é da estrita competência das instituições de ensino superior, por seus colegiados acadêmicos, observados o princípio da circulação de estudos e o da identidade ou equivalência do valor formativo dos estudos realizados em curso superior diverso do pretendido, à luz dos critérios fixados pela Instituição de Ensino, para assegurar, com o mesmo padrão de qualidade, os resultados acadêmicos do novo curso, compatíveis com o perfil do novo profissional que dele resultará”.

Caso não concorde com a avaliação do aproveitamento de estudos realizada pela instituição, o estudante tem a possibilidade de apresentar recurso às instâncias superiores da própria instituição.

Passo a passo para pedir o aproveitamento de disciplinas 

aproveitamento de disciplinas - mão segurando diploma

Mesmo que cada instituição defina o seu processo aproveitamento de disciplinas, a grande maioria dos estudantes segue passos bem semelhantes. Confira:

1 - Peça o seu histórico escolar e o plano de curso na secretaria 

O primeiro passo para fazer o aproveitamento de disciplinas é solicitar junto à secretaria da sua universidade atual o histórico escolar e o plano de ensino das matérias que você busca aproveitar. 

Esses documentos são essenciais e quase todas as universidades exigem.

2 - Informe-se sobre o requerimento de aproveitamento de disciplinas na nova universidade 

Com esses documentos em mãos, é hora de entrar em contato com a secretaria da nova universidade para se informar sobre o aproveitamento dos estudos. 

Nesse momento, você vai entender como funciona o processo e quais outros documentos que você deve apresentar. 

3 - Preencha o formulário de aproveitamento e anexe seu histórico escolar 

Normalmente, depois de entrar em contato com a secretaria da nova instituição, o estudante recebe um formulário de aproveitamento de disciplinas. 

Nele, o aluno deve determinar quais disciplinas deseja aproveitar e a quais do curso anterior elas correspondem. Lembre-se que a carga horária e conteúdo programático devem ser semelhantes. 

Após preencher o formulário, você deve anexar junto seu histórico escolar para atestar as disciplinas cursadas.

4 - Aguarde a análise do coordenador de curso 

Com o formulário pronto e todos os documentos entregues, o próximo passo é aguardar o parecer do coordenador do curso. 

São os coordenadores que avaliam e identificam quais disciplinas podem ser aproveitadas ou não. 

Como saber se é o momento de mudar de universidade 

Mudar de universidade não é uma decisão fácil. 

No entanto, por mais que desperte muita ansiedade e insegurança, saiba que trocar de faculdade é um processo normal. E bem mais comum do que parece. 

Muitos estudantes saem do ensino médio diretamente para o ensino superior, tendo que escolher seu curso, futura profissão e universidade de forma muito rápida. E por isso, alguns equívocos podem acontecer.

Quer saber se essa é a decisão certa para você? Abaixo, trazemos alguns indicativos que podem dizer que sim:

Desmotivação 

Você está deixando os trabalhos da faculdade acumular, está sempre desatento nas aulas e não consegue manter o foco no momento dos estudos? Tudo isso pode ser um sinal de desmotivação

Quando um estudante está desmotivado, é comum que ele se torne relapso em relação às obrigações acadêmicas. 

Ao chegar nesse nível de desinteresse, é bem provável que seja o momento de repensar suas escolhas, considerando trocar de universidade ou/e de curso. 

O mais importante aqui é entender o motivo para o seu desinteresse. Isso com certeza o ajudará a entender se a melhor escolha é trocar de universidade ou não. 

A modalidade de ensino não se adequa à sua rotina

Atualmente, existem três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD

Apesar de existirem três possibilidades, muitas pessoas acabam optando pelo presencial sem ao menos conhecer as outras. 

Mesmo que seja o mais tradicional, os cursos presenciais nem sempre são a melhor opção. 

Muitos estudantes têm que conciliar os estudos com o trabalho, tendo horários muitos restritos. 

E o ensino presencial, com a necessidade de deslocamento e horários fixos, torna essa rotina muito mais difícil. 

Para esses estudantes, as modalidades semipresencial e EAD oferecem mais flexibilidade e autonomia para planejar sua rotina de estudos.  

Ou seja, muitas vezes, não é nem a universidade que desagrada o estudante, mas a modalidade de ensino oferecida que não está adequada às suas necessidades. 

Nesse sentido, buscar uma universidade com uma modalidade de ensino que tenha mais a ver com a sua rotina pode ser uma boa aposta. 

A universidade está deixando a desejar

Mesmo que o MEC estabeleça critérios básicos sobre grade curricular e funcionamento dos cursos, as universidades têm bastante liberdade quanto ao corpo docente e às metodologias de ensino. 

Em função disso, pode acontecer de alguns estudantes não se encaixarem ou não se identificarem com o perfil da universidade.

Sendo assim, é essencial pesquisar e encontrar uma universidade que esteja mais alinhada com as suas expectativas. 

Conclusão 

Neste artigo, explicamos como pedir o aproveitamento de disciplinas depois de mudar de universidade. 

Se você ainda não sabe para qual instituição trocar, você precisa conhecer as vantagens do EAD UMC!

Aqui você estuda online de onde e quando quiser com conteúdos elaborados por uma equipe especializada em ensino a distância. 

Além disso, estudantes que vêm para o EAD da UMC por transferência ganham 40% de desconto. Já pensou nisso?

A UMC é uma das melhores instituições privadas de ensino superior do Brasil e a melhor da região do Alto Tietê. Temos nota 4 na avaliação ENADE do MEC e nosso EAD segue as mesmas exigências de qualidade e excelência que os cursos presenciais.

Conheça os nossos cursos e matricule-se já!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

O que faz um Product Owner e como trabalhar na área

Você já ouviu falar de Product Owner? Esse é um dos cargos em alta para 2022, de acordo com levantamento feito pela ...
5 min de leitura

De volta à sala de aula: aumenta o número de idosos no Ensino Superior

Você sabia que existem 27 mil idosos no ensino superior brasileiro? E que esta faixa de idade é a que mais cresceu em ...
16 min de leitura

Posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo? A resposta está aqui!

Afinal, eu posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Se você está se preparando para ingressar no ensino superior, ...
8 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes