Como a autorresponsabilidade pode ajudar na sua carreira

Postado em 18 de mar de 2021
Loading...

Você já ouviu falar de autorresponsabilidade?

Imagine aquilo que você mais quer para sua carreira, seja uma promoção ou uma vaga na empresa dos seus sonhos. Possivelmente, você já responsabilizou seus superiores ou os setores de recursos humanos por ainda não ter alcançado essas metas, certo?

Mas e se disséssemos que você também tem um papel importante nesse processo?

Muitas vezes, sem ao menos perceber, transferimos o protagonismo de nossas carreiras para terceiros, o que acaba nos afastando de nossos objetivos.

A autorresponsabilidade é a capacidade de tomar para si a responsabilidade sobre sua vida pessoal e profissional. Você já tinha ouvido falar dessa habilidade?

Neste artigo, falaremos mais sobre essa competência e como ela pode ajudar a acelerar sua carreira. Fique conosco!

Aqui você vai conferir:

 

O que é a autorresponsabilidade

Autorresponsabilidade é a capacidade de assumir a responsabilidade pelos rumos da nossa vida — seja profissional ou pessoal. Quem trabalha essa habilidade compreende o seu papel frente às coisas boas e ruins que acontecem em sua trajetória.

Ou seja, independentemente do que acontecer, uma pessoa com senso de autorresponsabilidade vai encontrar meios de guiar suas ações em direção aos seus objetivos.

Obviamente, existem situações que fogem do controle de um indivíduo, o conceito de autorresponsabilida não ignora isso. Contudo, essa competência permite que, mesmo diante dessas situações inesperadas, a pessoa reaja e siga no caminho de concretização das suas metas.

A autorresponsabilidade é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Afinal, da mesma forma que estamos sujeitos a aprender a terceirizar responsabilidades, podemos aprender a assumi-las.

🔵Leia também: 10 exemplos de soft skills para você começar a desenvolver

As 6 leis da autorresponsabilidade

A autorresponsabilidade é um conceito que vem sendo muito estudado por especialistas. Um deles é Paulo Vieira, professor e especialista em performance.

No livro “O Poder da Ação”, ele apresenta as 6 leis que são a base para a autorresponsabilidade. São elas:

  • Se é para criticar os outros, cale-se;
  • Se é pra reclamar, dê sugestão;
  • Se é para buscar culpados, busque solução;
  • Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor;
  • Se é para justificar seus erros, aprenda com eles;
  • Se é para julgar as pessoas, julgue suas atitudes.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Os benefícios da autorresponsabilidade para sua vida pessoal e profissional

Agora que você já sabe o que é a autorresponsabilidade, pode estar se perguntando: como na prática essa habilidade pode mudar minha vida pessoal e profissional?

Abaixo, apresentamos alguns dos principais benefícios. Confira:

Mudanças de hábitos

A partir do momento que você assume responsabilidade sobre o que acontece na sua vida, é possível abrir caminho para que mudanças reais nos seus hábitos ocorram.

Vamos pensar no contexto profissional, por exemplo: imagine que você costuma sempre chegar atrasado ao trabalho e coloca sempre a culpa no trânsito.

Já pensou se você começar a assumir responsabilidade sobre esse ato e realmente identificar o que na sua rotina está levando ao atraso? Com isso, você possivelmente encontrará a causa e começará a cultivar hábitos que melhorem a sua rotina profissional.

Esses novos hábitos se destinam a mudar o que não estava dando certo e gerava problemas. Com eles, você pode se tornar um profissional mais produtivo e alcançar seus objetivos.

E o mesmo vale para vida pessoal: através da autorresponsabilidade, você passará a estabelecer hábitos mais saudáveis e condizentes com as suas metas.

🔵Leia também: 11 táticas de administração do tempo para facilitar o seu trabalho

Relações mais saudáveis e duradouras

Você já magoou um colega, amigo ou familiar? Provavelmente, sim! Somos humanos e errar faz parte da nossa natureza.

Contudo, quantas vezes você refletiu sobre os seus atos e buscou se responsabilizar de verdade por suas ações? Talvez não muitas, não é mesmo?

A autorresponsabilidade permite que as pessoas sejam mais empáticas e estejam também mais dispostas a pensar sobre suas atitudes.

Ela é essencial para ter relações, sejam profissionais ou pessoais, mais saudáveis e duradouras.

Protagonismo da carreira

A falta de autorresponsabilidade é um dos grandes problemas dos profissionais que se veem estagnados na sua carreira. É comum culpar os superiores, os recrutadores e até mesmo os colegas, mas dificilmente essa pessoa olha para si e suas ações.

Quais cursos você já fez para potencializar suas hard skills? Quais habilidades interpessoais você tem trabalhando para tornar seu trabalho mais produtivo? Quantas vezes você pediu um feedback para seus superiores e colegas?

A autorresponsabilidade é fundamental para crescer na carreira e potencializar seu desenvolvimento e crescimento profissional.

Afinal, começar a assumir suas responsabilidades descortina horizontes e permite pensar em novos caminhos profissionais.

🔵Leia também: 7 práticas para conquistar reconhecimento profissional

Como desenvolver a autorresponsabilidade no dia a dia

Na teoria tudo é mais fácil, não é mesmo? Você deve estar se perguntando como na prática você pode desenvolver a autorresponsabilidade, certo?

Antes de tudo, é importante frisarmos que as mudanças não acontecem do dia para a noite, assumir uma nova postura diante das situações exige esforço e dedicação.

Contudo, é sim possível se tornar protagonista da sua história com pequenas atitudes diárias. Confira algumas delas:

  • avaliar suas decisões, atitudes e comportamentos;
  • identificar em quais delas você está culpando alguém/algo que não você pelos resultados — e se isso faz sentido ou não;
  • conversar com pessoas da sua confiança sobre a percepção que tem de você;
  • investir no autoconhecimento, seja por meio de leituras, terapia ou outras alternativas;
  • exercitar a autoconsciência para assumir as suas responsabilidades;
  • controlar os impulsos e sempre refletir sobre as suas decisões;
  • focar nos resultados e aprender com eles. Só assim, você irá realizar os seus sonhos e sentir a mudança acontecer.

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!