Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

O que significa ter uma carreira de sucesso?

Enem

3 livros de Guimarães Rosa que já caíram no Enem

Mercado de Trabalho

O que significa ter uma carreira de sucesso?

Redação
Por Redação em Feb 17, 2022 9:37:09 AM | 9 min de leitura

No mundo do trabalho, é muito comum ouvirmos nossos colegas e superiores falando sobre carreira de sucesso

“Maria faz de tudo para alcançar uma carreira de sucesso”, “João finalmente conquistou uma carreira de sucesso”, “Com as atitudes de César, ele nunca vai conquistar uma carreira de sucesso”: provavelmente, você já deve ter ouvido ou falado muitas das frases acima. 

Mas você sabe o que realmente é ter uma carreira de sucesso? Sucesso é um termo amplo e muito utilizado na sociedade contemporânea.  

Muitas vezes, o uso excessivo desta palavra cria uma abstração a qual todos devem supostamente perseguir. E isso pode ser bastante nocivo para a saúde mental.  

Poderíamos afirmar até mesmo que a idealização do sucesso faz parte de um conjunto de fatores que frequentemente causam sofrimentos mentais na atualidade, como discute, dentre outros autores, o filósofo sul coreano Byung-Chul Han no livro Sociedade do Cansaço (2010).  

Contudo, uma reflexão mais realista e humanista sobre essa palavra é um caminho possível.  

Pensando nesse sentido, o que significa ter uma carreira de sucesso? Neste artigo, vamos falar sobre isso. Acompanhe a leitura!

Confira: 
Antes de tudo: o que é sucesso para você? 
Como fazer um balanço profissional para saber se sua carreira está no caminho certo 
8 passos para alcançar uma carreira de sucesso 
Conclusão 

carreira de sucesso - silhueta de homem no topo de uma montanha

Antes de tudo: o que é sucesso para você?

Antes de definir objetivos com base em padrões alheios, é interessante perguntar a si mesmo o que é sucesso. 

Para algumas pessoas, sucesso é ter um emprego que permita conciliar vida pessoal e profissional de forma plena. Para outras, sucesso pode ser ter um cargo estratégico dentro de uma organização. Ainda tem aquelas que consideram sucesso ser referência em sua área de atuação. E também tem alguns que vão se basear no salário para medir o seu sucesso. 

Ou seja, não existe um único significado para a palavra sucesso. Afinal, cada indivíduo, de acordo suas vivências e expectativas, tem a sua concepção do que é ser bem sucedido.

Encontrar satisfação profissional é um caminho muito subjetivo. Sendo assim, não é possível determinar com exatidão o que é uma carreira de sucesso. 

Compreender isso é fundamental para não construir sua trajetória profissional com base no que os outros acham que é melhor ou pior em termos de carreira. 

Apenas você pode traçar suas metas e medir o seu sucesso profissional. 

A partir desse entendimento, você identifica o que realmente é importante e começa a traçar um plano para alcançar o que você entende por carreira de sucesso. 

New call-to-action

Como fazer um plano de carreira 

Ao identificar o seu conceito de sucesso, uma das estratégias para alcançá-lo é traçar um plano de carreira.

O plano de carreira é um conjunto de estratégias, metas e objetivos a serem alcançados durante sua trajetória profissional. Ele busca delimitar os meios, prazos e caminhos que um profissional deve cumprir para alcançar sucesso em sua carreira. 

Cada plano de carreira tem um propósito diferente: alguns buscam uma promoção, outros uma vaga na empresa dos sonhos e ainda tem aqueles que querem alcançar salários mais altos. 

Seja qual for a sua ideia de sucesso, elaborar um plano de carreira pode ser o primeiro degrau em direção aos seus objetivos. Abaixo, trazemos algumas dicas de como começar: 

  • Conheça os seus objetivos e estabeleça metas

O primeiro passo para traçar um plano de carreira é entender o que você quer, quais são seus objetivos pessoais e profissionais e o que você está disposto a fazer para alcançá-los – graduação, pós-graduação, cursos livres, mudanças de cidade ou país, etc.

Abaixo, separamos algumas perguntas que podem guiá-lo:

  • Onde você se imagina em cinco anos? (Morando no mesmo lugar? Trabalhando na mesma empresa? Em outra cidade? Fazendo um curso no exterior?)
  • Em qual cargo você gostaria de estar?
  • Que tipo de conhecimento será necessário adquirir durante esse tempo para assumir esse cargo?
  • Quais outras habilidades você precisa dominar para chegar nessa posição?

As respostas dessas perguntas permitem que você identifique seus objetivos e, a partir deles, trace metas factíveis. 

Por exemplo: se você deseja alcançar um cargo de gestor e sabe que todos os profissionais nessa posição tem pós-graduação, é um bom momento para começar a investir na sua formação. 

Não existe um caminho certo ou errado, o importante é que o plano de carreira esteja de acordo com suas expectativas e capacidades. 

>>> Como montar um currículo: 6 passos do EAD UMC

  • Mão na massa

Do que adianta ter metas se elas não saem do papel?

Se você quer alcançar aquele aumento ou cargo dos sonhos, coloque a mão na massa. 

Identifique metas a curto, médio e longo prazo e comece hoje mesmo a colocá-las em prática. 

Crescer na carreira não é algo que acontece sozinho. Se você quer fazer seu plano de carreira acontecer, é preciso começar a agir hoje mesmo!

  • Converse com sua liderança 

Se você deseja crescer na empresa em que está atualmente, não deixe de mostrar esse interesse para seus supervisores e gestores. Isso é muito importante. 

Converse com o seu gerente, por exemplo, e fale sobre seus planos, seus cargos de interesse e o que você está fazendo para alcançá-los. 

Deixar seus superiores a par de suas ambições é uma ótima forma de ser visto e lembrado quando surgirem oportunidades.

Como fazer um balanço profissional para saber se sua carreira está no caminho certo

Alcançar uma carreira de sucesso não é algo que acontece do dia para a noite. Em função disso, é muito comum se sentir um pouco perdido nesse processo.

"Será que eu estou no caminho certo?” é uma das perguntas que pode surgir nesse momento. Para encontrar a resposta para essa questão, um dos caminhos é fazer um balanço profissional. 

Esse balanço permite que você identifique o que está aproximando ou afastando você de seus objetivos profissionais. 

Abaixo, trazemos uma lista de perguntas que podem ajudá-lo nesse processo:

  1. Quantas de suas metas anuais você conseguiu cumprir no ano que passou?
  2. Se você não conseguiu cumpri-las, o que foi que o atrapalhou/impediu?
  3. Você está conseguindo conciliar trabalho e vida pessoal?
  4. Você está dando o melhor de si em suas atividades de trabalho? Ou acaba procrastinando demandas e atrasando entregas?
  5. Você procura realizar cursos e treinamentos para se atualizar e aperfeiçoar suas habilidades em sua área de atuação?
  6. Você pede feedbacks para sua liderança e demonstra interesse em seu desenvolvimento?

As respostas para essas perguntas oferecem um bom norte e permitem que você reflita sobre suas atitudes. Assim, fica mais fácil identificar o que está funcionando ou não, permitindo que você reveja suas metas e seu comportamento. 

8 passos para alcançar uma carreira de sucesso 

A seguir, trazemos 8 passos que podem ajudá-lo a alcançar uma carreira profissional de sucesso. Confira quais são:

  1. Tudo começa pelo autoconhecimento

Uma carreira de sucesso é algo extremamente subjetivo. Afinal, ser bem sucedido tem significados diferentes para cada pessoa. 

Sendo assim, o primeiro passo em direção ao seu sucesso profissional é o autoconhecimento. Através dele, você pode compreender de forma plena quais são seus verdadeiros anseios. 

Além disso, conhecer a si mesmo permite reconhecer seus pontos fortes e que aspectos você precisa melhorar, tanto no âmbito profissional como no pessoal. 

Assim, você tem uma visão clara das suas metas e do que precisa fazer para se desenvolver ao longo da carreira.

  1. Identifique seus objetivos profissionais

Saber aonde você quer chegar é fundamental para alcançar o sucesso profissional. Assim, depois de passar pelo processo de autoconhecimento, é essencial que você identifique quais são seus objetivos de carreira.

A partir desses objetivos, você consegue definir metas de curto, médio e longo prazo e trabalhar para alcançá-las. 

Além disso, é essencial que você revise seus objetivos e metas periodicamente, corrigindo o rumo se for preciso.

  1. Aposte no seu desenvolvimento 

Todo mundo quer ter uma carreira de sucesso, certo? Mas quantos estão realmente dispostos a investir no seu desenvolvimento?

Ter uma carreira de sucesso não diz respeito somente àquilo que você gostaria de conquistar, mas também ao que você está disposto a fazer para alcançar seus objetivos. 

Dificilmente, um profissional que não estuda, não aceita feedbacks e nunca se desafia vai atingir todo o seu potencial. Um profissional de sucesso está em constante desenvolvimento. 

Ou seja, não pare de estudar, faça cursos relacionados aos seus objetivos profissionais e aproveite as oportunidades de treinamento oferecidas pela empresa. 

Seu desenvolvimento deve ser uma combinação de competências técnicas e comportamentais.

  1. Tenha comprometimento

Comprometer-se não significa virar noites trabalhando, estar sobrecarregado e falar que “veste a camisa”. É muito mais profundo do que isso: é empenhar-se o máximo para que a empresa cresça. 

Um colaborador comprometido é reconhecido por suas atitudes, é pontual e está disposto a ir além para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos.

Ter essa característica é essencial para crescer na carreira. 

  1. Confie em si mesmo 

A falta de confiança é um problema que afeta muitos profissionais. Muitos deles perdem oportunidades e deixam de crescer dentro de sua empresa por medo de tentar ou por não acreditarem em seu potencial. 

A confiança é fundamental para sair da zona de conforto, inovar e assumir riscos calculados, características importantes e valorizadas pelo mercado. Além disso, um profissional confiante também inspira os demais e pode se tornar um líder.

Sendo assim, a autoconfiança é uma característica essencial de se trabalhar ao longo da carreira e um dos principais fatores relacionados ao sucesso.

carreira de sucesso

  1. Seja persistente e não desanime com os fracassos

Você sabia que uma trajetória de sucesso quase sempre inclui momentos de fracasso?

Basta olhar para a história de grandes líderes da humanidade, inventores e artistas para perceber que muitos deles foram desacreditados, receberam críticas severas, ou erraram repetidas vezes até acertarem. 

Um profissional de sucesso sabe aprender com seus erros e não desiste facilmente dos seus objetivos. Ser persistente é não “jogar a toalha” diante da primeira adversidade. 

É uma habilidade fundamental para alcançar o sucesso profissional. 

  1. Não se esqueça do networking

Ter uma rede de contatos é essencial para crescer em sua profissão. 

Quem tem um bom networking tem mais facilidade para se desenvolver, trocando experiências e se atualizando frequentemente sobre as novidades do mercado de trabalho.

Para quem deseja uma carreira de sucesso, cultivar essas boas relações profissionais é essencial. Ninguém cresce sozinho, e com uma boa rede, suas chances de alcançar seus objetivos aumentam ainda mais. 

  1. Tenha ética e equilíbrio 

Postura ética e sucesso andam de mãos dadas. “Puxar o tapete” do colega, além de ser sinal de falta de caráter, é o tipo de comportamento que só prejudica seu futuro profissional.  

Tentar alcançar o sucesso a qualquer custo é o tipo de atitude que atrasa todos os perfis de colaboradores. Ou seja, foque no seu desenvolvimento, mas tenha a ética como uma premissa básica de todas as suas ações. 

Além disso, sacrificar seu tempo com amigos e familiares e sua saúde mental e física não é o melhor caminho para uma carreira de sucesso. 

Saiba ter equilíbrio e respeitar seus limites. Tudo vem no seu tempo, e é importante estar saudável e com boas relações para quando as oportunidades surgirem. 

Use sua nota do ENEM para ganhar uma bolsa de estudos!

Conclusão 

Neste artigo, falamos sobre carreira de sucesso. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir:

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

Como a autorresponsabilidade pode ajudar na sua carreira

Você já ouviu falar de autorresponsabilidade? Imagine aquilo que você mais quer para sua carreira, seja uma promoção ou ...
5 min de leitura

O que faz um Product Owner e como trabalhar na área

Você já ouviu falar de Product Owner? Esse é um dos cargos em alta para 2022, de acordo com levantamento feito pela ...
5 min de leitura

6 passos para fortalecer seu branding pessoal

Você já ouviu falar de branding pessoal? Se você trabalha na área do marketing ou da comunicação, certamente está ...
5 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes