O que significa ter sucesso profissional para você?

Postado em 8 de nov de 2020
Loading...

O que é sucesso profissional para você?

Por mais que muitas pessoas considerem o retorno financeiro e o acúmulo de bens como sinais de uma carreira profissional bem sucedida, essas questões não são relevantes para todos. Ou seja, o que é considerado sucesso profissional para alguns pode não ser para outros.

O conceito de sucesso, especialmente quando falamos de carreira e mercado de trabalho, é muito relativo e extremamente subjetivo.

Algumas pessoas consideram sucesso profissional ter um cargo alto e um salário atrativo, outras, a possibilidade de conciliar as atividades laborais com momentos de lazer, por exemplo. Mas, como saber o que é e como alcançar o seu sucesso profissional?

É sobre isso que falaremos neste artigo. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é sucesso profissional?

Sucesso profissional é um conceito subjetivo, tendo um significado diferente para cada pessoa. De forma geral, está relacionado a realização de certas conquistas e desejos.

Para alguns profissionais, reconhecimento em sua área, conforto financeiro, viagens internacionais, cargos de prestígio ou ter o próprio negócio podem ser a medida do sucesso.

Para outros, a ideia de sucesso profissional pode estar ligada a ter mais tempo para a família, desafios intelectuais, ou até trabalhar menos horas diariamente.

No ocidente, o conceito de sucesso profissional está muito ligado à questão financeira, sendo muito comum que o salário e o cargo ocupado sejam utilizados como parâmetros para medir o quanto uma pessoa é bem sucedida na carreira.

No entanto, esse nem sempre é o caminho. Quando falamos de sucesso profissional, não existe certo e errado, melhor ou pior. O principal é ter estabelecido quais são as suas próprias metas profissionais, não apenas estar de acordo com o senso comum.

Tendo em mente quais os seus desejos e o que você almeja alcançar em sua carreira, fica mais de trilhar o caminho em direção ao sucesso.

Exemplos de sucesso profissional

É bem possível que agora você esteja se perguntando: mas como descobrir qual o meu conceito de sucesso profissional? Explicamos detalhadamente como identificar o seu a seguir.

🔵 Leia também: Novas profissões: o que são e como se preparar para o mercado?

Como saber o que é sucesso profissional para você

Cada pessoa tem uma perspectiva diferente do que é sucesso profissional. Identificar qual é a sua é fundamental para traçar um caminho em direção aos seus objetivos. Abaixo, trazemos algumas dicas de como identificar o que é sucesso profissional para você:

1. Autoconhecimento

O primeiro passo para ter uma carreira de sucesso é se conhecer.

Afinal, apenas um conhecimento profundo sobre si mesmo permite que você entenda quais suas preferências e objetivos. A seguir, separamos alguma perguntas que podem guiá-lo nesse processo de autoconhecimento:

  • Profissionalmente, quais são seus pontos fortes e fracos?
  • O quanto ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional é importante para você?
  • Alcançar cargos ou títulos de prestígio é algo que você almeja?
  • Prefere trabalhar em ambiente com mais ou menos flexibilidade de horários?
  • Você deseja ter seu próprio negócio?
  • Qual a empresa/cargo dos meus sonhos?
  • Você prefere ter estabilidade financeira ou trabalhar com algo que gosta?
  • O quanto a remuneração é importante na hora de escolher um cargo em uma empresa?
  • Trabalhar aos finais de semana e feriados é algo aceitável para você?
  • Você busca por um trabalho que o desafie intelectualmente ou prefere um cargo com mais estabilidade nesse sentido?
  • Realizar viagens a trabalho é algo aceitável, ou até desejável, para você?
  • Onde você se vê daqui dez anos (tanto pessoal quanto profissionalmente)?

2. Identifique quais são suas prioridades

Depois de passar pelo processo de autoconhecimento, é hora de elencar suas prioridades.

Ter momentos de lazer frequentes com a família e os amigos é mais importante do que um cargo de renome para você? Temos aí uma prioridade! Fazer o que você gosta é mais relevante do que um salário super alto? Temos mais uma prioridade!

Um trabalho que possibilite viajar e conhecer muitos países é algo com que você sempre sonhou? Mais uma! Identificar as suas prioridades profissionais é um ótimo caminho para construir e alcançar sua perspectiva de sucesso profissional.

3. Converse com pessoas de confiança

É bem provável que você tenha pessoas próximas que você considere bem sucedidas profissionalmente. Dessa forma, uma ótima forma de entender o que é sucesso para você é conversando com esses indivíduos que são alvo de sua admiração.

Através de suas experiências, essas pessoas podem auxiliá-lo a encontrar o seu próprio caminho. O sucesso não vem da noite para o dia, é um processo a longo prazo e que exige muita paciência e metas bem estabelecidas.

Mas lembra-se: nem sempre o que é bom para outro vai ser melhor para você. Saiba filtrar e apreender o essencial das experiências alheias, aliando com suas expectativas e prioridades.

 

 

 

Como o planejamento de carreira ajuda a alcançar o sucesso profissional 

Agora que você já sabe o que é sucesso profissional, precisa saber que o primeiro passo para alcançá-lo é com o planejamento de carreira.

Planejar sua carreira significa determinar um conjunto de metas e objetivos a serem alcançados durante a trajetória profissional. Ou seja, é um plano a longo prazo que delimita o caminho a ser seguido por um profissional para atingir um determinado objetivo.

Esse objetivo depende da percepção de sucesso profissional de cada um, por isso, cada plano de carreira tem um propósito diferente. Seja qual for o seu objetivo, fazer acontecer o seu plano de carreira não é difícil, mas vai exigir muita dedicação e disciplina.

Confira as três etapas do planejamento de carreira:

1. Conheça os seus objetivos e estabeleça metas

O primeiro passo para começar a traçar um plano de carreira é entender o que você quer, quais são seus objetivos pessoais e profissionais e o que você está disposto a fazer para alcançar suas metas (pós-graduações, cursos livres, mudanças de cidade ou país, etc.)

Abaixo, separamos algumas perguntas que podem ajudar a guiá-lo:

As respostas dessas perguntas permitem que você identifique seus objetivos e, a partir deles, trace metas factíveis. Por exemplo: se deseja alcançar a liderança e sabe que todos nessa posição tem pós-graduação, é um bom momento para começar a investir na sua formação.

Não existe um caminho certo ou errado, o importante é que esse planejamento esteja de acordo com suas expectativas e capacidades.

2. Dando os primeiros passos

Do que adianta ter metas se elas não saem do papel?

Se você quer alcançar aquele cargo dos sonhos, comece colocando a mão na massa. Então, reúna todas as informações sobre esse momento da sua vida e desenvolva um mapa de carreiras.

Esse documento aponta o norte da sua carreira desejada e o passo a passo de como chegar lá.

3. Converse com sua liderança

Se você deseja crescer na empresa em que está atualmente, não deixe de mostrar esse interesse para seus supervisores e gestores. Isso é muito importante.

Sente com o seu gerente, por exemplo, e fale sobre seus planos, seus cargos de interesse e o que você está fazendo para alcançá-los. Aproveite a conversa também para questioná-lo sobre qual seria o melhor caminho e como ele avalia seu desempenho.

Deixar todos a par é uma ótima forma de ser visto e lembrado quando surgirem oportunidades.

Durante todo esse processo, não esqueça de que não existe uma fórmula pronta para alcançar o sucesso profissional, é preciso muito planejamento para chegar onde se almeja.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!