Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Enem

Como usar a coletânea da redação do Enem

Mercado de Trabalho

Como a autorresponsabilidade pode ajudar na sua carreira

Enem

Como usar a coletânea da redação do Enem

Olívia Baldissera
Por Olívia Baldissera em Jul 5, 2022 12:00:00 AM | 7 min de leitura

 

 

Imagine que finalmente chegou o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O fiscal autoriza que você abra o caderno para checar se as informações estão corretas.

Durante a leitura, você se depara com as instruções da redação do Enem, que vêm acompanhadas por uma coletânea de quatro textos.

Provavelmente você vai se perguntar: “o que posso fazer com tantas informações?” 😱

Para você não ter nenhuma surpresa quando o dia das provas chegar de verdade, preparamos este guia para te ajudar a usar a coletânea da redação do Enem para escrever um texto nota 1000!

Olha o que você vai ver por aqui:

  1. O que é a coletânea da redação do Enem
  2. Como usar os textos da coletânea na redação do Enem
  3. O que NÃO fazer com os textos da coletânea
  4. Como fazer uma redação nota 1000 no Enem
  5. Exemplos de textos da coletânea da redação do Enem

Use sua nota do ENEM para ganhar uma bolsa de estudos!

O que é a coletânea da redação do Enem

Como o nome já diz, a coletânea da redação do Enem é um conjunto de trechos de reportagens, entrevistas, livros e leis. Imagens também podem fazer parte do grupo, como charges, tirinhas, fotografias e anúncios publicitários.

A função da coletânea é oferecer informações que ajudem a desenvolver o tema proposto pela banca examinadora. Mais do que indicar o assunto principal, eles servem como ampliadores dos enfoques possíveis que o candidato pode dar à redação.

Esse conjunto traz pistas sobre os subtemas e áreas correlacionadas, que servem como inspiração para construir a argumentação do texto. Por isso a coletânea da redação do Enem também é chamada de “textos motivadores”.

A partir da leitura atenta da coletânea, o estudante tem um entendimento melhor do tema e (o mais importante) uma noção da abordagem que os corretores esperam que a redação tenha.

Como usar os textos da coletânea na redação do Enem

A coletânea da redação do Enem serve para motivar a sua escrita. Isso significa que você não precisa mencioná-los diretamente.

É possível selecionar falas de especialistas e dados de pesquisa presentes na coletânea para usar no seu texto, desde que você coloque os devidos créditos. Também é preciso articular essas informações com as suas próprias ideias.

Por isso, na hora da prova, é recomendado seguir os seguintes passos:

  • Leia atentamente o enunciado antes de analisar os textos da coletânea.
  • Analise frase a frase dos textos motivadores para saber como utilizá-los de acordo com o que foi pedido no enunciado.
  • Anote em formas de tópicos os assuntos e áreas abordados na coletânea e que estão relacionados ao tema da redação. Você pode usar a folha de rascunho do caderno de provas.
  • Tente enxergar a relação entre todos os textos da coletânea, ou seja, os pontos complementares e de oposição. Isso vai ajudar a identificar o que precisa ser discutido na sua redação em relação ao tema proposto.
  • Faça outra lista das informações do seu repertório de estudos prévios que podem ser usadas no seu texto.
  • A partir dos textos motivadores e do seu repertório, planeje a estrutura do seu texto. Você pode usar exemplos, dados, profissionais e obras de referência no desenvolvimento da sua argumentação. Lembre-se de que ele deve ser no formato dissertativo-argumentativo e apresentar uma solução para a situação-problema do tema proposto.

O que NÃO fazer com os textos da coletânea

Não copie, de forma alguma, trechos inteiros da coletânea da redação do Enem.

Isso pode levar à anulação do seu texto, ou seja, sua redação pode ser zerada.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela realização do Exame, deixa bem claro nos editais do Enem o que é considerado uma cópia da coletânea da redação do Enem:

  • Sequência de três ou mais palavras iguais às dos textos motivadores ou das questões;
  • Alteração apenas do singular ou plural, ou do tempo verbal dos excertos;
  • Reprodução das mesmas frases, omitindo apenas algumas palavras ou invertendo trechos.

Outros erros que podem zerar sua redação do Enem são:

  • Fuga do tema;
  • Não seguir o formato dissertativo-argumentativo;
  • Escrever menos de 7 linhas;
  • Fazer desenhos e sinais gráficos na folha de rascunho e na folha de redação;
  • Escrever em língua estrangeira;
  • Letra ilegível;
  • Fazer assinaturas e rubricas ao longo do texto;
  • Desrespeitar os direitos humanos;
  • Entregar a folha da redação em branco, mesmo que o texto já tenha sido escrito na folha de rascunho.

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

Como fazer uma redação nota 1000 no Enem

Alcançar a nota 1000 na redação do Enem não é impossível.

Tudo o que você precisa saber para fazer um texto bem avaliado pelos corretores está na Cartilha do Participante do Enem.

De maneira geral, uma redação nota 1000 do Enem tem as seguintes características:

  • Segue o formato dissertativo-argumentativo. Isso quer dizer que o texto não está na primeira pessoa do singular (eu), expõe os fatos de forma objetiva (sem comentários e valores pessoais), traz exemplos concretos e está escrito de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa;
  • Tem um parágrafo de introdução, que apresenta o tema e a tese que será defendida ao longo do texto;
  • Tem dois ou três parágrafos de desenvolvimento, que trazem argumentos relacionados à tese. Esses argumentos podem ser dados estatísticos, pesquisas, situações concretas do dia a dia e ideias de especialistas;
  • Tem um parágrafo de conclusão que retoma os pontos principais da tese e apresenta uma solução para a situação-problema do tema proposto;
  • A solução apresentada é uma proposta de intervenção social que deve responder: como a solução vai resolver o problema, quem vai executá-la, como ela será viabilizada, quais suas consequências e se há mais informações para detalhar a proposta.

Aqui no Blog do EAD UMC você encontra uma série de artigos que vão te ajudar a fazer uma redação nota 1000 no Enem. Confira:

>>> 8 dicas para fazer uma redação nota 1000 no Enem

>>> Os principais tipos de argumentação para usar na sua redação do Enem

>>> Como ganhar um repertório coringa para redação e se dar bem no Enem

>>> Como interpretar charges: dicas para o Enem e vestibulares

Exemplos de textos da coletânea da redação do Enem

Para você entender melhor como usar a coletânea da redação do Enem, confira os textos motivadores da edição de 2021 do exame.

O tema foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil" e o enunciado pedia:

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista.

A coletânea foi composta por quatro textos motivadores, dois deles em formato de imagem:

Texto motivador 1

Toda sexta-feira, o ônibus azul e branco estacionado no pátio da Vara da Infância e da Juventude, na Praça Onze, Centro do Rio, sacoleja com o entra e sai de gente a partir das 9h. Do lado de fora, nunca menos de 50 pessoas, todas pobres ou muito pobres, quase todas negras, cercam o veículo, perguntam, sentam e levantam, perguntam de novo e esperam sem reclamar o tempo que for preciso. Adultos, velhos e crianças estão ali para conseguir o que, no Brasil, é oficialmente reconhecido como o primeiro documento da vida - a certidão de nascimento. [...]

Ao longo do discurso desses entrevistados, fica clara a forma como os usuários se definem: "zero à esquerda", "cachorro", "um nada", "a pessoa que não existe", entre outras, todas são expressões que conformam claramente a ideia da pessoa sem registro de nascimento sobre si mesma como uma pessoa sem valor, cuja existência nunca foi oficialmente reconhecida pelo estado.

ESCÓSSIA, F. M. Invisíveis: uma etnografia sobre identidade, direitos e cidadania nas trajetórias de brasileiros sem documento. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais). Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2019.

Texto motivador 2

A lei Nº 9 534 DE 1997 tornou o registro de nascimento gratuito no Brasil. Só que o problema persiste, mostrando que a exclusão é complexa e não se explica apenas pela dificuldade financeira em pagar pelo registro, por exemplo.

texto-motivador-dois-redacao-enem-2021Fonte: IBGE (Dados de 2015). Disponível em: https://estudio.r7.com/ Acesso em: jul. 2021 (Adaptado)

Texto motivador 3

A certidão de nascimento é o primeiro e mais importante documento do cidadão. Com ele, a pessoa existe oficialmente para o Estado e a sociedade. Só de posse da certidão é possível retirar outros documentos civis, como a carteira de trabalho, a carteira de identidade, o título de eleitor e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, para matricular uma criança na escola e ter acesso a benefícios sociais, a apresentação do documento é obrigatória.

Disponível em: https://senado.leg.br// Acesso em: 21 jul. 2021

Texto motivador 4

texto-motivador-quatro-redacao-enem-2021Disponível em: https://www.ufrgs.br/humanista. Acesso em: 26 jul. 2021 (adaptado).


Esperamos que este guia sobre a coletânea da redação do Enem tenha te ajudado a se preparar para o primeiro dia de provas.

Continue acompanhando o Blog do EAD UMC para saber mais sobre os assuntos que mais caem no Enem!

Enem

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

Qual a diferença entre prosa e poesia? [Literatura no Enem]

Você sabe dizer a diferença entre prosa e poesia? Se a resposta for negativa, então corra para ler este artigo e tirar ...
21 min de leitura

O que é sentido conotativo e denotativo [Literatura no Enem]

Conotação e denotação são conceitos relacionados aos diferentes significados que as palavras apresentam. Por exemplo: ...
4 min de leitura

Resumo das 5 obras de José de Alencar que mais caem no Enem

José de Alencar foi um dos autores mais importantes da literatura brasileira. Não é à toa que muitos críticos, ...
9 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Enem