Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Enem

Como interpretar charges: dicas para o Enem e vestibulares

Enem

3 livros de Guimarães Rosa que já caíram no Enem

Enem

Como interpretar charges: dicas para o Enem e vestibulares

Mariana Moraes
Por Mariana Moraes em Jan 24, 2022 11:10:47 AM | 9 min de leitura

As charges nos acompanham desde os primeiros anos escolares. Afinal, são recursos muito utilizados para trabalhar a interpretação de texto durante o ensino fundamental e médio. Mas você sabe realmente como interpretá-las?

Para quem vai prestar vestibular ou fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) esse conhecimento é indispensável. É só observar as provas anteriores para perceber que as charges são uma característica marcante dos principais exames do Brasil.

Sendo assim, dominar a habilidade de interpretá-las é essencial para garantir uma boa nota e conquistar a vaga na universidade dos seus sonhos.

Confira:
O que são as charges 
Os principais personagens de charges e tirinhas que aparecem no Enem 
As charges no Enem e vestibulares
Como ler e interpretar uma charge 
Questões com charges e tirinhas do Enem para você praticar 
Conclusão

como-interpretar-charges-  pessoa escrevendo e caderno

O que são as charges 

As charges são textos de caráter humorístico que misturam elementos verbais e não-verbais para construir uma crítica sobre determinado tema. As charges são geralmente veiculadas pela imprensa.

Nesse tipo de texto, é muito comum que seja trabalhado um tema contemporâneo, relacionado a algum evento social ou político pontual. As charges fazem uso do humor para fazer críticas político-sociais de modo sintético e conciso.

Assim, para interpretar as charges, além de uma boa leitura e atenção, é preciso estar atualizado em relação ao que acontece no país e no mundo para reconhecer as referências e insinuações feitas pelo autor. 

Por isso, as charges têm sido tão apreciadas dos exames escolares e concursos de vestibular. Além de trabalhar a capacidade de interpretação, ela também provoca os estudantes a olharem para suas referências e manterem-se atualizados

Baixe agora mesmo 100 questões do ENEM e comece a estudar!

Características das charges

  • Tratam de temas atuais: para entendimento da piada contida no desenho, normalmente é necessário um contexto histórico. Ou seja, sem saber qual âmbito uma história está sendo contada, a piada é perdida;
  • Linguagem verbal e/ou não verbal: o desenho pode ser verbalizado ou não;
  • Tema social ou político: questões políticas e sociais, sejam elas nacionais ou internacionais, aparecem de forma frequente.
  • Caráter: humorístico, cômico, irônico e satírico.
  • Efemeridade: muitas vezes, retrata acontecimentos contemporâneos. A charge é tida como efêmera, pois está sempre se atualizando;
  • Ruptura discursiva: o final inesperado trata-se de uma quebra do discurso construído na charge;
  • Exagero: aponta o exagero para provocar a vertente humorística. No exagero, o chargista enfatiza pontos tidos como principais, fazendo distorções da realidade, mas sem tirar a veracidade;

Os principais personagens de charges e tirinhas que aparecem no Enem

O Enem é uma das provas que mais utiliza charges e tirinhas, especialmente na parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

Abaixo, apresentamos as principais charges e tirinhas que aparecem nas questões do Enem. Confira:

Mafalda 

Mafalda foi uma tira escrita e desenhada pelo cartunista argentino Quino

As histórias têm como personagem principal Mafalda, uma menina preocupada com a humanidade e com a paz mundial e que se rebela com o estado atual do mundo. As charges da Mafalda foram escritas entre 1964 a 1973.

Nas charges, Mafalda se comporta como uma típica menina na sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 1960 em que se encontra. 

como-interpretar-charges-mafalda

Calvin e Haroldo 

Calvin e Haroldo é uma série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson. Elas foram publicadas em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 1985 e 1995.

Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade que tem como companheiro Haroldo, um tigre de pelúcia. Haroldo "ganha" vida sempre que os dois estão sozinhos.

Além de apresentar diversas questões relacionadas à infância, a charge tem uma importante faceta contemplativa, com muitas interrogações existencialistas e uma crítica ao comportamento do homem em relação à natureza.

como-interpretar-charges-calvin-charge

Frank e Ernest 

Frank e Ernerst é uma tira cômica criada e desenhada por Bob Thaves em 1972. 

Ela narra as aventuras de dois homens comuns em situações nem tão comuns do dia a dia. Eles discutem todos os tipos de acontecimentos, desde as pequenas frustrações da vida até grandes escândalos políticos.

como-interpretar-charges-frank-ernest

Garfield 

Garfield é uma das tirinhas mais famosas da história, sendo publicado em 2570 jornais de todo o mundo. O personagem principal é um gato de cor caramelo listrado chamado Garfield. Ele é preguiçoso, guloso, viciado em café e lasanha, amante de televisão e, acima de tudo, sarcástico.

Além do gato, Odie, um cão, e Jon Arbuckle, um cartunista, dono dos dois, fazem parte das histórias. 

como-interpretar-charges-garfield

Hagar, o Horrível

Hagar, o Horrível é uma tira em quadrinhos criada em 1973 por Dik Browne. 

As tiras narram a vida de uma família viking. Hagar, um viking gordo e barbudo é o personagem principal. Ele tem as mesmas preocupações que um homem moderno: precisa cuidar da família, vencer os adversários e cuidar do peso.

como-interpretar-charges-hagar

As charges no Enem e vestibulares

A leitura interpretativa de charges é uma habilidade cada vez mais cobrada em provas de vestibulares e no Enem. Encontramos esse tipo de texto tanto nas questões de língua portuguesa quanto nos temas de redação

Mas por que isso acontece? Por que as charges são consideradas um tipo de texto tão importante? Porque elas exigem mais competências do que um texto tradicional! 

As charges extrapolam a linguagem verbal (por vezes até nem usada). Além de uma boa interpretação, elas exigem um bom nível de conhecimento de mundo e capacidade de pensar criticamente e relacionar fatos sociais. 

Afinal, o tema abordado na charge pode estar ligado a um acontecimento de um período específico, o que mostra a importância de se manter informado e ter um bom repertório de referências.

É por isso que as charges são tão valorizadas nos concursos vestibulares e no Enem. Quer saber como se sair bem nas questões em que elas aparecem? Continue conosco e confira o próximo tópico. 

Como ler e interpretar uma charge 

Abaixo, trazemos algumas dicas que podem ajudar na hora da interpretação das charges. Confira:

1 - Leia charges

É pouco provável que você nunca tenha lido uma charge, mas, de qualquer forma, vale reforçar a leitura e conhecer mais sobre esse gênero. 

Ampliando seu repertório, você entende a estrutura narrativa das charges, a construção do humor e aumenta sua capacidade de compreensão. 

2 - Faça perguntas à charge

Para fazer uma leitura crítica daquilo que você está lendo, é importante levantar perguntas como:

  • Qual o tema da charge?
  • Conheço o cenário ou as pessoas retratadas?
  • Pode haver ambiguidade, ou seja, mais de uma maneira de interpretar o desenho ou o texto?

3 - Atenção aos detalhes

A charge é um tipo de texto extremamente conciso. Ou seja, nada é colocado ali por acaso. 

Todo o conjunto é importante para entender a crítica do autor. Por isso, fragmente sua análise procurando detalhes que sirvam como pista para responder a questão. 

Outra dica é se atentar à fonte para descobrir o local e a data de publicação.

4 - Busque o objetivo da charge

Toda a charge busca causar um efeito, envolvendo, para isso, questões sociais, políticas, culturais e ideológicas. 

Por isso, ao ler uma charge na hora da prova, é essencial relacionar texto verbal e não-verbal com os principais fatos e contextos sociais da atualidade. 

Isso certamente ajudará a encontrar a alternativa correta. 

5 - Relacione a charge com o enunciado da questão

Não se esqueça de fazer uma leitura atenta de todo o enunciado e das alternativas. Muitas vezes, no próprio enunciado, podemos encontrar pistas para fechar a linha de raciocínio. 

6 - Mantenha-se bem informado

Lembra que as charges se relacionam com temas e debates que estão em pauta na sociedade? Então, uma das melhores estratégias para garantir uma boa compreensão desse tipo de texto é conhecer a realidade e aquilo que acontece no país e no mundo. 

Ou seja, além de abrir os livros, acesse também portais de notícias, acompanhe telejornais, se atualize e saiba quais são as principais questões da sociedade na atualidade. 

Questões com charges e tirinhas do Enem para você praticar 

Agora que você já conhece mais sobre as charges, que tal praticar? Confira algumas questões do Enem:

1 - (Enem/2004)

charges-enem-mafalda-2004

A conversa entre Mafalda e seus amigos

A) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.
B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
E) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.

2 - (Enem/2005)

charges-questao-enem-2005

A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre a

A) relações pessoais e o avanço tecnológico.
B) inteligência empresarial e a ignorância dos cidadãos.
C) inclusão digital e a modernização das empresas.
D) economia neoliberal e a reduzida atuação do Estado.
E) revolução informática e a exclusão digital.

3 -  (Enem/2000) Em uma conversa ou leitura de um texto, corre-se o risco de atribuir um significado inadequado a um termo ou expressão, e isso pode levar a certos resultados inesperados, como se vê nos quadrinhos abaixo.

charges-enem-chico-bento

Nessa historinha, o efeito humorístico origina-se de uma situação criada pela fala da Rosinha no primeiro quadrinho, que é:

A) Faz uma pose bonita!
B) Quer tirar um retrato?
C) Sua barriga está aparecendo!
D) Olha o passarinho!
E) Cuidado com o flash!

4 - (Enem/2003)

charges-enem-2003-mafalda

O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda

A) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.
B) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.
C) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
D) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança.
E) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.

5 - (Enem/2005)

questao-enem-2005-2

questao-enem-charges-enem-2005-3

As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta dos governantes. Tendo como referência o estado atual dos países periféricos, pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte ideia:

A) Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos e aposentados.
B) Necessidade de atualização crítica de clássicos da literatura.
C) Menosprezo governamental com relação a questões ecologicamente corretas.
D) Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho.
E) Aprofundamento do problema social do desemprego e do subemprego.

Gabarito: 1 - A, 2 - A, 3 - D, 4 - C, 5 -A

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

Conclusão

Neste artigo, explicamos como interpretar charges. Se você está se preparando para o Enem ou vestibular, essa habilidade é essencial. 

Se você gostou desse conteúdo, leia também:

Enem

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

3 livros de Guimarães Rosa que já caíram no Enem

Você sabe quais livros de Guimarães Rosa podem cair no Enem? Esse é um dos autores com um dos estilos mais únicos da ...
6 min de leitura

4 livros de Clarice Lispector que já caíram no Enem

Os livros de Clarice Lispector sempre aparecem no Enem. Afinal, a autora foi uma das notáveis da literatura brasileira, ...
6 min de leitura

Como aproveitar ao máximo o tempo de prova do Enem

Lidar com o tempo de prova do Enem é um dos maiores desafios para muitos participantes. Afinal, o exame tem um número ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Enem
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes