Você sabe a diferença entre líder e chefe?

Postado em 31 de ago de 2023
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Quando falamos de gestão, é muito comum ver as pessoas utilizando os conceitos de chefe e líder como sinônimos. Contudo, na prática corporativa, ser chefe ou líder não é a mesma coisa.

Os chefes têm um estilo de gestão mais autoritário, centralizador e hierarquizado. Enquanto isso, os líderes orientam seus subordinados por meio de atitudes inspiradoras e de um modelo de gestão mais horizontal.

Essas características de cada perfil de gestão fazem toda a diferença no ambiente e resultados corporativos. Neste artigo, explicamos mais sobre a diferença entre líder e chefe e trazemos algumas dicas de como se tornar um bom gestor.

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A diferença entre líder e chefe

Por mais que as palavras chefe e líder sejam usadas como sinônimos muitas vezes, é visto na prática do mercado de trabalho que esses dois perfis carregam muitas diferenças.

O chefe é aquela figura autoritária, que centraliza em si as decisões e vê os colaboradores como meros subordinados — que devem seguir suas orientações sem questionamentos.

A figura do chefe se consolidou no período da Revolução Industrial, em que era necessário um supervisor ou encarregado para garantir a alta produção na linha de montagem. Nesse sentido, o chefe era responsável por garantir resultados através de pressões e cobranças dos funcionários.

Assim, entre as principais características de um chefe, podemos citar:

  • centralização das principais responsabilidades e informações dos projetos;
  • recusa ou aversão a opiniões contrárias às suas;
  • uso de sua autoridade para pressionar e cobrar de forma excessiva seus subordinados;
  • tendência a não ouvir ou oferecer espaço para debate com os funcionários;
  • prioriza processos, em vez de pessoas;
  • inflexibilidade para atender e acolher as demandas de seus colaboradores;
  • não reconhecimento da necessidade de incentivar seus colaboradores.

Atualmente, esse perfil de gestão vem perdendo espaço no mercado de trabalho. Afinal, uma hierarquia tão rigorosa não tem se mostrado eficaz, tanto no sentido de trazer resultados para as organizações quanto no clima do ambiente de trabalho.

No lugar do chefe, a figura do líder tem dominado mais o mercado, com sua capacidade de engajar e motivar a equipe por meio do seu exemplo e de uma postura mais empática.

O líder é aquele que possibilita que seus colaboradores se desenvolvam e inspira confiança e respeito. Tudo isso sem ter que se impor de forma autoritária ou depender de estrutura extremamente hierarquizada.

Ou seja, mesmo que as opiniões sejam contrárias às dele, o líder está sempre aberto ao diálogo, criando um bom ambiente organizacional entre os todos os funcionários.

Com isso, as principais características de um líder são:

  • gestão mais horizontal, com espaço para que todos tragam suas opiniões e se sintam ouvidos;
  • proporcionar feedbacks sempre que necessário;
  • empatia e respeito à diversidade dos seus colaboradores;
  • promoção de iniciativas que buscam o reconhecimento do trabalho dos seus colaboradores;
  • desenvolvimento de ações para que os colaboradores possam trabalhar suas habilidades e crescer em sua área;
  • saber delegar;
  • capacidade de solucionar conflitos internos de forma pacífica;
  • engajar e motivar a equipe pelo exemplo.

 

 

 

12 soft skills de liderança para desenvolver

Agora que você já entende a diferença entre líder e chefe, pode estar se perguntando: quais habilidades eu devo trabalhar para proporcionar uma boa liderança para meus colaboradores?

Afinal, ser um bom líder envolve uma série de competências que vão muito além da capacidade de gestão. Segundo Dale Carnegie, autor do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, os princípios mais importantes que um bom líder deve seguir são:

  • Saber como criticar: o gestor deve comunicar à equipe que não está atingindo as expectativas, mas sem deixar de reconhecer as qualidades do time.
  • Reconhecer os próprios erros: líderes também são humanos, ou seja, tem falhas. Admitir quando errou é uma forma de conquistar a confiança da equipe e ainda ajuda alguém a mudar de comportamento.
  • Sugerir em vez de ordenar: em vez de simplesmente dar ordens, o gestor pode levar as demandas para a equipe em forma de sugestões ou perguntas.
  • Elogiar os pontos fortes: assim como o gestor deve saber criticar, ele precisa saber elogiar de forma genuína.
  • Incentivar a excelência: o respeito da equipe reflete-se em resultados melhores e metas alcançadas.
  • Transformar problemas em desafios: o gestor deve tornar as tarefas o mais simples possível para a equipe, a partir do otimismo e do encorajamento.

Para alcançar estes princípios, as soft skills que um gestor precisa desenvolver são:

  1. Comunicação assertiva;
  2. Trabalho colaborativo;
  3. Adaptabilidade;
  4. Capacidade de solução de problemas;
  5. Autoconfiança;
  6. Inteligência emocional;
  7. Pensamento analítico;
  8. Negociação;
  9. Administração de conflitos;
  10. Gestão de tempo;
  11. Empatia;
  12. Resiliência.

Para desenvolver essas competências, é importante ter autoconhecimento, montar um plano de ação e investir na educação continuada.

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