Millennials e Geração Z: tudo o que você precisa saber

Postado em 1 de jan de 2023
Loading...

Nos últimos anos, muito se tem ouvido sobre Millennials e Geração Z. Mas você sabe como esses dois grupos afetam a cultura e o setor de consumo?

Os Millennials e a Geração Z são grupos geracionais.

Este é um conceito da sociologia que define grupos de pessoas nascidas no mesmo período e que compartilham o mesmo contexto, experiências sociais e causam um mesmo impacto.

Os Millennials e Geração Z não são as únicas gerações a existirem.

Antes delas, nós conhecemos a Geração X (1965 a 1980), os Baby Boomers (1946 a 1964) e ainda iremos conhecer a Geração Alpha, as crianças nascidas entre 2012 e 2020.

Cada uma dessas gerações tem valores próprios, costumes e comportamentos próprios, além de poder ser classificada de acordo com características únicas.

Além disso, elas também tiveram impactos muito importantes nos movimentos sociais e na criação dos valores das gerações seguintes.

Por isso, não é de hoje que enxergar as gerações é importante para a comunicação e o consumo.

Se você trabalha com vendas e marketing, precisa entender a diferença entre eles, como se comunicar com cada um e por que isso é importante.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Quem são os Millennials?

Os Millennials, que também podem ser chamados de Geração Y, são um grupo geracional formado por pessoas nascidas desde o início da década de 1980 até o final dos anos 1990.

Existem institutos de pesquisas que dizem que os Millennials são os nascidos entre 1981 e 1996, porém também existem institutos que fixam as datas de 1982 e 2004 como o intervalo.

Mas independentemente de quando se fixa o limite para alguém ser considerado um Millennial, parte essencial dessa geração é sua experiência na virada de milênio e proximidade com a internet.

Tanto que muitas pessoas chamam a Geração Y de “geração da internet” ou “geração do milênio”.

Os Millennials nasceram e cresceram junto com o boom da internet e isso traz algumas características fortes para o grupo, como a atração por avanços tecnológicos, comunicação sem fronteiras e informações vindas de todos os lados.

Eles também experimentaram alta urbanização, facilidade material e prosperidade econômica.

O que pode dar a impressão de que Millennials são uma geração “mimimi” e que esperam prêmios cada vez que fazem o mínimo.

Porém, a verdade é que essa é uma geração que cresceu em um mundo de extrema competição intelectual e que se transformou economicamente de maneira negativa, o que trouxe um sentimento geral de frustração.

🔵 Leia também: Comunicação Social: entenda as diferenças entre as habilitações

Quem faz parte da geração Z?

A Geração Z veio depois dos Millennials e é formada por pessoas nascidas entre 1996 e 2012.

O que mais marca essa geração é que seus indivíduos são totalmente nascidos em um mundo conectado à internet e com facilidade de acesso à informação.

Por isso, uma das características mais fortes dos Zoomers, como também podem ser chamados, é serem nativos digitais.

Além disso, a Geração Z também é muito mais adepta à abertura social das tecnologias.

Ao contrário dos Millennials, que cresceram em um mundo de estabilidade econômica, a Geração Z cresceu em meio à recessão e a outros problemas, como a crise climática.

Por conta desse contexto, os Zoomers são pessoas mais tolerantes à diferença, estão moldando a maneira como falamos sobre expressão sexual nos dias de hoje e tem uma forte visão política.

🔵 Leia também: Sonha em trabalhar com marketing? Conheça a faculdade e o mercado

As diferenças de consumo entre Millennials e Geração Z

Apesar de as semelhanças entre Millennials e Geração Z serem grandes, já que ambas cresceram conectadas, existem muitas diferenças que profissionais de marketing não podem ignorar.

Millennials

Para os Millennials, o sentimento de comunidade e o relacionamento entre pessoas são valores marcantes. E eles se apegam à internet por ela proporcionar esse sentimento.

Entre os Millennials, 47% disse que a única coisa sem a qual não consegue viver é a internet.

Eles são muito mais apegados à experiência de uma compra do que ao produto em si, então costumam apoiar marcas que tem esses valores.

Além disso, a Geração Y busca por ferramentas digitais que ajudem no dia a dia. Ou seja, a tecnologia e a conectividade é tudo para eles.

Quanto ao consumo, os Millennials representam mais da metade dos compradores online. 54%, segundo a UPS.

Eles utilizam smartphones para isso, analisam avaliações e depoimentos antes de comprar e mudariam de varejista ou lojista se tivesse uma experiência negativa.

🔵 Leia também: Como ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso

Geração Z

Já os integrantes da Geração Z tem uma visão um pouco diferente dos Millennials sobre consumo. Para eles, o mais importante é que uma marca se alinhe com seus valores pessoais.

Além disso, como são mais críticos e políticos, os Zoomers querem ficar sabendo de onde vêm os produtos que estão consumindo, se a empresa é ética e qual é o impacto no meio ambiente.

Por isso, a Geração Z não tem medo de falar contra marcas, se perceberem algo errado.

Eles também são bastante adeptos do Do it Yourself, ou seja, eles costumam colocar a mão na massa para fazer algo e não hesitam em comprar de brechós ou briques.

Esse grupo é muito mais protetivo com seus dados também, sendo que menos de um terço, em uma pesquisa da IBM, se disse confortável em compartilhar dados com empresas.

45% deles disse escolher marcas ecologicamente corretas, 52% diz que usa o celular para fazer comparações entre preços e produtos e, em total discordância com os Millennials, eles gostam de fazer compras em lojas físicas.

Diante desses dados, conseguir entender que assim como uma geração é diferente da outra, a maneira de abordar a comunicação com cada uma delas também deve ser.

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.