Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Cursos de graduação EAD

Por que a demanda pela gestão logística aumentou durante a pandemia

Enem

3 livros de Guimarães Rosa que já caíram no Enem

Cursos de graduação EAD

Por que a demanda pela gestão logística aumentou durante a pandemia

Mariana Moraes
Por Mariana Moraes em Jan 31, 2022 4:10:00 PM | 10 min de leitura

Sabe aquele livro que você comprou pela internet e em menos de três dias já estava na sua casa? Você já se perguntou como ele chega tão rápido e em boas condições, mesmo atravessando o país muitas vezes? Esse é o papel da gestão logística. 

Essa área é responsável pelo estudo dos processos de transporte e armazenamento de produtos ou matérias-primas. E em um país de dimensões continentais como o Brasil, a logística é parte importante do sucesso de todos os perfis de empresas.

Com a pandemia da covid-19 e o aumento do número de compras online, esse setor, que já era essencial para economia brasileira, ganhou ainda mais força. 

Em função disso, o mercado de trabalho da logística está mais aquecido do que nunca, oferecendo boas oportunidades de emprego para profissionais com conhecimento na área.

Será que essa carreira é para você? Neste artigo, explicamos o que é gestão logística, por que está em alta na atualidade e qual é a melhor formação para trabalhar na área

Boa leitura!

Neste artigo, você vai ver:
O que significa gestão logística 
O papel da logística para o e-commerce e para a saúde pública 
Tendências de logística para o pós-pandemia 
Profissionais de logística cada vez mais valorizados no mercado 
Como funciona o tecnólogo em Logística 

gestão logística - caixas de carga coloridas empilhadas

O que significa gestão logística 

Gestão logística é a área que estuda e executa todo o planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas e produtos, buscando levá-los com segurança e agilidade do ponto de origem ao ponto de consumo. Parece um pouco abstrato, não é mesmo? Vamos a um exemplo prático!

Sabe aqueles produtos que você vê nas prateleiras dos supermercados? São mercadorias prontas para o consumidor final. Até ganhar aquela forma que estamos acostumados a ver no comércio, os produtos passam por diversas etapas. 

Vamos imaginar um colchão, por exemplo. Para sua produção, é necessário entrar em contato com fornecedores de espumas, molas e tecidos. Depois de realizar a compra dos insumos, é preciso que essas matérias-primas cheguem e sejam armazenadas em boas condições para iniciar a fabricação dos colchões. Por fim, os colchões devem ser distribuídos para as lojas para que se dê início à comercialização. 

Muitos processos, não é mesmo? O gestor de logística é o profissional por trás dessas etapas, planejando e coordenando a movimentação de materiais ou informações essenciais às operações. 

Ou seja, é responsabilidade desse profissional garantir uma boa cadeia logística, evitar desperdícios, aumentar a produtividade e agilizar os resultados esperados. 

Sendo assim, a logística é área do conhecimento essencial para empresas de todos os portes, tendo um papel decisivo para o sucesso de uma organização. 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Logística 4.0

Inicialmente, a logística era uma área ligada às atividades militares. Ela reunia uma série de conhecimentos utilizados nas guerras, como o planejamento, armazenamento, distribuição e manutenção de armas, roupas, alimentos e medicamentos. 

Mais tarde, contudo, essa ciência passou a ser incorporada a outras áreas, especialmente àquelas ligadas ao comércio e à fabricação de produtos. 

Sendo assim, a logística passou a ser o ramo responsável pela gestão, armazenamento e distribuição de recursos para variadas atividades.

Na atualidade, com o avanço das novas tecnologias e incorporação do digital aos processos, a logística passa por mais uma fase de transformação. É a chamada logística 4.0.

A logística 4.0 é aquela que utiliza a tecnologia nos processos de armazenamento, monitoramento, segurança e transporte, com objetivo para agilizá-los e torná-los mais eficientes – seja no seu funcionamento, seja em relação aos custos.

Entre as tecnologias que podem ser utilizadas para isso, é possível citar a inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), blockchain, automação, uso de drones e muitas outras. Cada uma pode contribuir com um processo diferente dentro da logística.

Com o apoio dessas tecnologias, as empresas conseguem atender novas demandas do mercado, assim como aprimorar seu contato com o cliente final. 

O papel da logística para o e-commerce e para a saúde pública 

A pandemia da covid-19 impactou a forma como vivemos e nos relacionamos. Em função disso, a crise sanitária antecipou diversas tendências que já estavam em pauta na sociedade. Uma delas foi reforçar a importância e o papel estratégico da logística na sociedade brasileira. 

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, a logística sempre teve uma participação importante em todas as áreas, desde educação até saúde. Contudo, com a covid-19, as orientações de distanciamento social e o início da vacinação, essa área se tornou ainda mais relevante. 

O primeiro sinal de aquecimento do ramo logístico já era perceptível nos primeiros meses de pandemia, ainda em 2020. Sem poder sair de casa, diversas pessoas passaram a optar pelo e-commerce para realizar suas compras. 

De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior. Isso se deu, sobretudo, após o início das medidas de isolamento social.

O estudo da Mastercard destaca que os setores de e-commerce com maior destaque e crescimento — em comparação com o mesmo período em 2019 — foram hobby & livrarias (+110%) e o de drogaria (+88,7%).

Mesmo que seja uma tendência reforçada pela pandemia, a expectativa é que esse novo hábito de consumo se expanda e se consolide ainda mais nos próximos anos. 

Mas o que o e-commerce tem a ver com a logística? Tudo!

Para que os produtos rodem o país e cheguem em boas condições, é essencial que exista uma estratégia de gestão logística definida, qualificada e consolidada.

Além do consumo, a logística também mostrou sua relevância para uma outra área durante a crise sanitária: a da saúde pública. 

Com a pandemia, cresceu a necessidade do envio de testes, medicamentos e equipamentos médicos pelo país. Mais tarde, com o surgimento das vacinas contra a covid-19, também foi preciso organizar o transporte e distribuição das doses entre os estados brasileiros.

Todos esses processos relacionados ao combate à pandemia foram intermediados por operações logísticas complexas, especialmente a das vacinas. 

Os imunizantes deveriam ser armazenados e transportados com o máximo de segurança para que pudessem chegar à população em condições adequadas para aplicação.  

Os profissionais de logística foram os responsáveis por pensar e traçar os melhores planos de gestão, armazenamento e transportes desse itens indispensáveis à saúde pública.

Ou seja, a logística é um dos setores mais em alta da atualidade, e a tendência é que se consolide com um mercado de trabalho extremamente aquecido nos próximos anos.

Tendências de logística para o pós-pandemia 

Você já sabe que a pandemia da covid-19 aqueceu o ramo da logística, certo? Mas como será o futuro dessa área no pós-pandemia?

O mundo todo passou por importantes mudanças nesse período, e no setor logístico não é diferente. O portal Logic - Soluções Logística, especializado no assunto, identificou algumas tendências para os próximos anos. Confira quais são:

Descentralização dos centros produtores

Uma das realidades que a pandemia escancarou foi a alta dependência de poucos países ou fornecedores. Essa situação levou a situações de escassez de suprimentos médicos e insumos para vacinas, por exemplo, o que demonstrou a fragilidade do modelo atual de produção e distribuição. 

Em função disso, a tendência é que nos próximos anos se fortaleçam os mercados alternativos, havendo uma descentralização dos centros produtores. 

Desse modo, deve haver uma divisão nas grandes cadeias de suprimentos, tornando-se menores e mais ágeis.

Maior integração entre empresas e fornecedores

Durante a pandemia, as empresas que possuíam mais visibilidade de sua cadeia logística de suprimentos conseguiram responder melhor à crise. Para que isso tenha sido possível, foi essencial a ajuda de seus fornecedores.

Sendo assim, a lição que fica é que uma maior colaboração entre a empresa e seus fornecedores permite o melhor gerenciamento – seja em momentos de expansão ou de crise.

Crescimento do e-commerce

O aumento das vendas online durante a pandemia acelerou um processo que já vinha sendo desenhado – o novo hábito de consumo no ambiente digital.

Neste cenário, as empresas de logística precisarão rever seus processos e serviços de transporte, entrega e distribuição fracionada para atender às novas demandas dos clientes de varejo.

gestão logística - estoque cheio de caixas e equipamentos

Gestão do trabalho remoto

A pandemia forçou as empresas a adotarem modelos de trabalho remoto para suas equipes.

Contudo, o que antes poderia parecer estranho tem surtido um efeito positivo em muitas empresas, com redução de distâncias e custos operacionais. 

Desse modo, é bem possível que a logística seja um dos ramos que continue adotando e usufruindo dos modelos de trabalho remoto

Adoção de tecnologia e inteligência artificial

Durante a pandemia, muitas empresas tiveram sérios problemas em sua cadeia de suprimentos por conta do gerenciamento manual de estoques, baixa transparência e falta de flexibilidade logística. Muitos desses transtornos poderiam ser evitados se houvesse automação de processos no controle e gestão da cadeia.

Com a adoção de inteligência artificial e tecnologias específicas, é possível prever riscos e oportunidades, bem como gerir com precisão controles, fluxos internos, estoques, rotas de entrega e transporte, entre outros.

Por isso, a tendência é que nos próximos anos sejam incorporados cada vez mais processos automatizados e novas tecnologias às operações logísticas. É o momento da logística 4.0. 

Profissionais de logística cada vez mais valorizados no mercado 

Frente a crescente necessidade e importância do setor logístico para economia brasileira, os profissionais especializados na área são cada vez mais requisitados e valorizados no mercado de trabalho. 

Os gestores de logística são responsáveis por gerenciar os materiais, produtos e recursos de uma empresa. 

Eles administram o estoque, controlam o armazenamento, cuidam da compra de suprimentos necessários, planejam a movimentação interna, gerenciam a distribuição entre fábricas, centros e varejo e se encarregam do transporte e entrega dos produtos. 

Além disso, o profissional de logística faz um planejamento estratégico, visando sempre a agilidade, rapidez, otimização dos processos e o menor custo possível. 

Confira as principais áreas de atuação desse profissional:

  • Armazenamento
  • Estoque
  • Manutenção de informação
  • Processamento de pedidos
  • Transporte
  • Supply chain management
  • Planejamento e demanda de estoque
  • Controller Logístico
  • Prevenção de perdas

Como funciona o tecnólogo em logística 

Você já pensou em trabalhar com logística? Venha conhecer o tecnólogo em Logística EAD da UMC, um dos cursos mais atuais na área!

A formação em Logística tem dois anos de duração e proporciona conhecimentos básicos — administração, economia e finanças — e específicos — transporte, distribuição, gestão de processos, cadeia de valor e de suprimentos e desenvolvimento de produtos. 

Confira a grade curricular:

1º Semestre

MÓDULO 1

DI | Comportamento Humano nas Organizações | 80 HORAS

DI | Fundamentos da Administração | 80 HORAS 

DPP | Desenvolvimento Prático Profissional - Relações Humanas | 30 HORAS

MÓDULO 2

DI | Sustentabilidade e Ética Organizacional | 80 HORAS

DI | Comunicação Empresarial | 80 HORAS

DPP | Desenvolvimento Prático Profissional - Relações Sociais e Ambientais | 30 HORAS

AC | Atividades Complementares | 20 HORAS

2º Semestre

MÓDULO 3

DI | Fundamentos da Contabilidade | 80 HORAS

DI | Empreendedorismo | 80 HORAS

DPP | Desenvolvimento Prático Profissional - Empreender | 30 HORAS

MÓDULO 4

DI | Fundamentos de Economia | 80 HORAS

DI | Fundamentos de Finanças | 80 HORAS

DPP | Desenvolvimento Prático Profissional - Relatórios Financeiros | 30 HORAS

AC | Atividades Complementares | 20 HORAS

3º Semestre

MÓDULO 5

DI | Transporte e Distribuição | 80 HORAS

DI | Gestão Orçamentária | 80 HORAS

DPP | Desenvolvimento Prático Profissional - Orçamentos | 30 HORAS

MÓDULO 6

DI | Fundamentos de Direito e Estruturação Empresarial | 80 HORAS

DI | Estratégia e Logística Empresarial | 80 HORAS

DPP | Desenvolvimento Prático Profissional - Modelos Estratégicos | 30 HORAS

AC | Atividades Complementares | 20 HORAS

4º Semestre

MÓDULO 7

DI | Gestão de Processos | 80 HORAS

DI | Gestão da Cadeia de Valor e Desenvolvimento de Produtos | 80 HORAS

DPP | Desenvolvimento Prático Profissional - Processos | 30 HORAS

MÓDULO 8

DI | Gestão de Custos e Precificação | 80 HORAS

DI | Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos | 80 HORAS

DPP | Desenvolvimento Prático Profissional - Custeio | 30 HORAS

AC | Atividades Complementares | 20 HORAS

No curso de Logística EAD, todas as aulas acontecem a distância, através do ambiente de aprendizagem. Sendo assim, você tem flexibilidade para decidir quando e onde assistir aos conteúdos. 

Ficou interessado nessa graduação? Conheça as opções de bolsas de estudos do EAD UMC e comece hoje mesmo a trilhar seu caminho no ramo da logística!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.


Se você gostou deste artigo sobre gestão logísica, não deixe de conferir:

Cursos de graduação EAD

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

O que faz um pedagogo: carreira, formação, salários

Você gosta da área de educação?
10 min de leitura

Gestão de Tecnologia da Informação: curso e mercado de trabalho

Você gosta de tecnologia e procura por uma profissão com um mercado de trabalho aquecido? Venha conhecer o curso de ...
7 min de leitura

Tecnólogo em Gestão Ambiental: o que faz, salário e carreira

O curso de Gestão Ambiental forma profissionais para atuarem na administração de processos que envolvem recursos ...
15 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos de graduação EAD
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes