Por que a demanda pela gestão logística aumentou durante a pandemia

Postado em 5 de mai de 2022
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Sabe aquele livro que você comprou pela internet e em menos de três dias já estava na sua casa? Você já se perguntou como ele chega tão rápido e em boas condições, mesmo atravessando o país muitas vezes? Esse é o papel da gestão logística.

Essa área é responsável pelo estudo dos processos de transporte e armazenamento de produtos ou matérias-primas. E em um país de dimensões continentais como o Brasil, a logística é parte importante do sucesso de todos os perfis de empresas.

Com a pandemia da covid-19 e o aumento do número de compras online, esse setor, que já era essencial para economia brasileira, ganhou ainda mais força.

Em função disso, o mercado de trabalho da logística está mais aquecido do que nunca, oferecendo boas oportunidades de emprego para profissionais com conhecimento na área.

Será que essa carreira é para você? Neste artigo, explicamos o que é gestão logística, por que está em alta na atualidade e qual é a melhor formação para trabalhar na área.

Confira:

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O que significa gestão logística

Gestão logística é a área que estuda e executa todo o planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas e produtos, buscando levá-los com segurança e agilidade do ponto de origem ao ponto de consumo.

Parece um pouco abstrato, não é mesmo? Vamos a um exemplo prático!

Sabe aqueles produtos que você vê nas prateleiras dos supermercados? São mercadorias prontas para o consumidor final. Até ganhar aquela forma que estamos acostumados a ver no comércio, os produtos passam por diversas etapas.

Vamos imaginar um colchão, por exemplo. Para sua produção, é necessário entrar em contato com fornecedores de espumas, molas e tecidos.

Depois de realizar a compra dos insumos, é preciso que essas matérias-primas cheguem e sejam armazenadas em boas condições para iniciar a fabricação dos colchões. Por fim, os colchões devem ser distribuídos para as lojas para que se dê início à comercialização.

Muitos processos, não é mesmo?

O gestor de logística é o profissional por trás dessas etapas, planejando e coordenando a movimentação de materiais ou informações essenciais às operações.

Ou seja, é responsabilidade desse profissional garantir uma boa cadeia logística, evitar desperdícios, aumentar a produtividade e agilizar os resultados esperados.

Sendo assim, a logística é área do conhecimento essencial para empresas de todos os portes, tendo um papel decisivo para o sucesso de uma organização.

Logística 4.0

Inicialmente, a logística era uma área ligada às atividades militares.

Ela reunia uma série de conhecimentos utilizados nas guerras, como o planejamento, armazenamento, distribuição e manutenção de armas, roupas, alimentos e medicamentos.

Mais tarde, contudo, essa ciência passou a ser incorporada a outras áreas, especialmente àquelas ligadas ao comércio e à fabricação de produtos. Sendo assim, a logística passou a ser responsável pela gestão, armazenamento e distribuição de recursos para variadas atividades.

Na atualidade, com o avanço das novas tecnologias e incorporação do digital aos processos, a logística passa por mais uma fase de transformação. É a chamada logística 4.0.

A logística 4.0 é aquela que utiliza a tecnologia nos processos de armazenamento, monitoramento, segurança e transporte, com objetivo para agilizá-los e torná-los mais eficientes – seja no seu funcionamento, seja em relação aos custos.

Entre as tecnologias que podem ser utilizadas para isso, é possível citar a inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), blockchain, automação, uso de drones e muitas outras. Cada uma pode contribuir com um processo diferente dentro da logística.

Com o apoio dessas tecnologias, as empresas conseguem atender novas demandas do mercado, assim como aprimorar seu contato com o cliente final.

O papel da logística para o e-commerce e para a saúde pública

A pandemia da covid-19 impactou a forma como vivemos e nos relacionamos. Em função disso, a crise sanitária antecipou diversas tendências que já estavam em pauta na sociedade.

Uma delas foi reforçar a importância e o papel estratégico da logística na sociedade brasileira.

No nosso país de dimensões continentais, a logística sempre teve uma participação importante em todas as áreas, desde educação até saúde. Contudo, com a covid-19, as orientações de distanciamento social e o início da vacinação, essa área se tornou ainda mais relevante.

O primeiro sinal de aquecimento do ramo logístico já era perceptível nos primeiros meses de pandemia, ainda em 2020. Sem poder sair de casa, diversas pessoas passaram a optar pelo e-commerce para realizar suas compras.

De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior. Isso se deu, sobretudo, após o início das medidas de isolamento social.

O estudo da Mastercard destaca que os setores de e-commerce com maior destaque e crescimento — em comparação com o mesmo período em 2019 — foram hobby & livrarias (+110%) e o de drogaria (+88,7%).

Mesmo que seja uma tendência reforçada pela pandemia, a expectativa é que esse novo hábito de consumo se expanda e se consolide ainda mais nos próximos anos.

Mas o que o e-commerce tem a ver com a logística? Tudo!

Para que os produtos rodem o país e cheguem em boas condições, é essencial que exista uma estratégia de gestão logística definida, qualificada e consolidada. Além disso, a logística também mostrou relevância para uma outra área durante a crise sanitária: a da saúde pública.

Com a pandemia, cresceu a necessidade do envio de testes, medicamentos e equipamentos médicos pelo país. Mais tarde, com o surgimento das vacinas contra a covid-19, também foi preciso organizar o transporte e distribuição das doses entre os estados brasileiros.

Todos esses processos relacionados ao combate à pandemia foram intermediados por operações logísticas complexas, especialmente a das vacinas.

Os imunizantes deveriam ser armazenados e transportados com o máximo de segurança para que pudessem chegar à população em condições adequadas para aplicação.

Os profissionais de logística foram os responsáveis por pensar e traçar os melhores planos de gestão, armazenamento e transportes desse itens indispensáveis à saúde pública.

Ou seja, a logística é um dos setores mais em alta da atualidade, e a tendência é que se consolide com um mercado de trabalho extremamente aquecido nos próximos anos.

🔵 Leia mais: Logística farmacêutica: o que você precisa saber para atuar na área

Tendências de logística para o pós-pandemia

Você já sabe que a pandemia da covid-19 aqueceu o ramo da logística, certo? Mas como será o futuro dessa área no pós-pandemia?

O mundo todo passou por importantes mudanças nesse período, e no setor logístico não é diferente. O portal Logic - Soluções Logística, especializado no assunto, identificou algumas tendências para os próximos anos.

Confira quais são:

1. Descentralização dos centros produtores

Uma realidade que a pandemia mostrou foi a dependência de poucos países ou fornecedores.

Essa situação levou a situações de escassez de suprimentos médicos e insumos para vacinas, por exemplo, o que demonstrou a fragilidade do modelo atual de produção e distribuição.

Em função disso, a tendência é que nos próximos anos se fortaleçam os mercados alternativos, havendo uma descentralização dos centros produtores. Desse modo, deve haver uma divisão nas grandes cadeias de suprimentos, tornando-se menores e mais ágeis.

2. Maior integração entre empresas e fornecedores

Durante a pandemia, as empresas que tinham mais visibilidade de sua cadeia logística de suprimentos conseguiram responder melhor à crise.

Para que isso tenha sido possível, foi essencial a ajuda de seus fornecedores.

A lição que fica, então, é que uma maior colaboração entre a empresa e seus fornecedores permite o melhor gerenciamento – seja em momentos de expansão ou de crise.

3. Crescimento do e-commerce

O aumento das vendas online durante a pandemia acelerou um processo que já vinha sendo desenhado – o novo hábito de consumo no ambiente digital.

Neste cenário, as empresas de logística precisarão rever seus processos e serviços de transporte, entrega e distribuição fracionada para atender às novas demandas dos clientes de varejo.

4. Gestão do trabalho remoto

A pandemia forçou as empresas a adotarem modelos de trabalho remoto para suas equipes. Contudo, o que antes poderia parecer estranho tem surtido um efeito positivo em muitas empresas, com redução de distâncias e custos operacionais.

Desse modo, é bem possível que a logística seja um dos ramos que continue adotando e usufruindo dos modelos de trabalho remoto.

5. Adoção de tecnologia e inteligência artificial

Durante a pandemia, muitas empresas tiveram sérios problemas em sua cadeia de suprimentos por conta do gerenciamento manual de estoques, baixa transparência e inflexibilidade logística.

Muitos desses transtornos poderiam ser evitados se houvesse automação de processos no controle e gestão da cadeia. Com a adoção de inteligência artificial e tecnologias específicas, é possível prever riscos e oportunidades, bem como gerir com precisão controles, fluxos internos, estoques, rotas de entrega e transporte, entre outros.

Por isso, a tendência é que nos próximos anos sejam incorporados cada vez mais processos automatizados e novas tecnologias às operações logísticas. É o momento da logística 4.0.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

Profissionais de logística cada vez mais valorizados no mercado

Frente a crescente necessidade e importância do setor logístico para economia, os profissionais especializados na área são cada vez mais requisitados e valorizados no mercado de trabalho.

Os gestores de logística são responsáveis por gerenciar os materiais, produtos e recursos de uma empresa. Eles administram o estoque, controlam o armazenamento, cuidam da compra de suprimentos necessários, planejam a movimentação interna, gerenciam a distribuição entre fábricas, centros e varejo e se encarregam do transporte e entrega dos produtos.

Além disso, o profissional de logística faz um planejamento estratégico, visando sempre a agilidade, rapidez, otimização dos processos e o menor custo possível.

Confira as principais áreas de atuação desse profissional:

  • Armazenamento
  • Estoque
  • Manutenção de informação
  • Processamento de pedidos
  • Transporte
  • Supply chain management
  • Planejamento e demanda de estoque
  • Controller Logístico
  • Prevenção de perdas

Como se tornar um gestor de logística

O primeiro passo é investir em uma graduação na área. No Brasil, essa graduação é oferecida na habilitação de tecnólogo. Ou seja, é um curso com duração mais curta e que foca na prática.

A formação em Logística tem dois anos de duração e proporciona conhecimentos básicos — administração, economia e finanças — e específicos — transporte, distribuição, gestão de processos, cadeia de valor e de suprimentos e desenvolvimento de produtos.

Para conhecer melhor a faculdade, leia este artigo sobre o curso de logística.

Além da graduação, você também pode completar sua formação com especializações que ajudam a aumentar sua expertise. A principal delas é a pós-graduação em Supply Chain Management. Conheça mais sobre o curso neste artigo.

Iniciando sua formação, já é possível ingressar no mercado de trabalho como estagiário, e enquanto se especializa, você pode pleitear vagas de analista, supervisor e, então, gestor.

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Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

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