Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Cursos de graduação EAD

O que é Gestão de Recursos Humanos e qual sua importância na empresa?

Mercado de Trabalho

Como a autorresponsabilidade pode ajudar na sua carreira

Cursos de graduação EAD

O que é Gestão de Recursos Humanos e qual sua importância na empresa?

Redação
Por Redação em Mar 15, 2021 12:00:00 AM | 7 min de leitura

Você sonha com uma graduação ou uma segunda faculdade, mas não sabe se ainda há tempo para isso? Saiba que o ensino superior está mais acessível. E se você não sabe por onde começar, aposte nas áreas carente de profissionais. O RH é uma delas, você sabe o que é Gestão de Recursos Humanos?

Qualquer empresa que tenha funcionários contratados precisa dessa gestão. O recursos humanos é o departamento que lida com todas as atividades, políticas e burocracias que envolvam o pessoal de todos os departamentos da organização. Se quiser saber mais sobre esta área, continue a leitura.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é gestão de recursos humanos?

O gestor de recursos humanos funciona como um mediador entre os interesses da organização e colaboradores. O profissional é muito requisitado no mercado de trabalho, afinal, por mais tecnologia que uma organização tenha, ela ainda precisará de pessoas, nem que seja para ligar as máquinas.

Dentro da organização, o profissional estará envolvido - mesmo que indiretamente - com todos os departamentos da empresa. É o gestor de recursos humanos o responsável pelo recrutamento, treinamento, desenvolvimento do plano de carreira e relacionamento de todo o pessoal.

Seu trabalho é de extrema importância nas empresas, sejam elas públicas ou privadas, de pequeno, médio ou grande porte.

Quais as atribuições da gestão de recursos humanos?

A rotina de trabalho do departamento de recursos humanos é intensa e primordial, para todos os demais processos das empresas, incluindo os que envolvem estratégia corporativa.

Engana-se quem pensa que este profissional passa os seus dias contratando, treinando e demitindo pessoal. As atribuições do gestor de recursos humanos vão muito além disso.

Ele pode implementar melhorias, desenvolvimento de talentos, contratação, treinamento, gestão de crises que envolvam o pessoal, ações motivacionais e demais atividades que impactam o clima organizacional da empresa.

Qual a importância da gestão de recursos humanos?

Uma empresa que motiva e desenvolve os seus funcionários, produz com mais qualidade e menor custo. Esse equilíbrio é o sonho de muitos empresários e também um grande desafio para o profissional da área.

Devido a sua importância e influência nos resultados da empresa, o gestor de recursos humanos tem sido cada vez mais requisitado no mercado de trabalho. E caso tenha interesse em seguir carreira nesta área, é necessário conhecer um pouco mais sobre a influência deste profissional nas organizações.

Melhores contratações

Lidar com pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. As diferenças entre personalidades, vivências e até de criação tendem a gerar conflitos. O gestor em recursos humanos possui o pensamento analítico, técnicas e as ferramentas certas para auxiliar no processo seletivo.  

Por meio da observação, análise de currículos, entrevistas, testes culturais, sociais e técnicos, o profissional consegue chegar nos melhores perfis para as vagas em aberto. Todo esse processo pode durar até semanas, a depender do tamanho da empresa e requisitos para a vaga.

Aumento da motivação

Um estudo realizado pela Harvard Business Review e apresentado pela 99jobs, plataforma que une candidatos e recrutadores, aponta que uma equipe motivada pode produzir até 50% a mais, aumentando os lucros da empresa em até 47%.  

O gestor de recursos humanos sabe quais as melhores estratégias motivacionais, seja para um trabalho que envolva a equipe toda ou ações pontuais focadas em departamentos ou pessoas específicas.

Retenção de talentos

Seja qual for o segmento de atuação da empresa, ela encontrará um mercado competitivo para disputar, isso acontece em pequenas ou grandes proporções. Nesses casos, contar com bons profissionais é fundamental para conquistar um melhor desempenho e se manter em alta no mercado. 

A retenção de talentos é uma das atribuições do gestor de recursos humanos. Quando necessário, ele desenvolve um conjunto de estratégias, práticas e políticas para manter o colaborador por mais tempo na empresa. 

O objetivo da retenção de talentos, não é “prender” o colaborador na empresa impedindo a todo custo que ele procure por outras oportunidades, mas sim, dar as ferramentas e estímulos para que ele se desenvolva, se sinta valorizado e parte da empresa.

Alinhamento de Objetivos

Esta função demanda jogo de cintura do gestor de recursos humanos. Falamos logo no início do texto que o profissional é um mediador de interesses entre funcionários e organizações. 

O gestor é responsável por desenvolver o plano de carreira dos colaboradores, para isso, deve tomar como base os objetivos das empresas. Nesta fase do processo, o alinhamento de objetivos é importante para ambos os lados. 

O colaborador passa a saber quais são os próximos passos de sua carreira e objetivos da empresa. Em contrapartida, a empresa fica ciente de até onde os seus funcionários podem ir para que os resultados sejam atingidos.

 O gestor de recursos humanos carrega muitas responsabilidades e poder dentro de uma organização. Seu principal objetivo é valorizar o capital humano da maneira como merecem.

gestao-recursos-humanos-entrevista

Quanto ganha um profissional de recursos humanos?

Antes de conhecer a remuneração mensal dos profissionais de recursos humanos, devemos considerar alguns fatores que influenciam nesses valores:

  • o porte da empresa;
  • a sua experiência profissional na área;
  • cargo ocupado;
  • tamanho da cidade que oferece a vaga.

 

Dentro do departamento de recursos humanos, existem cargos com atribuições e responsabilidades diferentes, por exemplo, o auxiliar começa sua carreira ganhando em média R$ 1.500,00. Chegando a funções de chefia e diretoria, o salário médio mensal é R$ 8.200,00, segundo o mapa de carreiras criado pelo Vagas.com, uma plataforma para pesquisa de vagas e salários.

 A qualificação profissional entra como uma grande aliada neste processo. O colaborador que busca atualizar seus conhecimentos, tem mais chances de conseguir avançar no plano de carreira.

Mercado de trabalho em Gestão de Recursos Humanos

O departamento de recursos humanos é indispensável nos setores público e privado. E devido a sua importância, a demanda constante por profissionais qualificados, faz do mercado de trabalho um ambiente aquecido.

 As oportunidades de trabalho estão em empresas de qualquer segmento e porte. Além disso, você poderá atuar com consultoria, recrutamento e seleção de pessoas, em programas de treinamento e desenvolvimento de equipes e planos de carreira, desenvolvimento e monitoramento de estratégias, gestão de pessoal e conflitos, além da parte administrativa que envolve demais burocracias.

Nas organizações públicas, o profissional encontra estabilidade financeira, licença remunerada, plano de carreira, entre outros benefícios. Para entrar nessas vagas é preciso estudar bastante e participar de concursos públicos, ou ser nomeado como cargo de confiança.

Perfil profissional para a área da gestão de recursos humanos

Para trabalhar com gente é preciso gostar de gente. Essa afirmativa pode parecer óbvia, mas precisa ser lembrada antes de listarmos os demais requisitos. O trabalho do gestor de recursos humanos é cuidar das pessoas e oferecer um ambiente confortável, respeitoso e colaborativo, para que o colaborador possa se desenvolver de forma segura.

Existem também exigências técnicas e os profissionais que se atualizarem na área, seja através de uma graduação, pós-graduação e cursos técnicos relacionados a gestão de pessoas, saem na frente.

Vale ressaltar também a importância de se ter espírito de equipe, empatia, jogo de cintura, estar atento às novidades e tendências de mercado, dar a importância que as pessoas merecem e ser um agente de mudanças.

entrevista de emprego

Curso de Gestão de Recursos Humanos

O curso de Gestão de Recursos Humanos é oferecido na modalidade tecnólogo, ou seja, a grade curricular é reduzida e sua maior parte é composta por disciplinas que o colocam em contato com o mercado de trabalho. Esse método permite que você aplique os conhecimentos do curso, direto na sua rotina de trabalho.

Entre as matérias estudadas no curso estão comunicação empresarial, desenvolvimento prático profissional, gestão orçamentária, administração estratégica e gestão estratégica de pessoas.

O curso pode ser encontrado facilmente na modalidade EAD. Neste formato as aulas são online e você monta a sua rotina de estudos, podendo estudar quando e de onde quiser. Além de ser flexível nos horários, o ensino a distância também possui mensalidades mais acessíveis.

Mas calma! Fique atento para não cair em golpes. Apenas as instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) estão habilitadas para dar aulas. Esse credenciamento garante a validade de seu diploma em todo o território nacional. Portanto, pesquise se a universidade escolhida possui o registro no MEC antes de se inscrever para qualquer vestibular.

Concluindo, o curso de Gestão de Recursos Humanos pode abrir muitas portas, já que o profissional qualificado é super importante em empresas públicas e privadas de qualquer tamanho e segmento. Logo, o mercado de trabalho para o gestor formado já está aquecido e a previsão é que siga em plena expansão a cada ano.

O trabalho do gestor de recursos humanos vai muito além da contratação e demissão. Sua função carrega muitas responsabilidades, entre elas estão treinamentos, desenvolvimento de plano de carreira, gestão de crises e métodos para retenção.

Quer dar o primeiro passo em direção a sua carreira? Conheça o curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade de Ensino Superior de Mogi das Cruzes (UMC).

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Cursos de graduação EAD

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

O que faz um pedagogo: carreira, formação, salários

Você gosta da área de educação?
10 min de leitura

Gestão de Tecnologia da Informação: curso e mercado de trabalho

Você gosta de tecnologia e procura por uma profissão com um mercado de trabalho aquecido? Venha conhecer o curso de ...
7 min de leitura

Tecnólogo em Gestão Ambiental: o que faz, salário e carreira

O curso de Gestão Ambiental forma profissionais para atuarem na administração de processos que envolvem recursos ...
15 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos de graduação EAD