Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Cursos de graduação EAD

Marketing EAD: curso, disciplinas e mercado de trabalho

Enem

3 livros de Guimarães Rosa que já caíram no Enem

Cursos de graduação EAD

Marketing EAD: curso, disciplinas e mercado de trabalho

Redação
Por Redação em Jul 27, 2021 12:00:00 AM | 8 min de leitura

Você procura uma profissão em que possa inovar e exercer sua criatividade? Venha conhecer tudo sobre o curso de Marketing EAD, uma das áreas mais promissoras da atualidade. 

Vender um produto ou um serviço nunca foi tão desafiador quanto na atualidade. 

Com as redes sociais e o avanço do e-commerce, as empresas não disputam a atenção dos consumidores apenas com os concorrentes locais, mas com negócios do país e até do mundo inteiro. 

Ou seja, é preciso muito mais do que preços baixos e produtos de qualidade para se destacar nesse novo cenário. Uma série de estratégias e conhecimentos de mercado são necessários para garantir as vendas e o lucro das empresas. 

Nesse contexto, cresce a necessidade de profissionais com conhecimento sobre essas novas formas de consumo e que saibam identificar as melhores práticas de mercado.

Atualmente, os diplomados em Marketing são os profissionais mais capacitados para lidar com essas novas tendências e traçar estratégias eficazes. 

Essa característica da profissão faz com que o Marketing seja uma das áreas do futuro.

Pensando nisso, a UMC explica tudo sobre o curso de Marketing EAD neste artigo, trazendo informações sobre os estudos e o mercado de trabalho na área. 

Fique conosco e esclareça todas as suas dúvidas sobre essa carreira.  

Confira:
O que é Marketing?
O que faz um profissional formado em Marketing?
O que se estuda na graduação em Marketing?
Como é o curso de Marketing EAD?
Em quais áreas um profissional formado em Marketing pode atuar?
Qual o perfil do profissional de Marketing?
Quanto ganha quem trabalha com Marketing?
Conclusão

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é Marketing?

O termo marketing se refere a uma série de estratégias que buscam aumentar o lucro de uma empresas por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores. 

Ou seja, é a ciência que tem como objetivo explorar, criar e entregar produtos, serviços ou ideias para satisfazer necessidades e/ou desejos de um mercado consumidor. 

Para isso, são utilizadas diversas estratégias, como a pesquisas de mercado, campanhas publicitárias, boas práticas de atendimento e pós-venda, entre outros. 

Desde os primórdios da humanidade, as práticas de marketing já existiam, embora em formatos bem distintos e menos conceituais do que as da atualidade.  

Mesmo que as características e as estratégias fossem diferentes, o objetivo era o mesmo: ser o escolhido em detrimento de outras opções disponíveis, seja lá qual fosse a prática comercial.

Phillip Kotler, considerado o pai do marketing mundial, é um dos principais estudiosos da área e tem analisado as transformações pelo qual o marketing vem passando ao longo dos anos.

De acordo com Kotler, inicialmente, as empresas faziam poucos esforços para atender às necessidades do consumidor. 

Contudo, com o aumento da concorrência, o foco passou a estar cada vez mais na satisfação do cliente. Assim, o marketing foi buscando entender os valores e desejos dos consumidores de uma perspectiva mais humana. 

Atualmente, nesse novo contexto marcado pelo digital, as hierarquias entre empresas e consumidores se dissolveram. O consumo também passou a ser mais social, com compartilhamento de experiências pela internet. 

Além disso, a capacidade de inclusão de mercados emergentes tornou-se essencial para as empresas. 

Assim, o grande desafio dos profissionais de marketing na atualidade é proporcionar experiências completas — on e offline — através de uma marca. 

O que faz um profissional formado em Marketing?

Agora que você já sabe o que é marketing, vamos explicar mais sobre as funções dos profissionais que atuam na área. 

Como vimos anteriormente, o marketing é uma área que reúne uma série de estratégias de vendas e relacionamento com os consumidores. O objetivo é atender os desejos e necessidades do público-alvo através de serviços e produtos. 

Para alcançar essa meta e garantir lucro para a empresa, é essencial a participação de profissionais capacitados, que podem desempenhar inúmeras funções relacionadas ao Marketing. 

Dentre as principais atividades desenvolvidas por profissionais de Marketing, podemos destacar:

  • Pensar campanhas publicitárias.
  • Cuidar do relacionamento entre empresa e clientes.
  • Criar e acompanhar os canais de comunicação para pré e pós-venda.
  • Realizar estudos de mercado para traçar o perfil dos consumidores.
  • Elaborar estratégias de comunicação 
  • Promover ações de endomarketing com o objetivo de melhorar o relacionamento e engajamento dos colaboradores.
  • Promover ações e eventos de divulgação da marca

O que se estuda na graduação em Marketing?

A graduação em Marketing forma especialistas em tendências, estratégias, relacionamento com o consumidor e análises mercadológicas.

O curso é oferecido nas modalidades de tecnólogo e bacharelado, tanto no modelo de ensino presencial quanto a distância.

O bacharelado costuma ter quatro anos de duração. Já o tecnólogo, é comum encontrar cursos com dois anos de duração. 

Tanto no bacharelado quanto no tecnólogo, o objetivo é possibilitar que os estudantes  compreendam as necessidades dos clientes e sejam capazes de traçar estratégias de comunicação e vendas de produtos e serviços.

Em função disso, durante a faculdade de Marketing, os estudantes trabalham conteúdos relacionados ao comportamento dos consumidores, técnicas de negociação, estratégias de venda, posicionamento de marca e fundamentos da administração e finanças.

A organização da grade curricular do curso de Marketing pode sofrer alterações conforme a instituição de ensino e o grau conferido ao formado — tecnólogo ou bacharel.

Aqui no EAD UMC, temos o tecnólogo em Marketing na modalidade a distância. Confira as principais disciplinas que integram a grade curricular:

  • Empreendedorismo
  • Comportamento do Consumidor
  • Pesquisa Mercadológica
  • Gestão de Marca e Posicionamento
  • Administração Estratégica
  • Análise de Cenários e Planejamento Mercadológico
  • Gestão do Composto de Marketing
  • Fundamentos da Contabilidade
  • Gestão de Custos e Precificação
  • Métodos Quantitativos Estatísticos

o-que-se-estuda-em-marketing - mulher em frente ao computador sorrindo

Como é o curso de Marketing EAD?

Um curso de Marketing EAD tem as mesmas disciplinas da graduação presencial. Ou seja, oferece o mesmo conhecimento e diploma da versão tradicional de ensino. 

A diferença entre as modalidades é que no EAD as aulas acontecem no ambiente virtual, possibilitando que os estudantes assistam aos conteúdos quando e de onde preferirem.

No EAD, alunos e professores não estão reunidos presencialmente em um espaço físico. Todas as aulas, provas e trabalho são realizadas através do digital.  

Essa característica do EAD confere mais autonomia aos alunos, possibilitando que eles aliem os estudos com o trabalho ou outras atividades da vida pessoal, pois não tem nenhum horário fixo para conferir as aulas. 

Além disso, essa modalidade de ensino também permite economia de dinheiro e tempo. Afinal, o aluno não precisará se deslocar até o local das aulas, o que envolveria tempo de trânsito e dinheiro para gasolina ou passagem de ônibus, por exemplo. 

Em resumo, o curso de Marketing EAD oferece a mesma qualificação da versão presencial. A diferença entre os modelos está no formato das aulas.  

Em quais áreas um profissional formado em Marketing pode atuar?

O profissional que escolhe iniciar o curso de Marketing entra para um mercado cada vez mais em alta. As oportunidades de trabalho podem ser encontradas em organizações de pequeno, médio e grande porte, dos mais variados segmentos de mercado.

Os profissionais formados em Marketing podem atuar na área de gestão ou como analista em departamentos mercadológico, comunicação, vendas, estratégias, em endomarketing no recursos humanos e em agências de publicidade.

Abaixo, separamos as principais áreas de atuação. Confira:

  • Vendas e Publicidade
  • Marca/Branding
  • Gestão de Sucesso do Cliente/Customer Success
  • Endomarketing
  • Pesquisa de mercado
  • Eventos
  • Marketing Digital

Qual o perfil do profissional de Marketing?

As principais características do profissional de Marketing são a criatividade e capacidade de comunicação. Afinal, essa área pede por profissionais que pensem fora da caixa e saibam se expressar da melhor forma possível suas ideias. 

Além disso, o profissional que decide se especializar em marketing precisa estar sempre atento ao mercado e suas frequentes mudanças. Essa área está em constante evolução, já que a sociedade muda a todo momento e novas tendências surgem a partir disso.

De modo geral, esse profissional deve estar sempre disposto a aprender e ter a proatividade e flexibilidade necessários para enfrentar os desafios da profissão. 

Quanto ganha quem trabalha com Marketing?

O salário de um profissional de Marketing depende do cargo, do nível de especialização e do porte da empresa em que a pessoa trabalha. 

O Educa Mais Brasil, com base SINE - Site Nacional de Empregos, levantou as médias salariais dos profissionais que possuem grau de tecnólogo na área. Confira os valores:

Pequena Empresa

Trainee: R$ 1.610,38

Junior: R$ 2.012,98

Pleno: R$ 2.516,23

Senior: R$ 3.145,29

Master: R$ 3.931,61

Média Empresa

Trainee: R$ 2.093,50

Junior: R$ 2.616,88

Pleno: R$ 3.271,10

Senior: R$ 4.088,88

Master: R$ 5.111,10

Grande Empresa:

Trainee: R$ 2.721,55

Junior: R$ 3.401,94

Pleno: R$ 4.252,43

Senior: R$ 5.315,54

Master: R$ 6.644,43

quanto-ganha-profissional-de-marketing - quatro pessoas reunidas em sala de reunião conversando

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre o curso de Marketing EAD e trouxemos mais detalhes sobre a carreira na área. 

Se você se interessou por essa graduação, confira nossas condições de bolsas de estudos e comece hoje mesmo o tecnólogo em Marketing. 

O Marketing é uma das profissões do futuro, apresentando ótimas oportunidades de crescimento profissional. 

Não perca tempo e invista nessa carreira de sucesso!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Cursos de graduação EAD

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

O que faz um pedagogo: carreira, formação, salários

Você gosta da área de educação?
10 min de leitura

Gestão de Tecnologia da Informação: curso e mercado de trabalho

Você gosta de tecnologia e procura por uma profissão com um mercado de trabalho aquecido? Venha conhecer o curso de ...
7 min de leitura

Tecnólogo em Gestão Ambiental: o que faz, salário e carreira

O curso de Gestão Ambiental forma profissionais para atuarem na administração de processos que envolvem recursos ...
15 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos de graduação EAD
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes