Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

O que é semipresencial? Saiba mais sobre essa modalidade

Enem

3 livros de Guimarães Rosa que já caíram no Enem

Ensino Superior

O que é semipresencial? Saiba mais sobre essa modalidade

Redação
Por Redação em Apr 20, 2021 12:00:00 AM | 5 min de leitura

Você sabe o que é semipresencial? 

Essa modalidade, que mescla EAD com ensino tradicional, pode ser uma ótima opção para quem tem uma rotina corrida, mas não abre mão da experiência de sala de aula, como o convívio com professores e colegas.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre a faculdade semipresencial, suas particularidades e as vantagens.

mulher jovem sentada em um ambiente escolar.

O que é semipresencial: definição

Como o próprio nome sugere, o semipresencial mescla duas modalidades de ensino: EAD e presencial.

Os estudantes acessam os conteúdos através Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, ainda, participam de encontros presenciais na Instituição de Ensino.

Geralmente, os encontros presenciais são destinados para atividades práticas. Porém, a forma como esse tempo é aproveitado depende de cada Instituição de Ensino e as demandas que o curso escolhido exige. 

Os encontros presenciais podem ser de:

  • aula convencional, de exposição de conteúdo;
  • teleconferência realizadas com professores e monitorados pelo tutor em sala de aula;
  • correção de atividades;
  • aulas em espaços específicos, como laboratórios e centros esportivos.

Fique atento para as particularidades do semipresencial

Cursos semipresenciais exigem muita organização dos alunos. Quem escolhe essa opção, precisa ficar atento para alguns pontos, como:

  • A presença nos encontros presenciais é obrigatória. Esses encontros são fundamentais e fazem parte da formação. Por isso, a frequência é um dos critérios de avaliação e você pode ser reprovado caso não compareça aos encontros;
  • Cada instituição define um número de encontros presenciais. Ou seja, não há consenso. Geralmente, os encontros acontecem de uma a duas vezes por semana.
  • As avaliações ocorrem presencialmente, na instituição de ensino, independente do conteúdo ter sido disponibilizado on-line;
  • O conteúdo a distância é tão importante quanto os encontros profissionais. Sendo assim, dedique-se bastante a ele.

Para quem se destina o semipresencial?

Os cursos semipresenciais são excelentes para quem tem uma rotina corrida, mas deseja usufruir dos benefícios do ensino presencial.

No EAD, é possível acessar materiais complementares, fazer pesquisas externas e personalizar a sua experiência de ensino. Ainda, o conteúdo fica sempre disponível na plataforma de ensino e você pode assistir onde e quando quiser, seja através do computador ou do celular.

Essa vantagem só se potencializa com os encontros presenciais, onde é possível construir uma rede de contatos com os professores e os colegas, o famoso networking.

Quando um curso é considerado semipresencial?

A principal diferença é a maneira de como as aulas são disponibilizadas.

O curso é considerado semipresencial quando ao menos 40% da carga horária é destinada às aulas a distância, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC).

A determinação é recente, publicada em 2019. Anteriormente, o limite máximo era de 20%.

Isso permite, por exemplo, que cursos presenciais ofereçam disciplinas EAD ou, ainda, parte do conteúdo on-line. Todavia, o curso continua sendo presencial e ganhando essa denominação, pois são situações específicas.

O semipresencial permite que o estudante acesse o material teórico através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, ao mesmo tempo, participe de encontros presenciais que são necessários para a sua formação.

Já nos cursos EAD, todo conteúdo é integralmente disponibilizado on-line.

Quais são as vantagens do semipresencial?

Custo-benefício

As mensalidades do curso semipresencial são mais baratas do que as presenciais, gerando um ótimo custo-benefício para você.

Os encontros presenciais não ocorrem todos os dias da semana, portanto, há menos manutenção com espaço físico e, por consequência, menor gasto.

Além disso, o deslocamento até a Instituição de Ensino ocorre, no máximo, duas vezes por semana. Assim, há uma economia no transporte.

Diploma reconhecido

O diploma do semipresencial é o mesmo de um curso presencial.

Ele é reconhecido tanto pelo Ministério da Educação, quanto pelo mercado de trabalho.

O melhor do EAD + presencial

O semipresencial reúne o melhor do EAD com o presencial. Você tem flexibilidade e, ao mesmo tempo, experiência em sala de aula.

É fundamental para quem trabalha, mas quer ter uma experiência de ensino completa, pois é possível organizar a sua agenda com mais facilidade.

Apoio dos tutores

Os estudantes do semipresencial podem contar com o apoio dos tutores para dúvidas relacionadas com o conteúdo on-line.

Os tutores são responsáveis por acompanhar o aluno em todas as etapas de aprendizagem: tirando dúvidas e auxiliando na organização dos estudos.
Experiência Completa

No presencial, o aluno pode contar com todas as vantagens dos campi e dos polos de apoio, acessando laboratórios, bibliotecas e participando de projetos acadêmicos e eventos.

Já no virtual, a experiência de ensino é maximizada com a incorporação de tecnologias. Durante os estudos, é possível fazer pesquisas externas e acessar materiais complementares.

Quais cursos são oferecidos no semipresencial?


Por determinação do Ministério da Educação, todas as áreas, incluindo saúde e engenharias, podem propor a oferta de cursos semipresenciais.

A única exceção é o curso de medicina. Não existe curso de Medicina Semipresencial ou EAD reconhecido, pois exige muita atividade prática, ligado ao âmbito presencial.

No EAD UMC, você pode cursar Engenharia Civil e Engenharia de Produção na modalidade semipresencial.

Em ambas as áreas, o conhecimento prático faz toda a diferença para o mercado de trabalho, afinal, são duas profissões que lidam com projetos complexos, ligados à construção e à indústria.

Ao escolher a UMC, você terá a oportunidade de fazer parte de uma das melhores instituições privadas de ensino superior do Brasil e a melhor da região Alto do Tietê. A UMC atua há mais de cinco décadas na formação de alunos para uma atuação de excelência no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre as engenharias semipresenciais da UMC? Acesse nossa página e fique por dentro!

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

O que faz um Product Owner e como trabalhar na área

Você já ouviu falar de Product Owner? Esse é um dos cargos em alta para 2022, de acordo com levantamento feito pela ...
5 min de leitura

De volta à sala de aula: aumenta o número de idosos no Ensino Superior

Você sabia que existem 27 mil idosos no ensino superior brasileiro? E que esta faixa de idade é a que mais cresceu em ...
16 min de leitura

Posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo? A resposta está aqui!

Afinal, eu posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Se você está se preparando para ingressar no ensino superior, ...
8 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes