O que são linguagens de programação?

Postado em 13 de jul de 2021
Loading...

As linguagens de programação são ferramentas importantes para desenvolver softwares e aplicativos que tornam a vida cotidiana mais fácil e eficiente. Mas, você sabe efetivamente dizer o que elas são?

Existem vários tipos de linguagens de programação, cada um com suas próprias características e usos específicos. Se você deseja trabalhar na área da tecnologia, é essencial que você conheça as principais e entenda suas funcionalidades. 

Neste artigo, exploramos os tipos de linguagens de programação e suas aplicações, além de discutir as mais usadas no mercado atualmente.

Fique conosco e descubra mais sobre esse conceito chave da tecnologia da informação. 

Aqui você vai conferir: 

 

 

O conceito de linguagem de programação 

Linguagem de programação é um conjunto de instruções para computadores. É como se fosse um idioma artificial utilizado pelos desenvolvedores para escrever um roteiro para o computador. 

As linguagens de programação variam em sua sintaxe, semântica e propósito, assim como os idiomas humanos variam em sua gramática e vocabulário. 

Por isso, podemos dizer que uma linguagem de programação é como um vocabulário, reunindo um conjunto de “regras gramaticais” usadas para escrever programas de computador. Esses programas instruem o computador a realizar determinadas tarefas específicas.

Algumas linguagens são mais fáceis de aprender e mais adequadas para atividades específicas, enquanto outras são mais difíceis e podem ser usadas para resolver problemas mais complexos.

O desenvolvedor é o profissional responsável por avaliar qual a melhor linguagem de programação para cada tipo de atividade/tarefa. 

🔵 Leia também: Veja como está o mercado de TI e como se preparar para ele

Os tipos de linguagem de programação 

Existem diversos tipos de linguagem de programação, aqui estão algumas das mais comuns:

  • Linguagem de programação de baixo nível: são linguagens de programação próximas ao código binário usado pelos computadores. Elas são difíceis de serem lidas e escritas por seres humanos, mas permitem um controle direto sobre o hardware do computador. Exemplo: Assembly

  • Linguagem de programação de alto nível: são linguagens de programação que possuem uma sintaxe mais próxima ao inglês e são mais fáceis de serem lidas e escritas por seres humanos. Elas abstraem muitos dos detalhes técnicos da programação de baixo nível e permitem aos desenvolvedores se concentrarem na solução do problema. Exemplos: Python, Java, C++, JavaScript, etc.

  • Linguagem de programação procedural: são linguagens de programação que seguem um modelo de programação baseado em procedimentos ou funções. Eles se concentram na decomposição do problema em subproblemas menores, que são resolvidos por procedimentos ou funções. Exemplos: C, Pascal e FORTRAN.

🔵 Leia também: O que o mercado espera dos profissionais de TI

  • Linguagem de programação orientada a objetos: são linguagens de programação que seguem um modelo de programação baseado em objetos. Eles se concentram na modelagem de objetos do mundo real e na interação entre esses objetos para resolver problemas. Exemplos: Java, Python, C++, etc.

  • Linguagem de programação funcional: são linguagens de programação que seguem um modelo de programação baseado em funções matemáticas. Eles se concentram na transformação de dados através de funções puras, sem modificar o estado do programa. Exemplos: Haskell, Lisp, Scheme, etc.

  • Linguagem de programação de script: são linguagens de programação que são interpretadas ao invés de serem compiladas, sendo usadas frequentemente para automatizar tarefas simples ou para implementar pequenos scripts. Exemplos: Python, JavaScript, Perl, Ruby, etc.

  • Linguagem de programação de marcação: são linguagens de programação que definem a formatação e estrutura de documentos, como páginas da web ou arquivos de texto. Exemplos: HTML, XML e Markdown.
🔵 Leia também: Curso de TI: por que fazer essa graduação?

O que são linguagens de programação - homem sentando em frente ao computador programando

As linguagens de programação mais usadas no mercado 

Entre os tipos de linguagens mencionadas acima, podemos destacar as seguintes como mais usadas no mercado de tecnologia:

  • Java: é uma linguagem de programação de alto nível orientada a objetos e é amplamente utilizada para desenvolver aplicativos de desktop, aplicativos web e aplicativos móveis.

  • Python: é uma linguagem de programação de alto nível, versátil e fácil de usar que é usada em uma ampla variedade de tarefas, incluindo análise de dados, inteligência artificial e ciência de dados, desenvolvimento de aplicativos web e automação de tarefas.

  • JavaScript: é uma linguagem de programação de script interpretada que é usada principalmente para desenvolvimento de aplicativos web e front-end.

  • C++: é uma linguagem de programação de alto nível orientada a objetos que é usada para desenvolvimento de sistemas operacionais, jogos, aplicativos de desktop e motor de gráficos.

  • C#: é uma linguagem de programação de alto nível orientada a objetos que é usada principalmente para desenvolvimento de aplicativos em ambiente Windows.

  • PHP: é uma linguagem de programação de script interpretada que é amplamente utilizada para desenvolvimento de aplicativos web.

  • Swift: é uma linguagem de programação de alto nível orientada a objetos que é usada para desenvolvimento de aplicativos para iOS, iPadOS e macOS.

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Cursos para trabalhar com programação 

Conseguiu entender o que são linguagens de programação? Para ter um conhecimento aprofundado no assunto, é essencial que você curse uma graduação na área de tecnologia. 

Essas formações fornecem o conhecimento necessário sobre linguagens de programação e tudo o que você precisa para se tornar um grande desenvolvedor. 

Confira algumas das principais graduações para ingressar na área da tecnologia:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!