O que zera a redação do Enem?

Postado em 14 de mai de 2023
Loading...

Se você está se preparando para o Enem, certamente essa pergunta já veio à sua mente: afinal, o que zera a redação do Enem?

A redação é uma das partes mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio, e a única em que o candidato pode tirar zero.

As provas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática têm as notas calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Mesmo errando todas as questões, os candidatos recebem uma pontuação mínima.

Na redação, contudo, a situação é diferente. Ela é corrigida por uma banca avaliadora que pode, segundo determinados critérios, zerar a nota da redação.

Neste artigo, explicaremos o que zera a redação do Enem, quais são os erros mais comuns e como evitar essa nota mínima. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

É possível tirar zero na prova do Enem?

Para saber se é possível ou não zerar a prova do Enem, é importante entender primeiro como funciona o processo de correção das questões objetivas e da redação.

Existem duas metodologias de avaliação: a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que corrige as questões, e uma banca avaliadora, que corrige as redações.

A TRI é um método que não leva em consideração somente o número de acertos na prova, mas uma escala-padrão de conhecimento, dividindo as questões em fáceis, médias e difíceis.

Ela permite determinar se o aluno acertou porque realmente sabia — ganhando a pontuação inteira da questão — ou chutou — sendo atribuída uma pontuação menor. É por isso que dois estudantes que acertaram a mesma quantidade de questões podem ter notas diferentes.

A TRI avalia a coerência dos acertos e erros para determinar a pontuação dos candidatos.

O ponto positivo desse método é que nunca será possível zerar totalmente as provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática. Afinal, mesmo errando a questão, o estudante recebe a pontuação mínima.

A redação, entretanto, segue uma lógica de correção um pouco diferente. A nota da redação é atribuída por uma banca examinadora, composta por pelo menos dois professores.

Esses profissionais utilizam cinco competências para determinar a pontuação do candidato na redação. Confira:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Os professores dão uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências.

A nota final é composta pela soma da pontuação do candidato em cada uma das competências. Por isso, o mínimo que alguém pode tirar é 0 e o máximo, 1000 pontos.

Assim, ao contrário das questões objetivas, é possível zerar a redação, embora não seja uma situação tão comum. Isso porque são apenas situações específicas que levam ao zero.

🔵 Leia mais: Como é a correção da redação do enem? E quem são os corretores?

O que zera a redação do Enem?

Agora que você já sabe como funciona a pontuação da redação do Enem, vamos falar sobre os principais erros que podem levar ao zero. Confira:

1. Fugir do tema

Esse é um dos erros mais comuns. Afinal, muitas pessoas leem rapidamente a proposta de redação e não compreendem plenamente a temática a ser discutida.

Quando a proposta de redação não é respeitada, o candidato tem sua redação zerada, segundo o edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mas o que seria fugir do tema da redação? Vamos ver um exemplo!

Em 2018, a redação pedia que os participantes escrevessem sobre "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Contudo, houve quem dissertasse apenas sobre tecnologia, de forma geral, não abordando questões específicas da internet. Esses casos tiveram o texto anulado pela banca avaliadora, o que levou diversos candidatos ao zero na redação.

Dessa forma, é muito importante ler com atenção a proposta de redação, garantindo que não haverá fuga no tema. 

2. Não seguir o modelo de redação pedido

A redação do Enem deve seguir o modelo dissertativo-argumentativo. Ou seja, precisa conter introdução, desenvolvimento com argumentos que defendam o ponto de vista e conclusão.

Esses tipo de texto defende determinada opinião sobre o tema e deve propor uma solução para a questão apresentada. Por isso, produzir um texto fora desse padrão leva a anulação da redação e, consequentemente, ao zero.

A redação do Enem não é lugar para experimentalismos, por mais criativo que você seja. A melhor aposta é construir bons argumentos e seguir o modelo exigido pelo exame.

3. Entregar a folha em branco

Entregar a folha da redação em branco também leva ao zero.

Muitas vezes, isso costuma acontecer por falta de tempo, já que muitos participantes deixam para passar o texto a limpo nos últimos minutos. Ou seja, é preciso saber administrar seu tempo e não deixar a redação por último. Essa é uma das partes mais importantes do Enem.

4. Escrever menos de 7 linhas (ou mais de 30 linhas)

Outra condição que leva à anulação da redação é entregar um texto com menos de sete linhas ou com mais de 30 linhas. Ou seja, um texto que não respeito o mínimo e máximo pedidos.

Segundo o Inep, para ser avaliada pela banca, a redação precisa ter, no mínimo, 7 linhas. Então, trabalhe bem o seu projeto de texto para escrever o mínimo e máximo de linhas.

5. Copiar os textos motivadores

No Enem, a proposta de redação é sempre acompanhada de uma coletânea de textos motivadores. Eles servem para dar um "norte" ao candidato.

Esses textos não devem ser reproduzidos em sua redação, pois pode ser considerado cópia e levar a anulação do texto. O Inep considera como cópia as seguintes situações:

  • sequência de três ou mais palavras iguais às dos textos motivadores ou das questões;
  • alteração apenas do singular ou plural, ou do tempo verbal dos excertos;
  • reprodução das mesmas frases, omitindo apenas algumas palavras ou invertendo trechos.

Por isso, aumente seu repertório para não correr esse risco.

6. Desenhos e sinais gráficos impróprios

De acordo com o edital do Enem, todas as redações que contiverem impropérios, desenhos e formas gráficas impróprias propositais receberão nota zero.

7. Escrever a redação em língua estrangeira

A redação do Enem deve ser escrita em língua portuguesa. Qualquer outro idioma não é aceito e leva à anulação da redação.

Isso não quer dizer que termos estrangeiros populares (como pizza, shopping, designer e jeans)  não possam ser utilizados. A regra é não escrever o texto em sua totalidade em outro idioma. 

8. Escrever em letra ilegível

Redações com letras ilegíveis também estão na lista de o que zera a redação do Enem. Dessa forma, é bem importante se atentar a caligrafia, deixando a escrita o mais legível possível. 

9. Assinar ou rubricar a redação

A redação do Enem não é lugar para assinaturas e rubricas, até porque a correção deve acontecer de forma que os avaliadores não identifiquem o candidato.

Por isso, os candidatos que assinarem ou rubricarem o texto terão a redação zerada.

10. Desrespeitar os direitos humanos

Até o Enem 2017, ferir os direitos humanos era considerado uma infração grave e poderia zerar a prova de redação. No entanto, uma medida do STF mudou a regra.

Mesmo que não zere a redação mais, um dos cinco itens que serão avaliados no texto é a capacidade de "elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos".

Ou seja, mesmo que não anule o texto, desrespeitar os direitos humanos diminui significativamente a pontuação do candidato.

🔵 Leia também: Como funciona a nota de corte do Prouni: tudo o que você precisa saber

O que acontece se eu zerar a redação do Enem?

A redação do Enem representa 20% da sua nota geral no exame. Ou seja, se você for muito mal ou zerar a redação do Enem, sua média pode despencar.

Além da queda brusca na sua pontuação, diversos processos seletivos para ingressar no ensino superior exigem nota acima de zero na redação para que os candidatos possam participar.

Confira os critérios de cada um deles:

  • Sisu: para se inscrever no Sisu, o programa que concede vagas em universidades públicas com a nota do Enem, o candidato deve ter participado do Enem mais recente (as vagas são disponibilizadas semestralmente), e não ter tirado nota zero na redação.
  • Prouni: o programa que concede bolsas integrais e parciais em instituições privadas também exige que o candidato não tenha tirado zero na redação para poder participar do processo. Além disso, é preciso ter tirado nota superior a 450 pontos.
  • Fies: para concorrer do programa de financiamento estudantil, é preciso ter feito o Enem a partir de 2010, ter tirado nota superior a 450 pontos, não ter zerado a redação e ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Por isso, preste atenção aos erros comuns para não cometê-los e não zerar a redação.

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!