Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

Posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo? A resposta está aqui!

Cursos de graduação EAD

O que faz um UX designer e como trabalhar na área

Ensino Superior

Posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo? A resposta está aqui!

Redação
Por Redação em Jun 7, 2022 10:45:00 AM | 8 min de leitura

Afinal, eu posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Se você está se preparando para ingressar no ensino superior, certamente essa pergunta já deve ter passado pela sua mente.

Muitas vezes, temos afinidade em mais de uma área do conhecimento, sendo comum desejar fazer mais de uma graduação. Mas, será que dá para fazer dois cursos simultaneamente?

Já adiantamos que sim, é possível! Contudo, existem algumas regras que você precisa conhecer antes de pensar em se matricular em duas faculdades.

Neste artigo, explicamos mais sobre elas e trazemos dicas de como conciliar duas graduações.

Fique conosco, aqui você vai conferir:
É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?
Vai cursar duas graduações? Cuidados com o FIES, Sisu e Prouni
Vale a pena fazer duas faculdades ao mesmo tempo?
Dicas para fazer duas faculdades ao mesmo tempo
Conclusão

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Sim, é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo. Contudo, isso vai depender do tipo de instituição de ensino que você estuda ou pretende estudar.

De acordo com a Lei Nº 12.089 de 2009, é proibido cursar duas graduações em uma universidade pública, conforme explica o artigo 1:

“Esta Lei visa a proibir que uma mesma pessoa ocupe, na condição de estudante, 2 (duas) vagas, simultaneamente, no curso de graduação, em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional.”

Ou seja, se seu plano era cursar duas graduações, ao mesmo tempo, em universidade pública, isso não vai ser possível.

Pela lei, você só pode fazer duas faculdades simultaneamente nos seguintes casos:

  • Cursando uma faculdade em uma universidade pública e o outra em universidade privada;
  • Fazendo os dois cursos em uma universidade privada.

Em relação à modalidade de ensino (presencial, semipresencial e a distância), não existe nenhuma restrição estabelecida.

A escolha vai de acordo com as suas necessidades e aptidões.

Posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo - jovem segurando caneta e escrevendo em caderno

Vai cursar duas graduações? Cuidados com o FIES, SISU e Prouni

Você já sabe que deve se atentar ao tipo de instituição de ensino na hora de fazer duas graduações ao mesmo tempo, certo?

Contudo, existe outro ponto que também deve ser levado em conta ao tomar essa decisão: a possibilidade de combinar ou não programas do governo.

Para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), existem algumas restrições que são essenciais que você conheça. São elas:

  • Não é possível usufruir do FIES mais de uma vez

O programa é válido apenas para uma graduação. Ou seja, não é possível fazer duas graduações simultaneamente e usufruir do financiamento em ambas.

O financiamento vai valer para o curso que você fizer a matrícula primeiro.

  • É possível utilizar o FIES e o Sisu juntos

Você pode utilizar o FIES para financiar seu curso em uma instituição privada, e o Sisu para ingressar em uma universidade pública.

Desde que o financiamento na instituição privada pelo FIES já esteja bem encaminhado, você pode sim concorrer a uma vaga pública pelo Sisu.

  • É possível utilizar FIES e Prouni juntos

Nesse caso, você tem duas opções: fazer uma graduação financiada pelo FIES e outra por bolsa com o Prouni, ou é possível usar os dois programas para o mesmo curso, se a sua bolsa pelo Prouni for parcial.

  • Não é possível usufruir do Prouni e Sisu juntos

Por mais que você possa tentar uma bolsa pelo Prouni e uma vaga em uma universidade pública pelo Sisu, se você conseguir os dois, não poderá utilizar os dois programas. Você terá que optar por seguir com a bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu.

A partir do momento que a pessoa opta pela vaga pública, ela perde, automaticamente, a bolsa adquirida com o Prouni.

Resumindo, a dinâmica é a seguinte:

  • FIES + FIES: não é possível;
  • FIES + Sisu: é possível;
  • FIES + Prouni: é possível, inclusive, para o mesmo curso;
  • Prouni + Sisu: não é possível.

Vale a pena fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Agora que você já sabe que é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo, você deve estar se perguntando: mas será que vale a pena cursar duas graduações simultaneamente?

A seguir, trazemos algumas das vantagens:

Mais possibilidades de atuação profissional

Fazer suas graduações possibilita que você amplie suas possibilidades de atuação profissional.

É bem comum que profissões diferentes exijam uma atuação conjunta. Por exemplo: imagine um profissional formado em Administração e Ciências Contábeis, certamente ele ocupará posições mais estratégicas do que o profissional formado em apenas uma dessas áreas.

Por isso, se você se identifica com mais de uma profissão, investir em duas graduações pode ser uma boa pedida para ampliar a sua atuação.

E isso também será uma garantia de que poderá oferecer serviços diferenciados para os seus clientes e se destacar como profissional.

Valorização no mercado de trabalho

Está cada vez mais difícil se destacar no mercado de trabalho, não é mesmo?

O desemprego nunca foi tão grande, especialmente no Brasil. Sendo assim, mesmo profissionais qualificados e experientes estão encontrando dificuldade para alcançar boas posições.

Será que existe uma maneira de se sobressair e sair na frente nos processos seletivos? Certamente estudando e se qualificando! E uma das formas de fazer isso é investindo em duas graduações.

Com conhecimentos sólidos e tendo em mãos diplomas de dois cursos superiores, você será mais valorizado.

Ter duas formações fará com que sua atuação seja mais global. Além disso, estando bem preparado, você conseguirá atuar em nichos diferentes com bastante autoridade, mesmo se as faculdades não forem semelhantes.

Otimização do tempo

Fazer dois cursos ao mesmo tempo também traz uma outra grande vantagem: a otimização do seu tempo.

Apesar de exigir mais dedicação do estudante, essa opção garante mais qualificações em um período menor.

Ou seja, ao final de 4 ou 5 anos, você já contará com dois diplomas para entrar no mercado de trabalho preparado e com muitos diferenciais.

 

Posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo - jovens felizes reunidos na universidade

Os desafios de fazer duas faculdades ao mesmo tempo

Fazer duas graduações oferece muitas vantagens, não é mesmo? Especialmente quando pensamos no aspecto profissional e na inserção no mercado de trabalho.

Contudo, não podemos esquecer que essa decisão também traz muitos desafios, afinal, ela vem com o dobro de provas, trabalhos, aulas e responsabilidades.

Cursar duas faculdades pode ser muito exaustivo e demanda muita disciplina e organização.

Por isso, ao fazer essa escolha, é essencial que você leve em conta todos os prós e contras dessa decisão.

Não esqueça que sua saúde mental e física devem sempre vir em primeiro lugar.

Pensando nisso, a seguir, apresentamos alguns tópicos que merecem sua atenção na hora de fazer essa escolha

O que levar em consideração na hora de pensar em cursar duas faculdade?

  • planejamento de rotina: faça um planejamento bem detalhado da sua rotina e identifique se há espaço para dois cursos de graduação, principalmente se os dois forem presenciais. Para isso, leve em conta o tempo dedicado às aulas, deslocamento e aos estudos individuais.

  • orçamento: avalie se os custos cabem no seu bolso, afinal, você terá que pagar duas faculdades ao mesmo tempo ou, mesmo que uma delas seja pública, ainda assim terá gastos com transporte, livros, alimentação etc.;

  • aproveitamento de disciplinas: veja se as grades das duas faculdades têm disciplinas equivalentes e informe-se na secretaria da instituição onde fará a segunda graduação para ver se é possível aproveitar essas matérias. Isso pode otimizar muito o seu tempo;

  • logística de deslocamento: se você vai fazer pelo menos uma das faculdade presencial, você deve pensar também em como será a logística de deslocamento de uma faculdade para a outra e para o trabalho, caso você já tenha uma ocupação profissional.

  • lembre-se da sua saúde: ao fazer duas graduações, você terá tempo para ter momentos com os amigos e a família, para se exercitar? Isso também deve ser levado em conta na hora de tomar essa decisão.

Analise todos esses pontos para entender se fazer duas graduações é ou não a melhor opção para você. Não existe certo e errado, mas sim aquilo que faz ou não sentido para você.

Dicas para fazer duas faculdades ao mesmo tempo

Agora que você já chegou até aqui, você acredita que essa é a melhor decisão para a sua carreira? Se sim, confira abaixo algumas dicas para conciliar as duas formações.

A educação a distância pode ser sua aliada

Para otimizar os custos, o deslocamento e a organização dos estudos, uma ótima dica é cursar faculdades EAD ou semipresenciais, ao menos para uma das graduações.

Assim, é mais fácil encaixar os dois cursos na rotina e tornar todo o processo mais flexível e menos cansativo.

Com o EAD, o estudante decide de onde e quando assistir às aulas, o que confere muita mais autonomia e flexibilidade para lidar com dois cursos.

Aqui no EAD UMC, temos diversas opções de cursos EAD, conheça-os aqui!

Além disso, temos também condições de bolsas de estudos imperdíveis, confira!

Tenha muita disciplina

Ter disciplina é fundamental para ter um bom rendimento nos estudos, especialmente se você vai fazer dois cursos.

No início, pode parecer complicado conciliar duas faculdade, mas, com disciplina e organização, ao longo do tempo você vai se acostumar com a rotina.

Para isso, é importante levar em consideração que, além da quantidade de matérias ser maior, você também terá que lidar com mais leituras, atividades extracurriculares e, claro, o estágio que deve ser feito nos dois cursos.

Saiba se planejar

Fazer um planejamento semestral e semanal é essencial para não se perder. Para isso, é bom dar uma olhada nas principais datas de provas e apresentação de trabalho do semestre.

O que é preciso entregar nesta semana? Quais os principais trabalhos do semestre? Quantas horas do seu dia serão necessárias para as leituras? Quantas horas tem que cumprir no estágio? Tudo isso deve estar anotado para que você não se esqueça.

Esse planejamento pode ser feito por meio de uma agenda física, planilhas ou agendas eletrônicas. Escolha a opção que funciona melhor para você, o importante é que você tenha pelo menos parte do seu semestre planejado.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Conclusão

Neste artigo, explicamos que é possível fazer duas graduações ao mesmo tempo. O essencial para isso é ter organização, disposição e disciplina, além de cumprir as regras estabelecidas pela legislação da área.

Se você gostou deste artigo, não deixe conferir outros textos do EAD UMC:

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

Como se tornar um analista de customer success

Não é novidade que um bom relacionamento com os clientes é a base do sucesso de uma empresa. Em função disso, cada vez ...
4 min de leitura

O que faz um Product Owner e como trabalhar na área

Você já ouviu falar de Product Owner? Esse é um dos cargos em alta para 2022, de acordo com levantamento feito pela ...
5 min de leitura

De volta à sala de aula: aumenta o número de idosos no Ensino Superior

Você sabia que existem 27 mil idosos no ensino superior brasileiro? E que esta faixa de idade é a que mais cresceu em ...
16 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Posts mais recentes