Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

A diferença entre power skills, soft skills e hard skills

Enem

3 livros de Guimarães Rosa que já caíram no Enem

Mercado de Trabalho

A diferença entre power skills, soft skills e hard skills

Redação
Por Redação em Mar 25, 2022 5:37:42 PM | 5 min de leitura

Com a concorrência cada vez maior por uma boa posição de trabalho, os profissionais vêm buscando diversas formas de crescer e se desenvolver em suas áreas. 

Nesse sentido, trabalhar as chamadas soft e hard skills é uma das principais tendências adotadas para se sobressair no mercado de trabalho na atualidade. 

Contudo, existe um novo conceito que ainda tem sido pouco falado no universo da gestão de pessoas, mas que tem tudo para ser o conjunto de habilidades queridinho dos setores de RH. 

Você já ouviu falar em power skills? Se você ainda não conhece o termo, continue neste artigo e descubra mais sobre essas competências.

Confira:
O que são soft skills 
O que são hard skills 
O que são power skills 
Como desenvolver todas essas habilidades 
Conclusão 

New call-to-action

Para explicarmos o que são power skills, é importante relembrarmos os conceitos de soft e hard skills. Confira a seguir:

O que são soft skills 

Soft skills são um conjunto de habilidades interpessoais indispensáveis para o mercado de trabalho. São competências relacionadas aos traços comportamentais de um indivíduo, englobando a forma como ele se relaciona com os outros e consigo mesmo. 

Para exemplificar, vamos falar de um personagem fictício: Gabriel. Ele é formado em pedagogia e trabalha com crianças em seu dia a dia.  

Você acha que as habilidades técnicas proporcionadas pela graduação serão suficientes para Gabriel exercer plenamente sua profissão? Bem provável que não!

Para lecionar, ainda mais para um público infantil, ele precisará de competências que vão além da parte técnica, como boa comunicação, paciência, escuta e inteligência emocional

Todas essas habilidades são soft skills. 

Essas habilidades interpessoais podem fazer toda a diferença no exercício das atividades. Por isso, elas vêm sendo tão valorizadas pelos recrutadores. 

Cada vez mais, as empresas têm buscado por profissionais que vão além das competências técnicas do cargo, observando e priorizando padrões comportamentais para tomar uma decisão. 

Confira a seguir alguns exemplos de soft skills:

Exemplos de soft skills 

  • Colaboração;
  • Inteligência Emocional;
  • Trabalho em equipe;
  • Empatia;
  • Comunicação eficaz;
  • Espírito de liderança;
  • Paciência;
  • Senso de responsabilidade.

O que são hard skills 

Hard skills são um conjunto de competências técnicas de um profissional. Ou seja, são aquelas habilidades aprendidas através de cursos, treinamentos e workshops.

Graduação, especialização, mestrado, doutorado, conhecimento em língua estrangeira e cursos técnicos são alguns dos meios de desenvolver e aperfeiçoar as hard skills. 

Essas habilidades são mais fáceis de serem identificadas em um processo seletivo, afinal é possível comprová-las por meio de certificados e diplomas. 

Para exemplificar melhor, vamos voltar ao nosso personagem fictício Gabriel. 

Gabriel trabalha com crianças e algumas delas têm necessidades especiais. Qual seria a melhor forma para ele potencializar suas hard skills? Certamente uma pós-graduação em Diversidade na Educação faria diferença em seu currículo. 

Cada área vai demandar diferentes hard skills dos profissionais. Contudo, existem algumas que são exigidas por quase todos os perfis de empresa, como conhecimento em língua estrangeira, por exemplo. 

A seguir, trazemos mais exemplos de hard skills:

Exemplos de hard skills 

power skills - mulher sorridente em escritório

O que são power skills 

Agora que você lembrou o que são soft skills e hard skills, vai ficar bem fácil explicarmos o que são as power skills. 

No mercado de trabalho atual, o profissional que as empresas procuram é aquele que soma as hard skills às soft skills. 

Ou seja, aquele que é tecnicamente competente em sua profissão e, ainda, sabe se comunicar bem e se relacionar com os membros da equipe, clientes e demais pessoas envolvidas no ambiente organizacional.

As power skills são justamente quando ocorre essa soma de habilidades técnicas — hard skills — com as aptidões comportamentais — soft skills. 

Em outras palavras, é quando o colaborador tem seus conhecimentos técnicos potencializados e também é capaz de elevar sua capacidade profissional para lidar com o cotidiano corporativo a um outro patamar.

Power skills são um conjunto de habilidades que vão diferenciar um grande talento de um profissional comum. 

Ao desenvolver as power skills, é possível ter um repertório muito mais amplo para lidar com qualquer situação do cotidiano de trabalho.

Exemplos de power skills 

  • Tolerância à adversidade;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ter autodisciplina;
  • Fazer autogestão;
  • Criatividade;
  • Empatia;
  • Coragem;
  • Investir no seu desenvolvimento técnico;
  • Resolução de Problemas.

Como desenvolver todas essas habilidades 

O primeiro passo para desenvolver soft, hard e power skills é o autoconhecimento. Afinal, só ele permitirá que você entenda quais são os seus pontos fracos e fortes.

É bem possível que você já tenha muitas das habilidades citadas neste artigo, mas certamente existem outras para adquirir ainda. 

Por isso, é importante que você olhe para suas experiências passadas e identifique o que vem dando certo e no que você pode melhorar. 

Assim, é possível perceber suas principais competências interpessoais e técnicas e aquelas que ainda devem ser desenvolvidas. 

Além disso, outra estratégia super válida é pedir feedbacks

Converse com seus colegas e gestores: questione-os sobre suas principais qualidades e pontos que ainda deve  melhorar. Muitas vezes, precisamos de um olhar de fora para entender certas atitudes e encontrar o melhor caminho para nos desenvolvermos. 

A partir desses movimentos, será possível determinar quais hard, soft e power skills você ainda precisa desenvolver para conquistar seu espaço no mercado de trabalho!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Conclusão 

Neste artigo, explicamos a diferença entre power skills, soft skills e hard skills. Se você gosta de artigos sobre mercado de trabalho, não deixe de conferir a seleção abaixo:

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

Como a autorresponsabilidade pode ajudar na sua carreira

Você já ouviu falar de autorresponsabilidade? Imagine aquilo que você mais quer para sua carreira, seja uma promoção ou ...
5 min de leitura

O que faz um Product Owner e como trabalhar na área

Você já ouviu falar de Product Owner? Esse é um dos cargos em alta para 2022, de acordo com levantamento feito pela ...
5 min de leitura

6 passos para fortalecer seu branding pessoal

Você já ouviu falar de branding pessoal? Se você trabalha na área do marketing ou da comunicação, certamente está ...
5 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes