A diferença entre power skills, soft skills e hard skills

Postado em 8 de fev de 2021
Loading...

Com a concorrência cada vez maior por uma boa posição de trabalho, os profissionais vêm buscando diversas formas de crescer e se desenvolver em suas áreas.

Nesse sentido, trabalhar as chamadas soft e hard skills é uma das principais tendências adotadas para se sobressair no mercado de trabalho na atualidade.

Contudo, existe um novo conceito que ainda tem sido pouco falado no universo da gestão de pessoas, mas que tem tudo para ser o conjunto de habilidades queridinho dos setores de RH.

Você já ouviu falar em power skills? Se você ainda não conhece o termo, continue neste artigo e descubra mais sobre essas competências. Aqui, você também vai entender a diferença entre power, soft e hard skills.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que são soft skills?

Soft skills são um conjunto de habilidades interpessoais indispensáveis para o mercado de trabalho. São competências relacionadas aos traços comportamentais de um indivíduo, englobando a forma como ele se relaciona com os outros e consigo mesmo.

Para exemplificar, vamos falar de um personagem fictício: Gabriel. Ele é formado em pedagogia e trabalha com crianças em seu dia a dia.

Você acha que as habilidades técnicas proporcionadas pela graduação serão suficientes para Gabriel exercer plenamente sua profissão? Bem provável que não!

Para lecionar, ainda mais para um público infantil, ele precisará de competências que vão além da parte técnica, como boa comunicação, paciência, escuta e inteligência emocional. Todas essas habilidades são soft skills.

Essas habilidades interpessoais podem fazer toda a diferença no exercício das atividades. Por isso, elas vêm sendo tão valorizadas pelos recrutadores.

Cada vez mais, as empresas têm buscado por profissionais que vão além das competências técnicas do cargo, observando e priorizando padrões comportamentais para tomar uma decisão.

Confira a seguir alguns exemplos de soft skills:

  • Colaboração;
  • Inteligência Emocional;
  • Trabalho em equipe;
  • Empatia;
  • Comunicação eficaz;
  • Espírito de liderança;
  • Paciência;
  • Senso de responsabilidade.

🔵 Leia também: 5 profissões para pessoas observadoras

O que são hard skills?

Hard skills são um conjunto de competências técnicas de um profissional. Ou seja, são aquelas habilidades aprendidas através de cursos, treinamentos e workshops.

Graduação, especialização, mestrado, doutorado, conhecimento em língua estrangeira e cursos técnicos são alguns dos meios de desenvolver e aperfeiçoar as hard skills.

Essas habilidades são mais fáceis de serem identificadas em um processo seletivo, afinal é possível comprová-las por meio de certificados e diplomas. Para exemplificar melhor, vamos voltar ao nosso personagem fictício Gabriel.

Gabriel trabalha com crianças e algumas delas têm necessidades especiais. Qual seria a melhor forma para ele potencializar suas hard skills? Certamente uma pós-graduação faria diferença em seu currículo.

Cada área vai demandar diferentes hard skills dos profissionais. Contudo, existem algumas que são exigidas por quase todos os perfis de empresa, como conhecimento em língua estrangeira, por exemplo. A seguir, trazemos mais exemplos de hard skills:

  • Conhecimento em outros idiomas;
  • Graduação;
  • Cursos técnicos;
  • Especializações;
  • Mestrados e doutorados;
  • Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas;
  • Habilidades ligadas à informática.

 

 

 

O que são power skills?

Agora que você relembrou o que são soft skills e hard skills, vai ficar bem fácil explicarmos o que são as power skills. No mercado de trabalho atual, o profissional que as empresas procuram é aquele que soma as hard skills às soft skills.

Ou seja, aquele que é tecnicamente competente em sua profissão e, ainda, sabe se comunicar bem e se relacionar com os membros da equipe, clientes e demais pessoas envolvidas no ambiente organizacional.

As power skills são justamente quando ocorre essa soma de habilidades técnicas — hard skills — com as aptidões comportamentais — soft skills.

Em outras palavras, é quando o colaborador tem seus conhecimentos técnicos potencializados e também é capaz de elevar sua capacidade profissional para lidar com o cotidiano corporativo a um outro patamar.

Power skills são um conjunto de habilidades que vão diferenciar um grande talento de um profissional comum. Ao desenvolver as power skills, é possível ter um repertório muito mais amplo para lidar com qualquer situação do cotidiano de trabalho.

Exemplos de power skills

  • Tolerância à adversidade;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ter autodisciplina;
  • Fazer autogestão;
  • Criatividade;
  • Empatia;
  • Coragem;
  • Investir no seu desenvolvimento técnico;
  • Resolução de Problemas.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

Como desenvolver todas essas habilidades

O primeiro passo para desenvolver soft, hard e power skills é o autoconhecimento. Afinal, só ele permitirá que você entenda quais são os seus pontos fracos e fortes.

É bem possível que você já tenha muitas das habilidades citadas neste artigo, mas certamente existem outras para adquirir ainda. Por isso, é importante que você olhe para suas experiências passadas e identifique o que vem dando certo e no que você pode melhorar.

Assim, é possível perceber suas principais competências interpessoais e técnicas e aquelas que ainda devem ser desenvolvidas Além disso, outra estratégia super válida é pedir feedbacks.

Converse com seus colegas e gestores: questione-os sobre suas principais qualidades e pontos que ainda deve  melhorar. Muitas vezes, precisamos de um olhar de fora para entender certas atitudes e encontrar o melhor caminho para nos desenvolvermos.

A partir desses movimentos, será possível determinar quais hard, soft e power skills você ainda precisa desenvolver para conquistar seu espaço no mercado de trabalho!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!