Guia rápido de como escolher uma faculdade para fazer sua graduação

Postado em 30 de jul de 2022
Loading...

Muito se fala sobre como escolher um curso de graduação, mas e como escolher a faculdade? Você sabe o que levar em consideração na hora de decidir por uma instituição?

O momento de ingressar na graduação traz muitas dúvidas.

Você precisa decidir qual curso quer fazer, qual profissão quer exercer e como quer que seja o seu futuro. E no meio dessas escolhas, pode acabar deixando de lado uma questão muito importante: em qual instituição de ensino você quer estudar.

Ao contrário do que pode parecer, saber como escolher uma faculdade para fazer sua graduação pode ter um grande impacto na sua formação. Afinal, as grades curriculares e a qualidade dos cursos superiores podem variar de instituição para instituição.

Por isso, neste artigo, você encontra um guia rápido com os principais pontos a se levar em consideração na hora de escolher uma instituição de ensino superior para fazer seu curso.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Por que tomar cuidado na hora de escolher uma instituição de ensino superior?

De acordo com a edição mais recente do Censo da Educação Superior, uma pesquisa elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), que reúne dados sobre cursos de graduação e matrículas, existem cerca de 2.574 instituições de ensino superior no Brasil.

Diante de um número tão expressivo, como saber qual é a melhor instituição para você?

Você até pode ter respostas na ponta da língua para essa pergunta: "a mais conhecida", "a mais tradicional" ou "a mais barata". Mas será que essas são mesmo as respostas? Será que você não deveria olhar mais a fundo a questão?

Na hora de escolher uma instituição, existem aspectos que não podem ser deixados de fora.

Pode ser que a faculdade seja a mais conhecida na região, mas isso não é garantia de qualidade de ensino. O mesmo vale para aquelas que são mais tradicionais. Será que elas têm o melhor currículo para você, aquele que vai ensinar o que você quer aprender?

O mesmo cuidado tomado com a escolha da profissão deveria ser tomado na hora de decidir por uma instituição de ensino superior.

Isso porque a grade curricular pode mudar de faculdade para faculdade, os professores e sua abordagem pedagógica podem ser diferentes e a qualidade de ensino da instituição pode não ser comprovada.

Tudo isso impacta no seu aprendizado e experiência.

Sendo assim, antes de se inscrever no vestibular de uma instituição (ou incluí-la entre suas opções no Prouni), leve em consideração os pontos que vamos listar na próxima seção.

🔵 Leia também: Como entrar na faculdade? Conheça as principais formas de ingresso

O que levar em consideração para decidir onde fazer faculdade

Abaixo, você encontra um guia rápido de como escolher uma faculdade para fazer o seu curso de graduação:

1. Conheça o corpo docente

Os professores são uma das questões mais importantes a serem avaliadas na hora de identificar as melhores faculdades para estudar. Afinal, eles são os responsáveis por transmitir os conhecimentos aos estudantes por meio das aulas.

Por isso, na hora de saber se uma faculdade é o que você precisa, pesquise sobre o corpo docente da instituição. Saiba quais são aquelas que têm mestres e doutores dando aulas e tente entender quais são os conhecimentos e experiências deles.

2. Analise a infraestrutura

Mesmo que você tenha optado por um curso a distância ou semipresencial, faça questão de conhecer o campus da instituição e o que ele oferece enquanto infraestrutura.

É preciso que a faculdade tenha como dar suporte às aulas e às atividades. Afinal, esses itens complementam a formação profissional.

Preste atenção se a instituição tem salas de aula com recursos tecnológicos, como projetor e computador, se tem bibliotecas com acervo variado e vasto, se tem laboratórios para aulas práticas e se o ambiente virtual de aprendizagem é moderno.

3. Pesquise se a faculdade é reconhecida pelo MEC

Esse é um item indispensável no checklist de como escolher uma faculdade. Isso porque o reconhecimento do MEC mostra que a instituição é séria e comprometida.

Para ofertar cursos de graduação e pós-graduações de maneira legalizada no Brasil, é necessário que a instituição tenha autorização do MEC. Ou seja, o reconhecimento do ministério garante que o seu diploma será válido.

Por isso, quando estiver analisando instituições, pesquise no site do e-MEC (em "Consulta Avançada") se ela está cadastrada no sistema. Se não, busque outra faculdade.

4. Veja qual nota a instituição tem

Outro critério que pode ser analisado para escolher uma faculdade é a nota que a instituição tem na avaliação do MEC. Esse valor é utilizado para averiguar a qualidade do ensino.

Para consultar essa nota, você precisa entrar na página do INEP e baixar a última avaliação. Nela, você procura pelo resultado da instituição de seu interesse.

Vale lembrar que a nota do MEC vai de 1 a 5, sendo que instituições de nota 4 e 5 são consideradas de qualidade, instituições com nota 3 são consideradas medianas e as instituições de nota 1 e 2 são vistas como não tendo qualidade suficiente.

5. Colete recomendações de ex-alunos

Por fim, uma maneira de entender se a sua instituição de interesse é o que você está buscando é através de depoimentos de ex-alunos. Antigos (e atuais) professores também podem ajudar no processo, já que eles conhecem bem o funcionamento da faculdade.

É bom perguntar como os cursos são estruturados, como funcionam as avaliações, como foi a experiência dos ex-alunos, etc. Colete o máximo de informações possível. Dessa forma, você não se arrepende no meio do curso de ter escolhido a instituição que escolheu.

E então, se sentindo mais perto de decidir pela instituição certa com essas dicas de como escolher uma faculdade? Boa sorte!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!