Como fazer o relatório final de estágio

Postado em 8 de out de 2022
Loading...

Você conquistou a tão sonhada vaga de estágio, aprendeu muito nos meses que trabalhou na empresa e, agora, está concluindo a graduação.

Uma etapa importante antes do diploma é entregar na coordenação o relatório final de estágio, um pré-requisito para se formar em cursos que preveem estágio obrigatório na grade curricular.

Conhecido pela sigla RFE, o relatório final de estágio é a forma que o estudante descreve a sua experiência, quais atividades foram desenvolvidas e o aprendizado que obteve com a prática da profissão escolhida.

Às vezes, alguns estudantes têm dificuldades para elaborar esse material que, em alguns casos, faz parte de uma disciplina obrigatória da graduação. Além disso, o relatório de estágio precisa ter uma estrutura semelhante aos artigos científicos, seguindo as normas da ABNT.

Confira, a seguir, quais são os tipos de estágio existentes, como conciliar a prática com os estudos e o passo a passo de como escrever o relatório final do estágio:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Para que serve o relatório final de estágio?

O relatório final de estágio é o que documenta a prática profissional do estudante no campo escolhido. Ao desenvolver este trabalho, o aluno aprimora seus conhecimentos teóricos.

É a sua chance de oficializar diante da instituição de ensino o que foi construído a partir dos saberes adquiridos em sala de aula.

É o momento de descrever o que foi vivenciado nas suas atividades e interações com todos os colaboradores envolvidos e entender o quão compatíveis elas são com relação à formação universitária escolhida.

O relatório de estágio ajuda a evidenciar a conexão entre a relevância do curso e o mercado de trabalho, já que os estudantes devem relacionar as atividades e aprendizados obtidos no estágio com o conteúdo obtido dentro da sala de aula.

Desta forma, o relatório final de estágio servirá de base para atestar se o graduando já está apto ou não para ser inserido efetivamente no mercado de trabalho.

🔵 Leia também: Como escolher a faculdade certa? Confira o checklist!

O que escrever no relatório final de estágio?

O relatório final de estágio deve ser claro e conciso, expor as motivações da escolha e as expectativas. Ele deve conter também os objetivos gerais e específicos.

No texto, apresente a organização na qual o estágio foi realizado, descreva as atividades exercidas, informe qual foi o período e quem foram os envolvidos.

O intuito é demonstrar o quanto você trabalhou para atingir os objetivos definidos, quais foram as dificuldades enfrentadas na prática e os valores agregados por conta desse trabalho.

O relatório deve conter também os resultados obtidos em relação a cada objetivo, as similaridades e as divergências do conteúdo teórico em relação ao trabalho de campo.

Lembre-se de que o relatório é uma maneira de complementar a sua formação e, também, uma ferramenta para que as instituições envolvidas nesse processo encontrem formas de se aprimorar na formação de profissionais devidamente qualificados para o mercado de trabalho.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

A estrutura do relatório de estágio

Assim como outros trabalhos acadêmicos, o relatório de estágio deve seguir uma estrutura padrão, com alguns elementos já pré-estabelecidos. Seguir essa estrutura garantirá que você desenvolva um bom trabalho – e seja bem avaliado.

Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais são alguns itens anteriores ao texto em si, importantes para a apresentação do trabalho. São eles:

  • Capa: deve ser a primeira página do trabalho e conter as informações de identificação, como nome do aluno e da universidade.
  • Folha de rosto: apresenta os mesmos dados que já foram expostos na capa, mas também traz uma breve descrição da natureza do trabalho (por exemplo: monografia, trabalho de conclusão de curso, relatório de estágio etc.).
  • Folha de aprovação: esta é uma página reservada para a assinatura e avaliação do professor responsável pela disciplina, não sendo obrigatória em todas as instituições de ensino (certifique-se das normas específicas da sua universidade).
  • Listas: as listas são uma espécie de sumário e indicam o título e página em que se encontram quadros, tabelas e imagens presentes ao longo do trabalho. Esses itens devem ser apresentados separadamente do sumário, por isso a necessidade da lista.
  • Sumário: é onde são indicados os títulos dos capítulos e subcapítulos do trabalho e suas páginas correspondentes. O sumário é crucial para qualquer tipo de trabalho, pois permite que o leitor localize algumas informações específicas de forma mais ágil.

Alguns elementos adicionais como agradecimentos, dedicatória e epígrafe, também podem ser acrescentados nessa parte, mas não são obrigatórios. Aliás, algumas instituições de ensino indicam não utilizar esses elementos, então fique atento!

Elementos textuais

Os elementos textuais são aqueles que compõem, de fato, a estrutura do texto. Funcionam como se fossem um guia para que os alunos desenvolvam o conteúdo do relatório. São eles:

  • Introdução: a introdução é a parte do texto em que você expõe, de forma sucinta, tudo o que vai ser apresentado no trabalho, ou seja, introduz o conteúdo que aparecerá nas próximas páginas. No caso do relatório de estágio, o estudante pode informar quais foram as suas funções durante o estágio, a relação com o seu curso e a importância dessa experiência para a sua formação enquanto profissional.
  • Objetivos do estágio: assim como em outros tipos de trabalho acadêmico, é essencial que o relatório apresente os objetivos do estágio. Você pode apresentar um objetivo geral, que pode ser algo mais amplo em relação ao que essa oportunidade de estágio pretendia lhe ensinar, e alguns objetivos específicos, que têm mais relação com as funções ou atribuições da vaga que você ocupou.
  • Descrição da organização: para situar o leitor, sobretudo o professor que conduz a disciplina de estágio supervisionado e o avaliará, é importante descrever a empresa em que você estagiou. Nessa parte, você pode falar sobre a história da fundação da organização, mostrar detalhes sobre os fundadores ou colaboradores que ocupam cargos de chefia, elencar o número de funcionários, além do nicho de mercado e algumas características importantes do setor em que a empresa atua.
  • Atividades desenvolvidas: neste capítulo do relatório você deve expor os dados pertinentes sobre a sua experiência, reforçando os aprendizados, pontos positivos e negativos, dúvidas e outros aspectos que você considere terem sido importantes para a sua formação. É também o espaço onde você deve relacionar o que aprendeu em outras disciplinas do curso com o que você pode, de fato, desenvolver durante a rotina de trabalho. Lembrando que esta deve ser a parte mais extensa do trabalho.
  • Considerações finais: nas considerações finais você deve tecer uma espécie de conclusão do trabalho, ou seja, expor de forma mais clara e pessoal as suas impressões sobre o estágio. Você deve escrever as considerações de forma clara e objetiva, mas também com uma criticidade em relação a sua experiência. E lembre-se: nas considerações é importante retomar alguns pontos principais que você já tinha apresentado na introdução do relatório.

Agora que você já sabe o que colocar em cada parte do desenvolvimento do relatório, está na hora de finalizar o seu trabalho. E é aí que entram os elementos pós-textuais.

Elementos pós-textuais

Os elementos pós-textuais são aqueles que vem ao final do relatório, nas últimas páginas. Entretanto, não são menos importantes para a qualidade do trabalho do que o restante dos elementos. Confira:

  • Anexos: nos anexos você inclui documentos complementares ao trabalho. No caso dos cursos de licenciatura, por exemplo, os alunos podem incluir plano de aula e fotos das atividades propostas para a turma. Mesmo podendo conferir maior credibilidade ao que foi relatado, os anexos não são obrigatórios.
  • Glossário: assim como os anexos, o glossário não é um item obrigatório em todos os trabalhos. Ele serve para esclarecer alguns termos técnicos ou expressões utilizadas em uma área do conhecimento específica. A inclusão do glossário é recomendada quando há uma grande incidência desses termos ao longo da escrita. A presença dos termos com os seus respectivos significados é importante para gerar uma maior compreensão em relação ao conteúdo do que está sendo apresentado.
  • Referências Bibliográficas: este é um item obrigatório para todo e qualquer trabalho acadêmico. As referências são as obras, livros, revistas, artigos e qualquer outro material que você consultou para construir o trabalho. Essa referenciação precisa ser detalhada e seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 


Como formatar o relatório final de estágio de acordo com a ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece padrões textuais para artigos científicos, publicações acadêmicas e relatórios de estágio.

Cabe destacar que a faculdade pode ter um modelo próprio de relatório final de estágio. Ainda assim, o modelo da ABNT é utilizado como guia por quase todas as instituições de ensino.

Confira, a seguir, quais são as normas da ABNT para o relatório final de estágio:

Texto

  • Tipo de Fonte: Arial ou Times New Roman
  • Tamanho da fonte: 12
  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 (sem espaçamentos extras antes e depois)
  • Alinhamento do texto: Justificado
  • Recuo do início do Parágrafo: 1,25 cm
  • Tamanho da fonte em textos especiais*:  10

Margens da página

  • Superior: 3 cm
  • Esquerda: 3 cm
  • Direita: 2 cm
  • Inferior: 2 cm

Tamanho da página

  • Formato A4

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

A importância do relatório final de estágio

Conforme vimos, o relatório final de estágio é um documento com os registros das atividades exercidas pelo estudante durante o exercício prático.

O relatório é exigido por lei em alguns cursos e serve para complementar a avaliação do estudante. O estágio é necessário para a conclusão do curso de graduação quando é obrigatório e é importante para a formação profissional do estagiário.

Para que atinja seu propósito, deve expor as atividades, os aprendizados, as informações coletadas e observadas pelo estudante durante o tempo que tenha se dado o estágio. Por isso, o relatório final de estágio deve ser bem estruturado e as informações devem ser precisas.

Por fim, é necessário destacar que o relatório é um trabalho importante para todos os envolvidos, pois irá avaliar suas escolhas e seus objetivos profissionais e ajudará as instituições avaliarem as suas atividades em relação aos formandos.

4 dicas para desenvolver um bom relatório

Além das normas mais estruturais e técnicas, também existem algumas dicas que podem te ajudar antes da escrita. Veja quatro dicas abaixo:

1. Faça um diário durante o período de estágio

Durante o período do seu estágio, crie um diário onde você faz anotações sobre o dia a dia de trabalho. Se você achar que não tem informações suficientes para escrever diariamente, anote as informações mais relevantes da semana ou do mês.

Esse diário pode ser feito manualmente, com um caderno, ou digitado, em um documento de word. Dessa forma, quando você for escrever o relatório, você terá todas as informações mais organizadas – e não precisará contar apenas com a sua memória!

2. Organize suas ideias antes de escrever

Antes de realmente começar a produção textual do relatório, faça uma lista com os pontos que você pretende abordar sobre a sua experiência de estágio.

Você pode, inclusive, já separar o que pretende apresentar em cada parte do trabalho (introdução, objetivos, descrição, atividades desenvolvidas e considerações finais). Com as ideias organizadas, você consegue escrever com mais facilidade – e menos sofrimento.

3. Cuide das regras gramaticais na hora da escrita

Estar atento às regras gramaticais, como ortografia das palavras, regras de acentuação e pontuação é mais que desejável, é essencial. Por isso, depois de escrever a primeira versão do texto, revise todos esses detalhes ou peça para que alguém faça essa revisão para você.

Outra dica é evitar a repetição de palavras, utilizando o Dicionário de Sinônimos para fazer as substituições.

4. Jamais cometa plágio

É considerado plágio quando você copia um trecho ou o trabalho completo de um autor e não o referencia, deixando a entender que aquele conteúdo foi escrito por você.

Além de ser uma atitude antiética, o plágio, se detectado, pode comprometer a sua nota, sendo que alguns professores, inclusive, zeram os trabalhos entregues que contém plágio.

Mas como nem sempre o plágio é feito de propósito, existem algumas plataformas que te ajudam a detectar isso, como o Plagius. Vai que você esqueceu de colocar aspas ou o autor em algum trecho, não é mesmo? Não custa conferir!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!