Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

Por que uma segunda licenciatura pode ajudar sua carreira de professor

O que faz um contador: função e área de atuação profissional

Ensino Superior

Por que uma segunda licenciatura pode ajudar sua carreira de professor

Por Redação em Mar 31, 2022 5:26:07 PM | 6 min de leitura

Se você é professor, provavelmente já ouviu falar da segunda licenciatura. É uma formação rápida que permite aos educadores incluir mais uma matéria em suas habilidades de ensino.     

Ela é ideal para aqueles profissionais que desejam ampliar seu campo de atuação e lecionar mais de uma matéria no ensino fundamental, médio ou em cursinhos vestibulares. 

Mesmo que seja amplamente difundido, muitos professores ainda têm dúvidas sobre o funcionamento da segunda licenciatura. 

Pensando nisso, neste artigo, reunimos todas as informações sobre este curso e explicamos as principais vantagens que ele pode trazer para sua carreira.

Boa leitura!

Aqui você vai conferir:
Como funciona a segunda licenciatura 
O que é R2 e a diferença para a segunda licenciatura 
Vantagens de fazer uma segunda licenciatura
Quem pode fazer uma segunda licenciatura 

Nova call to action

Como funciona a segunda licenciatura 

Se você lembrar da sua época escolar, provavelmente vai encontrar um professor que lecionava aulas de disciplinas diferentes. 

Por exemplo: o professor que ensinava matemática e física, a professora que dava aulas de geografia e história e por aí vai.

Para atuar em mais de uma disciplina, uma das principais opções para professores na atualidade é a segunda licenciatura. É curso de nível superior de curta duração para habilitar professores a dar aulas em mais de uma disciplina.

Ele foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2015. Seu objetivo é possibilitar que professores já licenciados se capacitem em outra área do conhecimento. 

O Brasil tem grande carência de professores para o ensino básico. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) criou o programa de segunda licenciatura, oferecendo aos profissionais já licenciados a possibilidade de assumirem outras matérias.

A carga horária da segunda licenciatura é variável –  entre 800 e 1.200 horas, no mínimo. Em geral, essa formação tem de um ano a um ano e meio de duração.

A duração exata vai depender da equivalência entre a licenciatura já feita e a segunda licenciatura. Essa análise comparativa dos currículos é feita pela própria universidade.

Um professor de Biologia, por exemplo, que quer fazer segunda licenciatura em Letras, vai levar mais tempo para terminar o curso, já que as graduações pertencem a áreas diferentes.

Já um professor de Física, que quer fazer a segunda licenciatura em Matemática, a carga horária do curso provavelmente será menor. Afinal. Matemática e Física são áreas correlatas. 

De todo modo, a segunda licenciatura é mais rápida quando comparada a outras graduações. 

Outras informações importantes é que na segunda licenciatura também existe a obrigatoriedade do estágio curricular supervisionado. Ele deve ser de 300 horas. 

Contudo, se o aluno já atua no magistério, essa carga de 300 horas pode ser diminuída para até 200 horas.

A diferença entre a primeira e a segunda licenciatura 

A principal diferença entre a primeira e a segunda licenciatura está na carga horária do curso. 

Os cursos de primeira licenciatura têm carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio supervisionado. 

Já os de segunda licenciatura, têm carga horária de 800 horas para cursos na mesma área de atuação ou 1.200 horas para cursos fora da área de atuação. O estágio supervisionado tem carga horária de 300h.

O segredo para essa duração menor é que o aluno já licenciado não precisa estudar novamente todas as matérias ligadas ao ensino, didática e pedagogia já vistas na sua primeira graduação. 

O curso se concentra em transmitir os conhecimentos específicos da nova área escolhida pelo licenciado, por isso a carga horária é menor. 

O que é R2 e a diferença para a segunda licenciatura 

Quando falamos em segunda licenciatura, existe outro conceito que muitas vezes se confunde com ela: o R2. Por isso, é importante diferenciarmos esses programas. 

R2 é um Programa Especial de Formação de Docentes. Ele é voltado para profissionais formados em bacharelados ou tecnólogos que desejam trabalhar no campo da educação como professores.

Esse curso proporciona uma sólida formação docente ao profissional e prepara esses profissionais para atuar na área do ensino. 

Muitos profissionais com bacharelado em áreas como Matemática, História, Geografia, entre outras formações, recorrem a esse programa para poder dar aulas. 

Já a segunda licenciatura, como vimos ao longo do artigo, é voltada para aqueles profissionais que já são formados em licenciaturas, como Letras, Matemática, História, Geografia, Biologia, Artes, entre outros. 

Resumindo: o R2 é voltado para os bacharéis e tecnólogos, e a segunda licenciatura para os graduados já licenciados. 

segunda licenciatura - professora alegre em primeiro plano e crianças em segundo plano

Vantagens de fazer uma segunda licenciatura

Uma segunda licenciatura pode trazer uma série de vantagens para a carreira dos professores. A seguir, trazemos as principais:

  • Turbinar o currículo

Com uma dedicação de menos de dois anos, você poderá ampliar seu currículo e melhorar seu plano de carreira, tendência cada vez mais necessária para se destacar e alcançar novas possibilidades profissionais.

  • Regularizar a situação de professores que já estão atuando fora de sua área de formação original

O Brasil tem um grande déficit de professores da educação básica. Por isso, muitos professores costumam dar aulas de outras matérias para além de sua formação, sem que tenham a capacitação adequada para isso. 

Se esse é o seu caso, com a segunda licenciatura, você pode regularizar sua atuação e se manter seguro em seu posto de trabalho.

  • Proporcionar nova área de atuação

Com a segunda licenciatura, o profissional irá expandir a sua área de atuação, podendo aproveitar oportunidades de vagas oferecidas na escola onde já trabalha ou em outras instituições de ensino.

  • Melhorar a remuneração

Com a possibilidade de atuar em uma segunda área, você terá a oportunidade de aumentar seus ganhos mensais com novas aulas que pode vir a assumir.

Quem pode fazer uma segunda licenciatura 

A segunda licenciatura se destina a profissionais formados em um curso de licenciatura. Não é exigido que essa pessoa tenha atuado em sala de aula ou esteja atuando no momento. Ou seja, basta ter o diploma anterior e o desejo de ampliar seu conhecimento. 

Atualmente, é possível fazer segunda licenciatura em diversas áreas, como Letras, Matemática, Biologia, Geografia, Artes, Física, Química e por aí vai. 

Aqui no EAD UMC, temos dois cursos de segunda licenciatura a distância. Confira quais são. 

Segunda licenciatura em Pedagogia EAD

A Segunda Licenciatura em Pedagogia EAD é a opção para os profissionais que já possuem um diploma de licenciatura e buscam atuar na área de pedagogia.

Com essa formação, você poderá trabalhar diretamente no ensino de crianças do ensino infantil e primeiros anos do ensino fundamental.

O curso aborda todos os conceitos essenciais da pedagogia, como as metodologias de ensino para crianças, didática para ensino infantil, ferramentas lúdicas de aprendizagem, alfabetização, entre outros.

Além disso, você também estudará sobre psicologia da educação e neuropsicopedagogia, ensinamentos essenciais na atuação do professor na identificação de distúrbios de aprendizagem, por exemplo.

O curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia para Licenciados traz ainda conhecimentos sobre gestão, coordenação e orientação escolar, bem como o ensino em ambientes não-escolares. Partindo dos conhecimentos que você já tem em licenciatura, este curso é objetivo e de alta qualidade.

Essa graduação tem um ano e meio de duração, e as aulas acontecem a distância, dando mais flexibilidade para conciliar as atividades da rotina. 

Segunda Licenciatura em Letras 

O curso de Segunda Licenciatura em Letras EAD é a escolha ideal para quem deseja aumentar sua atuação profissional. 

Nessa graduação, você estudará todos os aspectos da língua portuguesa, gramática, ortografia e estrutura. Entenderá como surgiu a nossa língua, o que a influenciou, a forma como ela evoluiu, além de refletir sobre o papel dela na nossa sociedade.

Além disso, o curso aborda a literatura da língua portuguesa, especialmente a brasileira, estudando sobre as escolas literárias, evolução, características e tendências.

Assim como o curso de Segunda Licenciatura de Pedagogia, este também tem um ano e meio de duração e aulas remotas.

A UMC é uma das melhores instituições privadas de ensino superior do Brasil e a melhor da região do Alto Tietê. Temos nota 4 na avaliação ENADE do MEC e nosso EAD segue as mesmas exigências de qualidade e excelência que os cursos presenciais.

Nossos cursos têm conteúdos exclusivos e uma didática que prepara você para todos os desafios da profissão. 

Aprenda sem sair de casa, estude nos melhores horários para você e conte com professores mestres e doutores.   

E não deixe de conferir: temos opções de bolsas de estudos imperdíveis.

Não perca tempo e comece hoje sua segunda licenciatura! 

Use sua nota do ENEM para ganhar uma bolsa de estudos!

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UMC sobre EAD e educação

Mulheres na engenharia: inspire-se com a trajetória de 10 pioneiras

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Essa fala é ...
9 min de leitura

Relatório de estágio: o que é e como fazer

O relatório de estágio é um documento que, normalmente, é elaborado em disciplinas de estágio supervisionado e tem ...
9 min de leitura

Como formatar um artigo científico na ABNT

Às vezes, formatar um artigo científico nas normas ABNT se transforma em uma tarefa mais estressante que a própria ...
11 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior