Home Graduação
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tecnólogo em

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Os graduados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tornam-se profissionais aptos a desenvolver e implementar soluções tecnológicas para empresas e organizações.
Tecnólogo em

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Duração
3 anos
Aulas
100% online
Diploma
Aprovado pelo MEC
Trabalhos
Defesas presenciais de trabalhos
Matrícula de

R$90

Investimento
Inscreva-se

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD na UMC

Está a procura de uma carreira com boa remuneração? Saiba que o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD forma profissionais aptos para trabalharem em um mercado em expansão e que busca por bons profissionais.

A graduação é oferecida na modalidade tecnólogo e tem duração de 3 anos. Para que isso aconteça, a grade curricular do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD é adaptada com matérias práticas e totalmente aplicáveis no mercado da tecnologia atual. O aluno pode pôr em prática tudo o que é aprendido em aula.

Durante os estudos, o aluno aprende sobre as características de linguagem da programação, banco de dados, redes de computadores, gerência e configuração de projetos, segurança da informação entre temas relacionados à área.

A Universidade de Mogi das Cruzes tem convênio com as principais empresas ligadas ao desenvolvimento de software, além de Convênios com a Microsoft, IBM, Oracle e Borland.

Áreas de atuação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam volutpat mauris a magna convallis pulvinar. Praesent interdum justo varius, pretium mauris et, dapibus erat. Praesent in venenatis diam.

Análise de Requisitos

Levantar e analisar as necessidades dos clientes para definir as funcionalidades e características do sistema a ser desenvolvido.

Desenvolvimento de Software

Codificar e implementar o sistema de acordo com os requisitos especificados, utilizando as melhores práticas de engenharia de software.

Teste e Manutenção

Testar o sistema para garantir sua qualidade, corrigir bugs e implementar novas funcionalidades de acordo com as necessidades do cliente.

O que você aprenderá?

✓ Desenvolver habilidades de programação e codificação;

✓ Analisar e modelar sistemas de informação;

✓ Gerenciar projetos de TI;

✓ Compreender e aplicar metodologias ágeis de desenvolvimento de software;

✓ Realizar manutenção e suporte a sistemas existentes;

✓ Comunicar-se de forma clara e eficiente com usuários e clientes.

Matriz Curricular

1º Semestre

2º Semestre

3º Semestre

4º Semestre

5º Semestre

6º Semestre

Módulo 1
Arquitetura e Organização de Computadores
80h
Pensamento Computacional
80h
Desenvolvimento Prático Profissional: Governança digital
40h
Módulo 2
Fundamentos de Redes de Computadores
80h
Empreendedorismo
80h
Desenvolvimento Prático Profissional: Startups e tecnologia
40h
Módulo 3
Gestão de Projetos
80h
Modelagem de Banco de Dados
80h
Desenvolvimento Prático Profissional: Instalação e uso de um SGBD
30h
Módulo 4
Sociedade e Cultura
80h
Programação Orientada a Objetos
80h
Extensão
50h
Módulo 5
Direito e Ética na Computação
80h
Produção Discursiva: Oralidade e Escrita no Ensino Superior
80h
Desenvolvimento Prático Profissional: A legislação sobre a segurança da informação no Brasil
30h
Módulo 6
Conceitos da engenharia de software
80h
Sistemas Operacionais
80h
Extensão
50h
Módulo 7
Segurança em Sistema Computacionais
80h
Interface Humano-Computador
80h
Desenvolvimento Prático Profissional: As tecnologias de informação e comunicação atual na sociedade
30h
Módulo 8
Arquitetura de Sistemas
80h
Integração de Aplicações
80h
Extensão
50h
Módulo 9
Ferramentas de Desenvolvimento Web
80h
Teste de Software
80h
Desenvolvimento Prático Profissional: Sistemas integrados de gestão
30h
Módulo 10
Gerenciamento de projeto de softwares
80h
Gestão da Qualidade
80h
Extensão
50h
Módulo 11
Estrutura de Dados
80h
Modelos Tradicionais X Métodos Ágeis
80h
Desenvolvimento Prático Profissional: Integração avançada com JQuery+JSON+Ajax
40h
Módulo 12
Programação back-end
80h
Desenvolvimento para Dispositivos Móveis
80h
Extensão
40h

Bolsas e Descontos

Investir em sonhos que transformam: Essa é uma das escolhas das quais a UMC não abre mão. Temos o compromisso com aqueles que sonham e apostamos na educação porque ela produz novas histórias, transforma pessoas e contribui com uma sociedade cada vez mais colaborativa.

Central de Ajuda

Ainda tem alguma dúvida? Tire todas no nosso FAQ ou entre em contato conosco. Nós estamos sempre prontos para tirar suas dúvidas, ouvir suas solicitações e fornecer a informação que você procura.

Como faço para solicitar algum serviço relacionado à Secretaria Acadêmica?

Acesse o Portal do Aluno e clique em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Na sequência, selecione no menu ‘’Vida Acadêmica’’. Lá você encontra uma lista de serviços que pode solicitar de forma online, além de acompanhar o andamento das suas solicitações.    

Lembrando que, para acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, caso seja seu primeiro acesso ao Portal de Matrícula, você deverá utilizar os dados abaixo: 

Login: seu CPF

Senha: clique no botão Esqueci minha senha e siga as instruções.

Caso não seja o seu primeiro acesso, utilize sua senha já salva.

Como eu solicito aproveitamento de disciplinas cursadas em outra instituição?

Acesse o Portal do Aluno e clique em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Na sequência, selecione no menu ‘’Vida Acadêmica’’ > Minhas Solicitações > Adicionar solicitação > Aproveitamento de Disciplinas > Abrir.

Então, é só adicionar os documentos obrigatórios, enviar a solicitação e aguardar o seu atendimento! Fácil, né?

Lembrando que, para acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, caso seja seu primeiro acesso ao Portal de Matrícula, você deverá utilizar os dados abaixo: 

Login: seu CPF

Senha: clique no botão Esqueci minha senha e siga as instruções.

Caso não seja o seu primeiro acesso, utilize sua senha já salva.

Caso eu necessite de apoio da Secretaria Acadêmica, como eu faço?

Acesse o Portal do Aluno e clique em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em seguida, selecione no menu ‘’Vida Acadêmica’’. Lá você encontra uma lista de serviços que pode solicitar de forma online, além de acompanhar o andamento das suas solicitações.    

Lembrando que, para acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, caso seja seu primeiro acesso ao Portal de Matrícula, você deverá utilizar os dados abaixo: 

Login: seu CPF

Senha: clique no botão Esqueci minha senha e siga as instruções.

Caso não seja o seu primeiro acesso, utilize sua senha já salva.

Onde entrego minha documentação de matrícula?

Acesse o Portal do Aluno e clique em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em seguida, selecione no menu ‘’Vida Acadêmica’’ > Documentos de Matrícula. Agora, é só verificar o status dos seus documentos obrigatórios e anexá-los, conforme a necessidade. 

Lembrando que, para acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, caso seja seu primeiro acesso ao Portal de Matrícula, você deverá utilizar os dados abaixo: 

Login: seu CPF

Senha: clique no botão Esqueci minha senha e siga as instruções.

Caso não seja o seu primeiro acesso, utilize sua senha já salva.

Como peço ajuda para os tutores?

O suporte do tutor é disponibilizado através da troca de mensagens via Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Basta clicar em “Mensagens”, buscar o ícone “Nova Mensagem”, filtrar a disciplina de interesse e pesquisar o destinatário com quem você deseja se comunicar, seja ele tutor, professor ou um colega.

Lembrando que, para acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, caso seja seu primeiro acesso ao Portal de Matrícula, você deverá utilizar os dados abaixo:

Login: seu CPF

Senha: clique no botão Esqueci minha senha e siga as instruções.

Caso não seja o seu primeiro acesso, utilize sua senha já salva.

Como entro em contato com meus colegas?

O contato com seus colegas é disponibilizado através da troca de mensagens via Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Basta clicar em “Mensagens”, buscar o ícone “Nova Mensagem”, filtrar a disciplina de interesse e pesquisar o destinatário com quem você deseja se comunicar, seja ele tutor, professor ou um colega.  

Lembrando que, para acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, caso seja seu primeiro acesso ao Portal de Matrícula, você deverá utilizar os dados abaixo: 

Login: seu CPF

Senha: clique no botão Esqueci minha senha e siga as instruções.

Caso não seja o seu primeiro acesso, utilize sua senha já salva.

Veja mais FAQs

Você também pode gostar

© 2025 UMC. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade e Cookies